Projecto Eco-Escolas

O Programa Eco-escolas é um projecto educativo internacional promovido pela organização não governamental euopeia Fundação para a Educação Ambiental (em inglês: Foundation for Environmental Education - FEE) e apoiado pela Comissão Europeia.

O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino do pré-escola às universidades, pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola) e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Diploma

Hastear da bandeira
  No dia 24 de novembro a nossa escola recebeu a bandeira verde Eco Escolas como reconhecimento do trabalho desenvolvido em benefício do ambiente e da sustentabilidade no ano letivo 2019/2020.

Código Eco-escolas   Solidariedade
  Com o objetivo de ajudar o Rui Mário a conseguir todo o apoio terapêutico que precisa a nossa escola EB1PE Covão e Vargem contribuíu para esta causa, entregando as tampinhas. Obrigada a todos que contribuíram!

Dia da Terra Proteger o Planeta

Concurso "Onde está o Eco Lápis
    Foi-nos proposto a participação no concurso "Onde está o Eco Lápis - Desafio Faber-Castell". Os alunos que participaram neste desafio foram os de 2º, 3º e 4º anos. Primeiro foi explicado em que consistia o concurso, depois foi apresentado o vídeo "o ciclo de vida do eco-lápis". Seguidamente, e de acordo com a banda desenhada "onde está o Wally?" os alunos tiveram oportunidade de desenvolver através do desenho e pintura, um trabalho alusivo ao tema proposto. De seguida, a imagem do eco lápis foi impressa e reduzida ao mínimo do regulamento. Finalmente foram selecionados 3 trabalhos e a imagem do eco lápis foi colocada no respetivo desenho com a localização à escolha de cada criança."

Concurso “Este natal os enfeites estão por tua conta”

Foi-nos proposto, através do projeto eco escolas, para participarmos no concurso “Este natal os enfeites estão por tua conta”, reutilizando embalagens tetrapak da compal.Todas as turmas de 1º ciclo participaram, pois foi pedido que trouxessem as ditas embalagens.Os alunos de 1º e 2º anos participaram na desmontagem dos pacotes, bem como no desenho e recorte de moldes das estrelas, árvores, sinos, anjos e pinheiros.Os 3º e 4º anos dedicaram-se às dobragens e montagens de todos os trabalhos.Esta atividade permitiu aos discentes desenvolver a motricidade através do recorte e moldagem, bem como o gosto pela reutilização de materiais.

Concurso "constrói o teu ecoponto amarelo"
    Através do projeto Eco Escolas, foi-nos proposto, para participarmos no desafio “Constrói o Teu Ecoponto Amarelo e Recicla”, reutilizando embalagens tetrapak da compal.
Todas as turmas da escola participaram na recolha das embalagens. Foi apresentado o projeto à turma do 2º B, no clube “Eco Escolas”. Depois de chegar ao consenso a turma decidiu construir a partir de caixas de cartão uma gaiola de pássaros. Pintaram de amarelo a estrutura com tinta acrílica, recortaram as embalagens tetrapak da compal e de seguida procedeu-se à montagem.

Concurso "onde está o ecolápis?
     Um desafio Faber-Castell, numa iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE com o título “Onde está o EcoLápis?” Inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, foi um desafio que aceitamos. Para este desafio, elaboramos uma ilustração com recurso ao desenho.

Cógigo Eco-escolas   Hastear da Bandeira

No dia 22 de novembro fomos a Câmara de Lobos receber a bandeira verde Eco Escolas que simboliza o trabalho que temos desenvolvido na nossa escola.

Brigada Verde

O trabalho desenvolvido pela nossa Brigada Verde tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida e potenciar os princípios de responsabilidade social e ambiental. Esta brigada tem como missão patrulhar os diferentes espaços da escola, a fim de assegurar a correta utilização dos ecopontos por parte da comunidade educativa, detetando infratores, alertando-os e sensibilizando-os para uma correta separação dos resíduos sólidos.