Inserir:    
Visibilidade:     Module:   
 Agradecimento à comunidade

A coordenação escolar do Plano Regional de Prevenção Rodoviária vem, por este meio, expressar o seu agradecimento a todos os elementos da comunidade educativa que elaboraram os carrinhos tradicionais de cana, permitindo aos alunos realizarem atividades, sob a orientação da PSP, ficando deste modo sensibilizados para o civismo a ter na via pública.

 

 

 Hastear das Bandeiras Verdes - Santa Cruz

Decorreu nesta sexta feira, dia 18 de novembro, na parte da manhã, a cerimónia oficial de entrega dos respetivos galardões do Programa Eco-Escolas a todos os estabelecimentos de ensino contemplados do Concelho de Santa Cruz, na Escola Básica do Primeiro ciclo com Pré-escolar do Caniço.

Esta cerimónia foi organizada pela escola do 1.º ciclo do Caniço e contou com o apoio de várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Santa Cruz.

Para este evento marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, a Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, Dra. Susana Fontinha, o Diretor Regional de Inovação e Gestão Dr. Carlos Andrade, o Vice-Presidente da Câmara Municipal Miguel Alves, o Presidente da Associação portadora das pessoas com necessidades especiais - sem limites da Madeira, o Diretor do Caniço Shopping e comunidade educativa local.

Esta cerimónia de entrega das bandeiras verdes às escolas galardoadas do concelho foi motivo de muita festa e alegria. Primeiro com o Hino, depois uma peça de teatro e dança, e ainda um interessante desfile de materiais reutilizados pelas crianças do pré-escolar da EB1/PE do Caniço.  A finalizar, os discursos das entidades e o hastear das 18 bandeiras.

As 18 escolas / instituições de ensino galardoadas pelo Eco-Escolas no ano letivo 2015-2016 foram:

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar da Camacha

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar do Rochão

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar Dr. Clemente Tavares

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar da Terça de Cima

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar de Santa Cruz

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar da Caniço

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar das Figueirinhas

Escola Básica do 1.º Ciclo com pré-escolar do Assomada

Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclo do Caniço

Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, Camacha

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Externato São Francisco de Sales

Infantário O Principezinho

Creche O Castelinho

CAO – Centro de atividades ocupacionais da Camacha

CAO – Centro de atividades ocupacionais de Santa Cruz

Estabelecimento Prisional do Funchal

Centro Comunitário da Nogueira

 

 Campanha Banco Alimentar

A nossa escola aderiu com sucesso à campanha "Papel por Alimentos" do Banco Alimentar

 

 Video Eco-Escolas 2015/2016
  

  

 Festa da Cebola

 

No dia 15 de maio, celebrou-se na nossa freguesia a XIX edição da Festa da Cebola, na qual a nossa escola participou, fazendo-se representar por alunos das turmas do Pré-Escolar e das turmas do 1º Ciclo. Alguns alunos participaram no cortejo alegórico, onde espalharam muita cor e alegria dançando e cantando ao som da música “Todas as Ruas do Amor”. Outros atuaram no palco do Largo Padre Lomelino, em frente à igreja, onde brindaram todos os presentes com umas belíssimas atuações. Foram apresentadas ao público as peças “A Primavera no jardim da Celeste”, pelos alunos da Pré IV, e a “A euforia do Manuel na festa da cebola”pelos alunos do 2ºA, 3ºB e 3ºC.

 

Parabéns a toda a comunidade escolar que, com empenho e dedicação, participou, uma vez mais, nesta tradicional festa da nossa freguesia, valorizando a cultura e as tradições da nossa bela ilha. Parabéns principalmente aos nossos alunos, que tão bem representaram a nossa escola, estavam lindos e portaram-se lindamente. 

  

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 1ª Semana Cultural da Ponta Delgada
 

No passado dia 18 de abril, a convite da Casa do Povo da Ponta Delgada, a pré IV deslocou-se a esta localidade, para abrir a 1ª semana  cultural, com a dramatização da história "Primavera no Jardim da Celeste", acompanhada pelas respetivas educadoras Cristina Figueiredo e Vitalina Barreto e pela professora Lucília Alves.

A deslocação foi feita nas  carrinhas da Câmara Municipal de São Vicente e o almoço servido pela Casa do Povo da Ponta Delgada.

É de salientar e agradecer a colaboração de todos os encarregados de educação, que autorizaram a participação dos seus filhos nesta atividade, ainda que com algum receio por parte de alguns devido à distância.

