Pensamento da semana

Minimizar

 

  

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
RECOMEÇAR
Ementa - 8 de setembro a 1 outubro
Horários 2021/2022 (Atualizados)
Início do Ano letivo 2021/22
NOVOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO
(MINI)FEIRA DO LIVRO
“SOMOS FINALISTAS!”
ECOVALORES
ANO LETIVO 2021/2022
Ementa - 2 a 27 de julho

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 21/02/2021 20:27

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 16/02/2021 12:59

Carnaval é festa, brincadeira, farra, folia, um grande divertimento. E, este ano, não foi exceção no Colégio de Santa Teresinha.

No pré-escolar, escolhido o tema “Palhaços”, máscaras, viseiras, chápeus e desenhos variados foram construídos e coloridos não só para uso próprio mas também para enfeitar placares.  Não faltaram os desfiles pela escola e as gargalhadas próprios do festim. Esta celebração serviu, ainda, de mote ao reconto de histórias, ora a partir de  fantoches, ora a viva voz com trajes adequados às personagens. Foi o caso da história de “Arlequim”, que muitos risos arrancou pelo seu jeito divertido de ser, nos seus retalhos multicores.

Junto do primeiro ciclo, a festa aconteceu com o nome “Carnaval encantado”. Responderam à chamada “Os Três Porquinhos”, “A Pequena Sereia”, “Os 101 Dálmatas”, “O Rei Leão”… Aproveitou, assim, o melhor dos contos encantados e, em sala de aula, adereços foram criados para, na sexta-feira, 12 de fevereiro, desfilar no pátio do edifício principal. Não esquecer que, no dia anterior, 11 de fevereiro, o penteado original fazia parte da agenda e muitos foram os que aderiram de forma exemplar.

Ressalve-se, por fim, todo o trabalho em prol do desenvolvimento da sensibilidade estética e artística operacionalizado na atividade extracurricular de expressão plástica junto das turmas de terceiro e quarto anos.  Seguindo um exemplo de uma máscara alusiva ao "Dia de Muertos", os alunos aplicaram várias técnicas de pintura, entre elas, marcadores/canetas de feltro, lápis de cor e guache.

 

Que este Carnaval em casa chega, igualmente, de grande alegria, entre malassadas, sonhos e folia!

Por admin.colegiosteresinha Em 14/02/2021 17:48

 

Amizade, paixão, entusiasmo, brandura, delicadeza, zelo, afeto, afeição, contentamento, fogo, dor… Palavras que definem o amor, esse sentimento que, puro, também, é fero, já dizia o príncipe dos poetas, Luís Vaz de Camões. É feroz. É, na verdade, uma ligação intensa que deve preencher de coisas boas. Deve acrescentar para valer a pena. Eis o amor verdadeiro! Uma amizade calorosa que enriquece, eleva…

Para assinalar a efeméride do Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, os alunos do primeiro ciclo foram orientados pela disciplina de inglês para a escrita de um postal a um colega seu amigo. Até quinta-feira, 11 de fevereiro, colocaram a sua dedicação na “caixa do amor” e, na manhã seguinte, surpreenderam os seus amigos, com palavras de festa. Além dos alunos e dos professores, muito contribuiu o empenho do pessoal não docente na construção do marco de correio em cartão.

Os meninos do primeiro ano marcaram o seu compasso nesta festa do amor com os seus gnomos bem amorosos. Em cartolina colorida, construíram, na aula da “teacher”, pequenos génios do amor que presidem, no momento, os placares exteriores das suas salas. Vão desafiando quem lá passa a cultivar o amor.

Também, no ensino à distância, os alunos do oitavo ano escreveram a sua própria definição do sentimento «que dói, e não se sente». Perceberam que não é tarefa fácil. Valeu-lhes a inspiração de versos de grandes poetas e a animação de um texto fílmico.

 

Por vezes, faz sofrer, mas é o amor que dá vida e sentido ao caminho de cada um. Traz felicidade. Desperta! 

 

 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 14/02/2021 17:36

Neste regime não presencial, criatividade e inovação não faltaram aos alunos do sétimo ano, na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na criação de um “banner” alusivo ao Carnaval e à Páscoa.

Assim, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais da disciplina, os alunos puderam explorar ideias, desenvolver o pensamento computacional e produzir este artefacto digital criativo, recorrendo a estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade.

