sexta-feira, março 29, 2024

Este projeto surge na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos passados dois anos letivos. Assim a proposta que passamos a apresentar tem como propósito fundamental rentabilizar ao máximo o espaço Oficina de Aprendizagem, fazendo deste um lugar onde os alunos com algumas dificuldades possam encontrar condições para as ultrapassar.

Este espaço, tal como em anos anteriores, tem como destinatários todos os alunos da escola, em regime de voluntariado, alunos propostos para apoio de 2.º e 3.º ciclo e ainda aos alunos luso-descendentes. Assim, o que se pretende, acima de tudo, é fazer deste espaço um lugar onde possamos ensinar os nossos alunos a “aprender a aprender” através do desenvolvimento de técnicas/ estratégias de estudo, visando a autonomia e subsequente sucesso dos mesmos.

Objetivos Prioritários

• Apoiar e facilitar a organização do trabalho:
  • Aprender a aprender;
  • Desenvolver técnicas/ estratégias de estudo;
  • Corresponder ao interesse dos alunos pelas novas tecnologias;
  • Possibilitar o acesso a informação diversificada;
  • Orientar os alunos nas atividades diagnosticadas;
  • Sugerir atividades alternativas de remediação e compensação;
  • Aprendizagens básicas transdisciplinares ou transversais:
    • Investigar
    • Utilizar o manual... etc.
  • Apoiar e orientar comportamentos e atitudes:
    • Autonomia;
    • Comportamento;