  

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 Triatlo Literário - Fase concelhia

No passado dia 23 de fevereiro realizou-se a segunda fase do Triatlo Literário, atividade do Projeto Baú de Leitura, em que participaram alunos de seis escolas do concelho de Santa Cruz.

Cada concorrente efetuou a prova de leitura, escrita e interpretação, tendo por base a obra literária das metas curriculares do português do 4.º ano "O Príncipe Feliz".

Após a avaliação de todas provas pelo júri, a aluna Constança da turma do 4.ºC da nossa escola foi a concorrente que obteve a pontuação mais alta. 

No próximo período, a vencedora irá representar o nosso concelho no Triatlo Literário - Fase Regional a decorrer na FNAC em maio.

Parabéns e boa sorte, Constança!

 Dia de Reis - 1º B

No dia 6 de janeiro, celebrou-se o Dia de Reis e nós para não nos esquecermos desse dia, fizemos umas coroas muito bonitas com a ajuda dos pais e depois, juntamente com os alunos do 2ºB fomos cantar os Reis a todas as salas da nossa escola. Foi muito divertido!

E para celebrarmos em grande comemos uma fatia do tradicional Bolo Rei. Estava delicioso!

Feliz dia de Reis

  

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 "O aniversário de Jesus" dramatizado pelas crianças da pré IV na festa de Natal.

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 Trabalhos Pré-Escolar 4 - Eco-Escolas

 Leitura Expressiva - Contigo Teatro

 Solta a Corda

Na passada quinta-feira, dia 22 de Janeiro, a Equipa de Animação DSEAM veio à nossa escola apresentar a peça de teatro de marionetas de fio e fantoches ‘Solta

a Corda’. Assistiram as turmas do Pré-escolar, de manhã, e do 1º ano, à tarde.

 

Tratou-se de uma história muito bonita, que falava de amizade e de realizar sonhos.

 

Depois da representação, os alunos ajudaram a fazer o reconto da história e, por fim, participaram num jogo de expressão dramática que foi do agrado de todos.

 

  

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 Teatro de Sombras "A Branca de Neve"

"A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES" EM TEATRO DE SOMBRAS

As educadoras Vitalina Barreto e Maria da Luz, em parceria com a dinamização da biblioteca, apresentaram a todas as turmas da escola o conto tradicional "A Branca de Neve e os Sete Anões", imortalizado por Walt Disney em 1940. As sessões teatrais ocorreram na última quinzena de outubro.

Após o visionamento da peça de teatro, os alunos foram convidados a ter um contacto direto com os fantoches e falar um pouco sobre o enredo e personagens.

Por fim, os alunos realizaram várias atividades decorrentes nas salas curriculares e na biblioteca, tais como, ilustrações, pinturas, recontos e passatempos, entre outras. 

Visualizar os trabalhos do Pré-Escolar, aqui;

Visualizar os trabalhos do 1.º A, aqui;

Visualizar os trabalhos do 1.º B, aqui;

Visualizar os trabalhos do 1.º C, aqui;

Visualizar os trabalhos do 2.º A, aqui;

Visualizar os trabalhos do 2.º B, aqui;

Visualizar os trabalhos dos 3.º e 4.º anos - AEC Biblioteca, aqui.

 Bancos do Recreio

Bancos de madeira no recinto escolar

Considerando que uma escola deverá ir ao encontro do bem estar das crianças, a EB1/PE do Caniço vai colocar à disposição dos alunos cerca de cinco bancos no recinto escolar. 

De salientar que estes móveis são o produto da reutilização e transformação de paletes de madeira.

Esta iniciativa teve como ponto de partida uma ideia e conceção do corpo docente, tendo a colaboração dos discentes das turmas dos 3.º e 4.º anos, sendo integrada no Plano de Ação do Programa Eco-Escolas 2014/2015.

Nesse sentido, a comunidade educativa é convidada a participar ativamente na implementação desta atividade, nomeadamente na confeção de almofadas. Na imagem em cima, os pais/encarregados de educação poderão conhecer as dimensões de um dos bancos e na eventualidade de quererem colaborar, a escola fornece os tecidos para as almofadas. Para mais informações, contactar o Prof. João (Biblioteca).

