Projeto Parlamento Jovem Regional | “Segurança Social”

19-07-2021 | Escola Básica do Porto da Cruz
(0) |   [Avaliar]

A edição deste ano letivo do Projeto Parlamento Jovem Regional, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Educação e da Assembleia Legislativa da Madeira, foi dedicada ao tema “Segurança Social”.

Num ano completamente atípico, devido aos constrangimentos causados pela situação pandémica  em que vivemos, as primeiras fases do projeto realizaram-se virtualmente, por videoconferência, o que retirou toda a possibilidade de socialização e interação entre os intervenientes, bem como a  possibilidade de conhecer diferentes contextos.
 Apesar desses aspetos negativos, há que destacar o facto da nossa aluna Maria José, do 9.º ano, ter sido eleita, pelos seus pares de diversas escolas da região, Presidente de Mesa da Sessão Plenária  que decorreu efetivamente, de forma presencial, no hemiciclo da Assembleia Legislativa Regional, ponto culminante que encerra o projeto em cada ano letivo. Foi a primeira vez que uma aluna da nossa escola desempenhou esse papel e fê-lo de forma exemplar, dignificando a nossa escola e a sua própria pessoa. Foi, sem dúvida, uma experiência memorável, que lhe proporcionou imensa alegria e que deverá ter alguma influência na sua vida futura.
 Esperemos que outros alunos sigam o seu exemplo e encarem este projeto como uma oportunidade para verem a política de uma outra perspetiva, provarem que as suas competências extravasam a sala de aula e que os mais jovens têm ideias válidas para a sociedade e para as comunidades onde se inserem.

A Coordenador do projeto,
Prof.ª Priscila Aveiro