Ribeira Brava na MOSTRA NACIONAL – 14.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.
05-07-2017 | Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(0) |   [Avaliar]

O vídeo:

No passado dia 12 junho, saíram os resultados, e os alunos da turma D do 8.º ano e do projeto Engenh’ARTE foram selecionados para integrar a MOSTRA NACIONAL com o projeto “Mini-Hídricas nas Levadas da Madeira”, que teve lugar no Convento de S. Francisco, Coimbra.

Desde então, entraram numa “aventura”, e foram representar a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, o Concelho da Ribeira Brava, bem como a Região Autónoma da Madeira, a nível nacional, no 4.º Escalão.

Depois da FEIRINHA DO ESTUDANTE, atividade desenvolvida pelo Museu Etnográfico da Madeira, que teve como objetivo a recolha de fundos para desenvolvimento destes projetos pedagógicos, a apoiados pelo Museu da Eletricidade Casa da Luz, pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Ribeira Brava, e pelas empresas: ACIN - iCloud Solutions, FotoCanhas e Som ao Vivo, prepararam as malas e voaram até ao Porto e posteriormente de autocarro até Coimbra com o protótipo, a Mini-Hídrica.

A Coordenadora e Professora Fábia Gomes, os Professores Joao Gomes e José Carlos Abreu Gonçalves e os alunos participaram nesta MOSTRA NACIONAL que contou no dia 29 de junho com a presença do Senhor Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e do Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa e no dia 30 com a presença do presidente da Fundação Ilídio Pinho, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que vieram a Coimbra para participarem na cerimónia de entrega de prémios da 14ª edição do concurso da Fundação Ilídio Pinho, “Ciência na Escola”.

De referir que este concurso visa motivar todos os alunos, do pré-escolar ao secundário, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas e que, este ano, foi subordinado ao tema “Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo melhor”. Esta edição contou com 997 projetos candidatos, sendo que desses foram escolhidos, pelo júri nacional, os 100 melhores para estarem em exposição, a escola e os alunos da Ribeira Brava foram premiados com uma menção honrosa no valor de 2500 euros, fazendo parte dos 41 projetos, distinguidos, nos cinco escalões.

Agradecemos aos parceiros e patrocinadores:
Museu Etnográfico da Madeira, em especial à Dra. Lídia Góes Ferreira e toda a sua equipa;
Museu de Eletricidade Casa da Luz, em especial à Dra. Luisa Garrido;
Empresa de Eletricidade da Madeira;
Município da Ribeira Brava, em especial ao presidente Ricardo Nascimento;
Junta de Freguesia da Ribeira Brava, em especial ao presidente Emanuel Higino Fernandes;
ACiN, em especial ao Luis De Sousa;
Som ao Vivo;
e à Foto Canhas, em especial ao Zé Rodrigues.

Fábia Gomes