 SRE-Noticias
 Escola
ESCOLA
 Contactos

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniço

Código:
 
3108106

Morada: Rua da Escola N.º4
Código Postal: 9125-015
Freguesia: Caniço
Concelho: Santa Cruz
Telefone: 291 936571
Fax: 291 936570


E-mail: eb1pecanico@madeira-edu.pt

Horário de funcionamento

Regime

 

Horário

Escola a Tempo Inteiro

CURRICULAR

Manhã

8h15 - 13h15

Tarde

13h30 – 18h30

A.E.C. / O.T.L.

Manhã

8h30 – 12h30

Tarde

14h30 – 18h30

 Horário da secretaria para atendimento aos Encarregados de Educação 

Horário
Dia
8h – 12h30
14h00 – 16h30
Dias úteis

 


easy tracking
 

 Ano Letivo 2014/2015

 

Pré-Escolar

Início

Termo

1º período

5 de setembro de 2014

23 de dezembro de 2014

2º período

5 de janeiro de 2015

20 de março de 2015

3º período

7 de abril de 2015

31 de julho de 2015

1º Ciclo

 

1º período

17 de setembro de 2014

18 de dezembro de 2014

2º período

5 de janeiro de 2015

20 de março de 2015

3º período

7 de abril de 2015

26 de junho de 2015

  
 Interrupções das Atividades Letivas

 

Pré-Escolar

Início

Termo

Natal

27 de dezembro de 2014

4 de janeiro de 2015

Carnaval

16 de fevereiro de 2015

18 de fevereiro de 2015

Páscoa

21 de março de 2015

6 de abril de 2015

Verão

1 de agosto de 2015

29 de agosto de 2015

1º Ciclo

 

Natal

19 de dezembro de 2014

4 de janeiro de 2015

Carnaval

16 de fevereiro de 2015

18 de fevereiro de 2015

Páscoa

21 de março de 2015

6 de abril de 2015

 

 Hortas Verticais - 1.º prémio a nível nacional

AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, convidaram as Escolas da Rede Eco-Escolas, de qualquer grau de ensino, a participar num concurso de Hortas Escolares. O "Prémio AGROBIO / ABAE de Hortas Bio nas Eco-Escolas" foi atribuído a projetos que: promoveram hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; constituíram um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente; promoveram uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, e social, bem como para a sua educação alimentar; promoveram a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das actividades ao longo do ano e sua integração curricular.

 

O projeto de implementação e desenvolvimento da horta na EB1/PE do Caniço - Vargem obteve o 1.º lugar na Categoria das Hortas Verticais a nível nacional.

Vale a pena rever o vídeo da implementação no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ZTG92ydZsx8

 A coordenação escolar do Programa Eco-Escolas agradece e dá os parabéns aos diversos quadrantes que colaboraram na concretização deste projeto: Alunos, Direção, Professores, Educadores, Funcionários, Pais, Câmara Municipal de Santa Cruz e Empresa de Cervejas da Madeira.

 Atividades do Eco-Escolas 2013/14

 Horta vertical - Parceria 1.º ciclo e Pré-escolar

Vídeo sobre a implementação da horta vertical na escola

Atividade inspirada no texto "Uma horta de cores", do escritor Francisco Fernandes, os alunos da EB1/PE Caniço construíram e implementaram uma horta vertical na parte sul do bloco 3 da referida escola. Os alunos dos 3º e 4º anos, reutilizando garrafas PET, construíram as hortas na biblioteca e cederam aos alunos do pré-escolar. Estes colocaram terra e fizeram o plantio. A horta, constituída por 90 garrafas, comporta alfaces, ervas de chá/aromáticas e morangueiros. Esta iniciativa, realizada no âmbito do Programa Eco-Escolas, pretende assinalar 2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar e motivar a comunidade educativa para a produção própria e doméstica de alimentos. (Ver fotos do Pré-Escolar na subpágina "Galeria de Imagens").

 Exposição "Um Presente Diferente" - Filme

 Recolha de tampas de plástico

 

 

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a EB1/PE do Caniço efetuou uma parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes - Funchal desde 2011, no sentido de participar na campanha "Dê uma Tampa à Diferença". A causa é nobre, pois além de contribuir para o Meio Ambiente, a escola ajuda pessoas com necessidades especiais sem recursos financeiros a terem o direito à mobilidade. Até à data (outubro de 2014), a comunidade educativa foi responsável pela oferta de duas cadeiras de rodas, estando próxima de atingir a terceira tonelada na recolha de tampinhas.

 

Traga as suas tampinhas e deixe-as na Biblioteca! 

 

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço