sexta-feira, março 29, 2024

Perspectiva Histórica - Origem do Clube

O Clube Desportivo Escola Básica e Secundária de Santa Cruz surgiu em Novembro de 1999 para dar continuidade a um trabalho consistente realizado ao nível do desporto escolar, na modalidade de Ténis de Mesa. Assim foi possível dar melhores condições aos nossos atletas que até então participavam apenas no Desporto Escolar. Mas o objectivo principal deste projecto foi formar um Clube-Escolar onde a filosofia inerente a este, tivesse por base a formação integral dos seus atletas, ajudando-os a construir o seu projecto de vida, paralelamente ao seu percurso desportivo.

Assim sendo, nesta  época 2009/2010 será feito um trabalho de consolidação e de continuidade de tudo o que foi realizado anteriormente, não só a nível desportivo mas também a nível social. Pretendemos manter as quatro secções já existentes nas épocas transactas: Ténis de mesa, Lazer e Recreação (ginástica geral, caminhadas), Andebol e Karate.

O clube irá continuar a fazer um acompanhamento ao nível do percurso escolar e das escolhas académicas e profissionais dos nossos atletas. É de referir que todos os nossos atletas são da freguesia de Santa Cruz.

Este Clube enquadra-se no Projecto Educativo da escola, onde está inserido. Direcciona as suas linhas de actuação em função das orientações pedagógicas definidas por esta.

Existe uma relação forte entre o Clube e a Direcção Executiva da Escola, sendo que o presidente da mesma integra também os órgãos da Assembleia-geral do Clube em questão.
Para além disso, 80% dos nossos Elementos pertencentes aos órgãos sociais fazem parte do quadro de nomeação definitiva da Escola de Santa Cruz. Deste modo, julgamos que estão reunidas as condições que garantem a estabilidade e a continuidade do projecto.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia