sexta-feira, março 29, 2024

PLANO DE CONTINGÊNCIA

COORDENADOR E EQUIPA OPERATIVA

ACTIVIDADES ESSENCIAIS E PRIORITÁRIAS

A Escola definiu como essenciais ao seu funcionamento os seguintes sectores de actividade:

• Serviços Administrativos e de Acção Social
  • Reprografia
  • Audiovisuais

A Escola definiu como prioritárias vários sectores de actividade, pelo que se tentará não afectar o seu funcionamento devido ao absentismo pela doença:

• Sector de limpeza
  • Actividades lectivas
  • Cantina e bares
  • PBX

ENCERRAMENTO DA ESCOLA

O encerramento da escola apenas será efectuado se determinado pelo Delegado de Saúde.

Em caso de encerramento, deverão ser garantidos os seguintes serviços mínimos:

• Sector de Limpeza
  • PBX
  • Serviços Administrativos (para casos inadiáveis)

Higiene na cantina e bares

As funcionárias destes espaços, na confecção de sandes, saladas, sumos naturais e ainda durante o manuseamento de outros alimentos deverão utilizar luvas.

Medidas de isolamento e distanciamento social

• A sala de isolamento situa-se no gabinete médico do pavilhão, devidamente identificada e equipada.
  • Para esta sala serão encaminhados os casos de alunos e profissionais com sinais/sintomas de gripe.
  • Não serão admitidos na escola alunos ou profissionais com temperatura superior a 38ºC ou outros sinais/sintomas de gripe.

Actuação perante um aluno que apresente febre ou sintomas gripais

Em caso de suspeita de infecção gripal o professor comunica à funcionária do andar.

A funcionária chama um elemento da Direcção Executiva que comunica a situação a um elemento da equipa operativa.

Um elemento da equipa operativa deverá dirigir-se ao local onde se encontra o aluno com:

• luvas descartáveis colocadas
  • dois toalhetes desinfectantes
  • duas máscaras, uma para ele e outra para o aluno em questão.

O docente promove o arejamento imediato da sala e procede-se à desinfecção da mesa do aluno com toalhetes à base de álcool fornecido pela equipa operativa.

Na sala de isolamento o aluno desinfecta as mãos e mede a temperatura.

Sempre que um aluno apresente febre e durante a permanência na escola, devem ser contactados os pais, no sentido de se promover a observação da criança por um profissional de saúde.

Sempre que o Conselho Directivo da Escola identifique uma situação suspeita de doença, entre funcionários ou alunos, designadamente a existência de sintomas de gripe após viagens ou contactos próximos com pessoas que viajaram para zonas afectadas, será contactada a Linha de Saúde24 (808 24 24 24).

Procedimentos a tomar na sala de isolamento

Após a entrada do aluno/profissional com sinais/sintomas de gripe a sala deverá permanecer devidamente ventilada.

Após a saída do aluno/funcionário, a funcionária responsável pela limpeza deste local manterá o arejamento.

Todos os objectos que forem utilizados deverão ser desinfectados com uma solução alcoólica procedendo ainda ao esvaziamento do caixote do lixo e à limpeza do chão com uma solução à base de lixívia.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia