Projeto de Cidadania e Desenvolvimento
Tema: Direitos Humanos- “algo que é meu e teu”
30-11-2021 | Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
(0) |   [Avaliar]

No próximo dia 10 de dezembro de 2021 realizar-se-á, na Escola Básica Secundária Padre Manuel Álvares, a atividade conjunta das turmas do 12º ano de escolaridade, subordinada ao tema: “Direitos Humanos - algo que é meu e teu”. Esta atividade integra-se no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

Os alunos acolherão na escola, no período da manhã, das 09:30 às 12:30, idosos que frequentam os lares e centros de dia do concelho da Ribeira Brava, criando-se, deste modo, um ambiente propício ao bem estar, à aprendizagem, à igualdade, onde todos se sintam envolvidos, confortáveis e respeitados.

Com o objetivo de fomentar a inclusão dos idosos e o convívio intergeracional, serão realizadas diversas atividades relacionadas com a saúde e bem-estar, nomeadamente, verificação da tensão arterial, da glicémia, entre outras. Também serão dinamizadas atividades lúdicas, como pintura, desenho, recorte, etc.

Com efeito, com estas atividades visa-se promover a aprendizagem mútua para que todos se sintam integrados, pretendendo-se assim, uma maior aproximação e estreitamento de laços entre gerações e o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, social e cultural. Além disso, pretende-se fomentar a construção sólida da formação humanística dos alunos para a cidadania, garantindo o respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social e incentivar e valorar as atitudes e os comportamentos éticos entre todos os elementos da comunidade escolar, favorecendo o diálogo e o respeito pela diversidade e a tolerância.

Turma do 12ºLH2