Este Natal foi celebrado com muita harmonia e paz na Igreja da Piedade, nos Canhas. Assistimos a uma missa cantada pelos alunos da escola. Antes da missa propriamente dita pudemos assistir a uma dramatização sobre o nascimento de Jesus.

O dia Mundial da Alimentação não foi ignorado na nossa escola. Foi celebrado com um lanche saudável. Uma sandes mista. Essa sandes devia ser composta de pelo menos dois alimentos. Podiam escolher entre o tomate, a alface, o pepino, a cenoura e o queijo.

Olá a toda a comunidade educativa da EB1/PE de Vale e Cova do Pico. Tenho estado ausente, mas voltei e em força. Daqui em diante teremos neste blogue muitos trabalhos dos nossos alunos, assim como fotografias das atividades realizadas quer na escola, quer pelos nossos alunos noutras escolas.

A palavra páscoa do latim paschalis, deriva-se da palavra hebraica Pessach, que tem um significado para os católicos e outro para os judeus. Para os primeiros, significa ressurreição e para os judeus é a comemoração da saída do Egito - Êxodo. Este mesmo termo tem outro significado: a “morte” do inverno e a chegada da primavera, para os povos do hemisfério norte, que coincidentemente acontece em abril. O nascimento da primavera é definida como o renascimento da vida (simbolizada pelo ovo) e da fertilidade (simbolizada pelo coelho). Daí o uso destes dois símbolos na Páscoa: o ovo e o coelho.

Ovo

O ovo é um dos símbolo mais antigos da Páscoa. Representa a fertilidade, o surgimento e recomeço da vida e a origem do mundo. Para os romanos, gauleses e egípcios, o ovo era a forma essencial do universo e, antes da chegada da primavera, eles eram pintados com imagens significativas para essas culturas e ofertados nas festas para comemorar o final do inverno.

A tradição de trocar ovos como presentes, no domingo de Páscoa, iniciou-se muitos séculos antes do nascimento de Cristo. Na verdade, tratava-se de um costume chinês para comemorar a Festa da Primavera e significavam boa-sorte, assim todos queriam ganhar um deles.

Pequenas quadras sobre a água - 3 ano

Trabalhos do 1º ano

Poema
O dia da Água

EB1/PE de Vale e Cova do Pico

No dia 21 de Março celebrou-se o dia Mundial da Floresta. Assim sendo, convidei a equipa do SEPNA/GNR para visitar a escola da Madalena do Mar e ali fazer uma sensibilização sobre os cuidados a ter na floresta e como proteger a nossa natureza. Foi uma tarde engraçada e muito instrutiva.
Ora vejam

Durante os meses de fevereiro e março, nas escolas do Vale e Cova do Pico e da Madalena do Mar elaboramos os cartazes que foram a concurso na fase concelhia da prevenção rodoviária. Infelizmente os nossos não ganharam esta fase. Parabéns ao Vencedor. No entanto vejam os nossos cartazes.

No mês de fevereiro os alunos do terceiro ano celebraram a amizade. Para tal ensaiaram uma peça de teatro em fantoches e dramatizaram para os alunos da sala dos Golfinhos, para os alunos da sala dos Patinhos e ainda para a restante turma do terceiro ano.