Palestra sobre a Prevenção das Toxicodependências

01-12-2020 | Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(0) |   [Avaliar]

No dia 26 de novembro de 2020, pudemos contar com uma palestra na nossa escola sobre a Prevenção das Toxicodependências, proferida pelo Dr. Nelson Carvalho, no âmbito do Projeto Atlante, dinamizada pela Coordenadora e aplicadora do Projeto nesta escola, no 3º Ciclo, a docente Sílvia Barros.

A Palestra contou com a presença das turmas 8ºC, com a respetiva Diretora de Turma, 8º OI, com a Diretora de Curso/Turma e Coordenadora dos Cursos CEF da nossa Escola e 9º OI e respetiva Professora, nomeadamente, Sílvia Barros, Maria do Rosário Ramos, Teresa Vale. Contamos também com a presença do Vice-Presidente Luís Artur Ramos.
O Dr. Nelson Carvalho abordou os vários tipos de dependência, nomeadamente, o álcool, as drogas e os jogos e o quanto estas podem ser prejudiciais aos adolescentes e jovens, essencialmente no seu processo de crescimento. Deu vários exemplos de adolescentes e jovens que se vêm “presos” nestas andanças e que por vezes têm mesmo de recorrer ao internamento. Deu igualmente exemplos de muitos que ficam a necessitar de tratamento psicológico e psiquiátrico para o resto das suas vidas.

Abordou a importância deste Projeto na Escola, que trabalha pela prevenção, alertando para os riscos e respetivas consequências que possam advir deste tipo de dependências.

Referiu que o ideal é que os adolescentes e jovens se ocupem com os estudos, com atividades físicas e de lazer saudáveis, inerentes às suas faixas etárias e que consigam ter um projeto de vida nas suas vidas.
Deixou o repto no sentido destes adolescentes e jovens denunciarem todos os casos conhecidos entre os pares, por forma a que se possa atuar o mais rapidamente e pela prevenção, ou seja, que sejam impedidos de ficarem “apanhados” nesta teia deveras difícil e complicada.

A Coordenadora
Professora Sílvia Barros