Palestra: “Da Tabela Periódica à mesa - Importância dos elementos químicos na alimentação”

17-06-2021 | Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(0) |   [Avaliar]

No passado dia 11 de junho, por organização do grupo 510 – Física e Química, decorreu a palestra “Da Tabela Periódica à mesa - Importância dos elementos químicos na alimentação”, proferida pelo Professor Doutor José de Sousa Câmara, do Centro de Química da Madeira e a qual contou com a presença das turmas A e B do 10º ano da nossa Escola.

A palestra começou com uma introdução sobre a organização e evolução da Tabela Periódica ao longo dos tempos e com os elementos químicos que nos rodeiam no nosso dia-a-dia, como por exemplo, o hidrogénio existente no Sol, o cálcio nos ossos, o flúor nas pastas dentífricas e o cloreto de sódio nas lágrimas. Destacou ainda que a grande maioria dos elementos químicos são benéficos para a vida, mas existem também elementos que podem constituir perigo em determinadas situações para a saúde, como o chumbo, mercúrio e o arsénio. Após esta introdução, os presentes, foram convidados a refletirem sobre a importância dos elementos químicos na vida, em áreas como a saúde e alimentação.  O Professor Doutor José câmara, levou-nos a relacionar muitos dos 118 elementos químicos da Tabela Periódica com os inúmeros alimentos que foi nomeando e que fazem parte da nossa alimentação diária, como por exemplo, o potássio presente nas bananas ou o cálcio presente no leite. Também foi destacado a relação direta da falta destes elementos químicos no nosso organismo com determinadas doenças ou com os benefícios em termos de saúde.

Nesta palestra, a mensagem final do investigador do Centro de Química da Madeira, foi para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada como medida preventiva para a nossa saúde.

Desta forma, o grupo 510 - Física e Química agradece ao Professor Doutor José Câmara e ao Centro de Química da Madeira a disponibilidade para a realização da palestra na nossa Escola.

Um obrigado, também, às colegas que disponibilizaram as suas aulas para que os alunos pudessem estar presentes.