Sob a orientação do professor, os alunos, em primeiro lugar, criaram e inovaram através da execução de um “banner”. Depois, cada aluno teve a oportunidade de votar nos artefactos digitais mais criativos da sua turma, a partir de um formulário disponibilizado na plataforma “Teams”.

Aqui, durante a celebração do Carnaval e da Páscoa, é possível desfrutar das imagens criadas e escolhidas pelos alunos, na parte superior deste “site”.

 

Criar e inovar para bem comunicar!

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 12:40

Em tempos de pandemia, temos de nos reinventar para manter a missão que nos move. Assim foi no dia 27 de janeiro quando conseguimos viajar até Sintra com todos os alunos do 9.º ano. Visitamos o “NewsMuseum” através do ecrã dos nossos computadores, numa visita virtual guiada pelas salas que contam parte da nossa história mais recente.

 Aprendemos sobre o jornalismo de guerra, sobre a forma de contar factos, sobre a informação desportiva, sobre a publicidade e sobre os meandros da propaganda. Vejam lá que até nos cruzámos com o José Rodrigues dos Santos. Foi, de facto, incrível!!!

Ao longo da visita, os alunos foram convidados a participar ativamente, respondendo a várias questões que suscitavam a curiosidade de continuar o percurso virtual. Conhecemos a realidade da liberdade de expressão no mundo atual, percebemos que tipo de programas têm maior audiência e observámos como os elementos culturais de um país podem ser divulgados através do jornalismo.

Valorizando os factos e a história da humanidade, considerando a verdade e o risco, descrevendo a criatividade e o empenho, o museu também presta uma linda homenagem aos jornalistas que arriscaram a sua vida, chegando mesmo a perdê-la, em prol da informação para o mundo.

 

A experiência será para repetir e deixou os nossos alunos bastante motivados num período em que ensinar é um dos maiores desafios, mas motivar para aprender é uma das maiores provações. 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 11:41

Sejam números ou letras, elementos da Natureza ou estações do ano, o que interessa é aprender e aprender de forma feliz.

A Terra é um planeta fascinante, com segredos não revelados e com processos por descobrir. Assim, estão os nossos alunos do pré-escolar, descobrindo…

 

Descobriram sobre o ciclo da água, descobriram sobre o Inverno, descobriram sobre os números e descobriram sobre as letras. Cada desenho, cada rabisco, cada trabalho é um mundo de descoberta. É um mundo que se desvenda pelas mãos dos mais pequeninos e se transforma no seu interior. 

Por admin.colegiosteresinha Em 09/02/2021 11:33

Nunca as palavras da nossa (e)terna “Boa Mãe” fizeram tanto sentido como agora, nesta distância interpessoal, sem o conforto do sorriso, do abraço de quem se ama e se quer perto....  Chegam, assim, as suas palavras de conforto e de enorme esperança. Virtudes heroicas, outrora, aclamadas num tempo igualmente difícil em que as epidemias de varíola e de pneumónica assolavam esta bela terra.

Na senda desta generosidade imensa, celebrou-se, a 15 de janeiro de 2021, a fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, obra da Irmã Mary Jane Wilson, a humilde Serva de Deus.  Para a homenagear, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo compuseram trabalhos criativos que ilustraram os placares junto das suas salas.

 

Por todos os madeirenses que persistem nesta adversidade na esperança de um tempo melhor. Ouvi-nos, “Boa Mãe”! 

Por admin.colegiosteresinha Em 06/02/2021 10:05

Com esperança e muito receio, lá iniciamos o tão desejado 2021. Na sala de aula, agora, em regime não presencial, também não faltaram as previsões para este novo ano, que se quer melhor que o anterior. Um ano com saúde. Com abraços. Afetos.

Entre outras atividades, os alunos do oitavo ano criaram o TOP 5 dos ingredientes essenciais para se confecionar um 2021 digno de se viver com alegria.

 

Por último, depois da leitura de “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond de Andrade, calamidades à parte, registou-se que cada um tem de lutar para “ganhar” um ano novo. Para isso, é preciso lutar por ele e merecer, pondo em prática estes e tantos outros valores:  o trabalho, a responsabilidade e a honestidade.

Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2021 Colégio Santa Teresinha