INCLUIR É NA BOA

24-03-2021 | Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Jorge
(0) |   [Avaliar]

A EB1/PE/C de São Jorge participou no Desafio Inter-Escolar “Incluir é na boa!”, promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal.

Este desafio “visa encorajar os alunos e toda a comunidade educativa a assumirem um pensamento crítico e socialmente responsável em torno das questões da inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos.”

Foi realizado um vídeo, com a duração de 5 minutos, onde efetivamente se espelham comportamentos/atitudes de inclusão e o seu significado: Integração, Necessidade, Companheirismo, Liberdade, União, Amizade, Otimismo.

Pretende-se com esta atividade continuar a sensibilizar para respeitar a diversidade e a diferença, valores estes que estão implícitos na nossa visão/atuação enquanto espaço educativo.

Neste âmbito, foi criado o slogan “A inclusão está na tua mão!”, pois efetivamente o ato de incluir não se faz por decreto, mas sim pelo coração: aceitando o outro na sua forma de ser, com todas as suas potencialidades e fragilidades.