A Malta do Diário visitou a nossa Escola

No passado dia 22 de maio a "Malta do Diário" visitou a nossa Escola. Houve muita animação e emoção.

Text/HTML

Circuito Gimnodesportivo

No âmbito do desporto escolar, oito crianças do pré - escolar participaram no circuito gimnodesportivo que se realizou na praça do povo na parte da manhã. As crianças realizaram várias provas e jogos que lhes permitiram demonstrar as suas habilidades físicas e motoras juntamente com outros grupos de outras escolas.

VISITA À Ludoteca de Santa Catarina

Os alunos da Escola de São João – Externato estiveram no passado dia 09 de Março na Ludoteca de Santa Catarina. Nesta visita, foram desenvolvidas atividades educativas de sensibilização, fomentando desta forma o desenvolvimento de estilos comportamentais socialmente adequados e desejados perante diversos tipos de catástrofes naturais.

A Associação de Hapkido esteve na Escola de São João - Externato, para assim demonstrar um pouco desta arte de defesa pessoal.

Os alunos estiveram muito envolvidos e tiveram a oportunidade de experimentar.

VISITA DE ESTUDO

No passado dia 15 de fevereiro os alunos da Escola de São João - Externato realizaram uma visita de escuto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Funchal. A presente iniciativa teve como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer os processos a que as águas são sujeitas na ETAR, bem como experienciar o "modus operandi" das instalações, através da observação de todos os equipamentos em pleno funcionamento.

No dia 8 de fevereiro de 2018, alguns dos alunos do 2 ano apresentaram a dramatização “Lenda de Arlequim “. Esta decorreu nas salas, face ao frio que tem se vindo a sentir. Com esta lenda abordamos os valores da amizade, solidariedade, união e amor. Refletimos acerca dos nossos comportamentos no recreio com os nossos amigos, colocamo-nos no lugar do outro, empatia, recordando o verdadeiro sentido de ser amigo.

II CAMPEONATO REGIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

No dia 26 de janeiro de 2018, decorreu no Colégio Santa Teresinha, o II Campeonato Regional de jogos matemáticos .
A Escola de São João fez-se representar pelos alunos, Gonçalo Girão, vencedor da fase escola no jogo rastros, a aluna Matilde Dias, vencedora do jogo Cães e Gatos na fase escola e o aluno Pedro Abreu, no jogo do semáforo.
Os alunos de São João iniciaram a sua participação de forma exemplar, conseguindo todos eles, apurarem-se para as fases finais sem qualquer derrota.  No final do dia, o aluno Gonçalo Girão, consegui o terceiro lugar no jogo rastros a Matilde dias um 5º lugar , enquanto que o aluno Pedro, conseguiu um quarto lugar.
Consideramos que a participação de São João neste campeonato de jogos matemáticos foi um sucesso.

Cantar os Reis

As crianças do 4.º ano cantaram as janeiras no ambiente circundante da escola (associação de ténis da madeira e café da dona Lúcia)e nas restantes salas da escola.

Aldeia Natal

No dia 5 de janeiro de 2018, a turma do 2 • ano esteve presente na Aldeia Natal para uma atividade proporcionada pela equipa do Teatro Municipal Baltazar Dias. Segundo a turma foi tudo muito giro e divertido, pois usaram coroas, monóculos de piratas e manipularam fantoches. Além disso, através de fotografias conheceram diferentes elementos presentes no Teatro, sendo que a palavra e o símbolo “carranca” foi o mais destacado pelos alunos. Culturalmente ficaram mais enriquecidos, mas também não faltaram os momentos de brincadeira e descontração com o passeio de comboio do duende de Natal, visita ao presépio frente à Sé e ao jardim municipal.
Agradecemos assim, o convite da Biblioteca Municipal do Funchal (endereçado e apoiado pelo Sr. Valdemar), à equipa do Teatro Municipal Baltazar Dias e à Câmara Municipal do Funchal pela concessão de transporte.

Notícias da Escola

O Dia da Família

A Escola de São João - Externato celebrou no passado dia 15 de maio, o dia da Família. Muitas foram as atividades dinamizadas e a alegria sentida.

Escola de São João no programa ECOESCOLAS

ECO ESCOLAS

No dia 7 de novembro,  a nossa escola dinamizou atividades no âmbito do Programa Eco Escolas. Este dia ficou marcado por ações de sensibilização por parte da professora Juliana Leite, coordenadora do programa. Os alunos neste dia, vestiram uma t-shirt verde, semearam ervas aromáticas em garrafas Pet e separaram o lixo nos respetivos eco pontos. Os pequenos gestos marcaram este dia em prol de um planeta mais sustentável.

Os alunos da Escola de São João celebraram o São Martinho.

Pão por Deus

PÃO POR DEUS

No dia 31 de outubro as crianças trouxeram os sacos de pão por deus confeccionados em casa com as famílias e revelaram muita imaginação e criatividade. Fizeram o lanche partilhado no exterior onde puderam partilhar os frutos de outono trazido de casa.

Lançamento

No passado dia 18 de outubro, realizou-se na nossa escola o lançamento do livro " A (sempre) nossa Mary Wilson.

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro comemorou-se o dia Mundial da Alimentação. Para celebrar esta data os alunos fizeram uma espetada de frutas sendo acompanhada por iogurte Os alunos foram sensibilizados para uma alimentação saudável e equilibrada. O momento foi de entusiasmo, partilha e felicidade.

DIA DO ANIMAL

No dia 4 de outubro para celebrar o dia do animal algumas crianças e seus familiares trouxeram os seus próprios animais de estimação para a escola. Foi uma tarde bem diferente e divertida!

ACONTECE

Nascimento da Venerável Irmã Wilson

O dia 03 de outubro ficou marcado pela comemoração do nascimento da Venerável Irmã Wilson.

Os alunos reuniram-se no pátio escolar para assim homenagear a nossa querida "Boa Mãe".

Notícias da DRE Minimizar

Notícias da SRE Minimizar