Balanço da Participação da EBSPMA no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico 2017-2018

16-03-2018 | Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(0) |   [Avaliar]

Encontram-se concluídas as fases escolar e regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico.

Desta vez, apenas uma lista (A) se formou, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

No dia 30 de janeiro realizou-se a sessão escolar na qual estiveram presentes os 10 deputados eleitos. Ao início da manhã, os candidatos à sessão distrital apresentaram os resultados, debateram as medidas e votaram, escolhendo os seus melhores representantes.

Assim, os deputados eleitos à sessão distrital foram João Gabriel Marcos, Jéssica Nicole Gomes, Leandra Catarina Freitas, Érica Samanta Gomes (9ºE) e Maria Alice Ferreira (9º. A).

No dia 19 de fevereiro, os cinco deputados participaram na Sessão Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira, juntamente com os representantes das restantes dez escolas.

Mais uma vez se terão atingido os objetivos tendo os participantes, por certo, promovido as suas competências de debate, improviso e respeito pelos outros.

Encerrou-se, assim, mais um ano do Parlamento dos Jovens a nível escola, a nível do básico e, alguns dos nossos alunos, já estão a pensar em participar no próximo ano letivo neste importante programa nacional, conforme os seguintes testemunhos:

- “Foi bom. Eu gostei porque estava tudo bem organizado e no próximo ano quero participar, a nível do secundário” (Maria Alice).
- “Apesar de algum nervosismo, por ter sido a minha primeira vez, gostei imenso” (Catarina).
- “Foi uma experiência agradável, pois o Parlamento dos Jovens dá-nos uma perspetiva de como os temas da sociedade são abordados pelos jovens e pelos adultos” (Gabriel).
- “Participei pela segunda vez nisto por minha livre vontade” (Érica).

Funchal, 19/2/2017
Prof. António Pereira