Ver notícia

Turma EFA NS-I
12-04-2017 | Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
(0) |   [Avaliar]

Somos um grupo de alunos que frequenta os cursos EFA, nível secundário, na Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Uma das atividades propostas, no âmbito de Cultura, língua, comunicação, consistiu numa ida ao Estabelecimento Prisional do Funchal. Uma visita de estudo a este estabelecimento suscita sempre alguma curiosidade.

Esperávamos contactar com um ambiente hostil, repleto de pessoas violentas, antipáticas e frias. Qual não foi a nossa surpresa ao depararmos com uma comunidade coesa, afável e comunicativa! Além da população reclusa, os guardas prisionais, os funcionários administrativos e os técnicos superiores mostraram-nos uma realidade que não difere muito da nossa, onde impera o respeito, a disciplina e o cumprimento de regras. As pessoas que se encontram ao cuidado do Estabelecimento Prisional do Funchal trabalham, têm acesso à educação e desempenham tarefas diversas visando uma futura reinserção na sociedade. Os guias responsáveis pela visita foram exímios não só em desconstruir a carga negativa que a palavra “prisão” encerra como em desdramatizar o quotidiano num presídio.

Os reclusos são apenas pessoas como nós, pais, mães, filhos que erraram e que têm direito a uma segunda oportunidade...