quinta-feira, março 28, 2024

Secções/Modalidades

1 - Lazer e recreação

Incutir valores associados à preservação e respeito pela natureza, fomentar as relações interpessoais em contextos informais e promover melhores hábitos de saúde associados ao exercício físico são objectivos desta secção.

Consideramos a existência desta secção pertinente, uma vez que pretendemos dinamizar toda a comunidade escolar e a comunidade em geral do Conselho de Santa Cruz. Ao oferecermos um leque de actividades de lazer, tais como, caminhadas, ginástica, passeios e convívios julgamos que estas irão constituir excelentes argumentos de facilitação relação professor/Encarregado de Educação/Funcionário e população em geral.

Os espaços livres, naturais e informais contribuem por si só para o convívio e para o diálogo mais fluido, uma vez que não existem barreiras institucionais que normalmente restringem as relações humanas.

A secção de Lazer e Recreação irá fazer uma parceria com a Animação Cultural da Escola, para que a divulgação e realização das actividades seja mais abrangente.

Ginástica

Esta actividade acontece duas vezes por semana, no ginásio do pavilhão de Santa Cruz, para toda a comunidade escolar e para toda a população do Concelho. *Esta secção conta com cerca de 20 participantes.

Caminhadas ou passeios de barco

Este tipo de actividade acontece uma vez por mês, com os objectivos que já foram descritos. Nestas actividades normalmente temos uma média de 30 a 40 participantes.

Convívios

No Natal e no final de cada época será feito um convívio para todos os atletas e encarregados de educação, assim como para todos os atletas e encarregados de educação, assim como para todos os treinadores, monitores e sócios. Nestes convívios contamos com cerca de 150 pessoas.

2 - Andebol

O andebol tem sido a modalidade com mais expressão no nosso Clube. No entanto, nesta época sentimos necessidade de repensar os escalões de iniciados, juvenis e juniores, pelo facto destes grupos não apresentarem o número suficiente de atletas, o que em anos anteriores provocou-nos problemas de ordem logística e até faltas de comparência. Assim, para esta época apresentámos 3 escalões (bambis, minis e infantis) de ambos os sexos, num total de 5 equipas.

Os treinos serão assegurados por três treinadores, sendo todos eles ex-atletas do nosso Clube, com formação específica de treinador de Andebol, fornecida pela Federação de Andebol de Portugal e pela Associação de Andebol da Madeira.

Neste Clube tentamos sempre que possível integrar os nossos atletas ou ex-atletas em funções de treinador ou mesmo de dirigente. Isto pretende-se com o facto de pensarmos que a ligação emocional que já têm com o Clube, será um motivo de maior motivação e de entrega ao projecto.

Os treinos irão realizar-se no pavilhão e polidesportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e também na Escola do 1.º Ciclo de Santa Cruz.

Iremos participar em todas as competições regionais, organizadas pela Associação de Andebol da Madeira para os diferentes escalões, inclusive a ida ao Porto Santo, no escalão de Infantis de ambos os sexos.

Esta modalidade conta com cerca de 50 atletas.

3 - Ténis de Mesa

O Ténis de mesa foi uma modalidade que atravessou uma fase menos boa, mas que no entanto tem vindo sempre a crescer.

Os treinos serão administrados por um monitor e irão funcionar três vezes por semana em diferentes horários de forma a contemplar o máximo de atletas nos diferentes escalões etários.

No Ténis de mesa temos cerca de 15 atletas.

4 - Karaté

Os objectivos destas actividades baseiam-se essencialmente na aprendizagem do Karaté promovendo a prática de actividades para o desenvolvimento mental, físico e espiritual dos seus praticantes seguindo sempre o conteúdo do seu treinador (Carácter, Sinceridade, Etiqueta, Esforço e Auto-Controle).

O público-alvo são as crianças, jovens e adultos, divididos em classes diferenciadas por escalões etários para uma melhor gestão e aproveitamento dos ensinamentos implementados.

Sugestão por exemplificação da distribuição dos escalões etários:

1º Grupo: Idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos;
2º Grupo: Idades a partir dos 13 anos.

Nesta modalidade o número de atletas é de 15.

CREM - Centro de Recursos Educativos e Multimédia