Clube Europeu convida Instituição EuropDirect a vir à nossa escola

20-05-2015 | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
(0) |   [Avaliar]

Clube Europeu convida Instituição EuropDirect a vir à nossa escola

No dia 4 de maio, o Clube Europeu convidou a instituição Europe Direct a visitar a nossa escola para dar uma palestra aos alunos sobre “ A Europa e os seus desafios“. Esta iniciativa do Clube Europeu insere-se na comemoração da Semana da Europa, que este ano teve como lema “ Ano Europeu para o Desenvolvimento“. Estiveram connosco, o Dr. Marco Teles, Coordenador do Centro de Informação Europe Direct Madeira, e a Drª  Patrícia Nunes, operacional desse Centro. O Dr. Marco, um excelente orador, explicou-nos que o Centro de Informação Europe Direct Madeira, é um organismo gerido pela Comissão Europeia, que a nível local e regional atua como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia (UE), ou seja, é um instrumento de divulgação de informação sobre a UE. Recordaram-se ainda várias informações sobre a EU, nomeadamente que: 28 países pertencem, atualmente, à UE; basta ter o cartão de cidadão para poder circular livremente nesses países; a moeda, euro, só se usa em 19 estados membros; Portugal entrou em 1986 na UE; o Dia da Europa é comemorado a 9 de maio;  Mas, houveram três curiosidades, que os alunos desconheciam:  o verdadeiro hino europeu (Hino da Alegria), não é cantado, é tocado; as doze estrelas pertencentes à bandeira da UE, simbolizam a união, a perfeição (....); e que as novas séries de notas, de euros, têm mais segurança. De salutar  a participação dos nossos alunos das turmas do 7.º 1 e 7.º 3 que se mostraram muito recetivos, atentos e muito interventivos. A este respeito faço minhas as palavras do orador, Dr. Marco Teles, que publicou a seguinte mensagem de agradecimento no facebook do Europe Direct “ Foi assim ontem na EB23 Dr. Brazão de Castro: uma plateia super atenta e interessada e muito participativa. Obrigado pelo vosso interesse”.
Um Muito Obrigado à Europe Direct, da parte do Clube Europeu da nossa escola, por este precioso contributo.

O Monitor: Adelino Faria