Natação do Liceu também em alta: nadadora Carolina Boulhosa alcança o “ouro” e “prata”

A representação madeirense constituída, por alunos da ESJM e da ES Santa Cruz, esteve em foco nos Nacionais de Desporto Escolar, que se realizaram no Porto, nos dias 19, 20 e 21 de maio. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Joana Castro, coordenadora da modalidade de natação da DSDE e Ana Afonso, orientadora do núcleo de natação da ESJM. A cerimónia de abertura decorreu na sexta feira, no pavilhão Multiusos de Gondomar – “Cidade Europeia do Desporto 2017” – e contou com a presença do primeiro ministro Dr. António Costa e do ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão.

A comitiva era constituída pelos alunos: Nuno Castanha, Pedro Sequeira, Pedro Fernandes, Henrique Ferro e Carolina Boulhosa (10º02); Gonçalo Sousa (10º31) e Daniela Alves (10º05) todos atletas do CNF;  Anabela Teles (10º05) atleta do CDSR; Beatriz Rodrigues (12º34); João Maria Damião (10º13), Luís Diogo Freitas (12º12), Érica Jesus (11º31); Duarte Ferreira (12º03); Rosa Nunes (12º13); e Adriana Raquel Vasconcelos (11º30) todos atletas do Núcleo de DE da ES Jaime Moniz; Joshua Teixeira, Natacha Espírito Santo e Ana Carolina Gouveia, alunos da escola Sec. de Santa Cruz, orientadas pelo prof. Sérgio Leite.

Das 23 escolas que participaram neste campeonato, a ES Jaime Moniz classificou-se na 5ª mais medalhada. O mérito é da aluna Carolina Boulhosa (10º02) que esteve em grande plano, ao conseguir o título de Campeã Nacional dos 50L (28″.09)  e 100L (1′.01″.25) e Vice-campeã nos 50m Mariposa´30″.66). Nuno Castanha ficou em 8º lugar na final dos 100 m Costas com o tempo de 1.06″.43.

De referir que, este ano, o nível competitivo era superior ao dos anos transactos, pois, a maioria dos alunos que participaram nos Nacionais eram federados, com bom nível técnico, sendo alguns da selecção de Portugal.

Tal como disse o ministro da Educação na cerimónia de abertura, “O Desporto Escolar é o maior Clube de Portugal” e também da RA da Madeira, tendo em conta que participam milhares de alunos, professores e centenas ou dezenas de escolas.

Segundo a docente da Jaime Moniz, Ana Afonso,  “apesar de tudo, é sempre um orgulho, para nós, poder representar a Madeira e a nossa Escola num evento como este”.