Ver Item

António Manuel Antunes de Castro
13-11-2006
Nasceu em Luanda (Angola), em 1959.

sre_escrmdr_img_AntonioCast.jpg

É descendente de madeirenses e residente no Funchal desde 1982.

É licenciado em História pela Faculdade de Letras do Porto, possui o "Diplome d´Etudes Françaises" e o Corso Superiore di Língua e Cultura Italiana" da Universidade de Perugia.

Pós-Graduado em Gestão e Administração Escolar pela Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa.

Galardoado como Académico de Mérito com "Louro de Prata" - Poesia - Gli Accademici di Pontzen, pela Academia de Pontzen, Nápoles e referenciado no II Volume do Dicionário Pontzen´s Academicians, paginas 621 a 623.

Foi biografado pelo Poeta Brasileiro Rodolfo Coelho Calcavante, laureado com a medalha Machado de Assis, em brochura editada no Brasil.

Foi professor de italiano na Academia de Línguas da Madeira.

É professor na RAM, na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo, Funchal.

Publicou o seu primeiro livro de poesia aos catorze anos de idade e é autor de catorze publicações, uma das quais editada em Nápoles. Recebeu vários prémios internacionais de literatura.

Autor e Apresentador do programa "Café da Manhã" e do Programa Infantil "A Voz dos Mais Pequenos", Posto Emissor do Funchal (1988/89).

Participou nas Exposições de Nina Ponces, Pintura a partir da Poesia, Paris 2001; Tavira, 2002.

Participou na primeira Exposição individual de Margarida Lemos Gomes, no Teatro Municipal do Funchal, com catálogo e poema.

Colaborou com mais de uma dezena de jornais e revistas da RAM e do País.

É autor de letras de canções premiadas na Região e no Exterior e participou como autor do poema, no Sequim d´Oro, em 2004.

Participou na Exposição de Carla Cabral na UMA ( Maio de 2005 ), com o texto "A Substituta", a partir do quadro "Desnudos"

Como poeta canta preferencialmente a Madeira como a terra da sua eleição.

Retornar