Pensamento da semana

ANO LETIVO 2021/2022
Ementa - 2 a 27 de julho

Por admin.colegiosteresinha Em 28/03/2021 19:06

Salta um coelhinho aqui… Salta um coelhinho acolá… Ops!!! Cá está um ovo de chocolate!!!! BRAVO, BRAVO!!!!

Dos placares, janelas e paredes saltam coelhinhos, nascem ovos de chocolate coloridos, crescem flores e brotam cenouras. Eis o Colégio de Santa Teresinha!

De forma muito colorida, criativa e expressiva os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo embelezaram os corredores junto às suas salas.

Não faltou, também, a dimensão mais formal e religiosa desta quadra. A Páscoa dos Cristãos ocupa um grande número de placares que, mais do que tornar a escola bonita, procura transmitir uma mensagem, buscando o seu ensinamento.

A Páscoa é uma festividade religiosa que lembra a crucificação e festeja a ressurreição de Jesus. É, por excelência, uma época para celebrar a vida e transmitir a paz. Assim, se fazem trabalhos com as crianças, trabalhos que ensinam, trabalhos que desenvolvem capacidades e competências, trabalhos que encantam, trabalhos que embelezam e, sobretudo, trabalhos que despertam a vontade de caminhar no sentido da esperança que une e faz viver.

Votos de uma Santa Páscoa!

Por admin.colegiosteresinha Em 20/03/2021 19:29

A “Via Sacra” corresponde ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz, desde o pretório, residência do comandante nas fortificações da Roma Antiga, até ao calvário, onde faleceu.

Simulando o percurso doloroso de Jesus e numa prática devocional que remonta ao século XI, os cristãos recriam o caminho doloroso de Jesus, orando e agradecendo a dádiva da nova vida, a dádiva da Ressurreição.

Esta prática de contemplação ocorre pelos dias da Quaresma e, fazê-la, permite-nos uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.

As Estações, passos ou etapas desta caminhada foram sendo definidos ao longos dos tempos e, no século XVI, elas eram catorze. Contudo, o Papa João Paulo II sugeriu que fosse criada uma décima quinta estação para recordar a ressurreição de Jesus.

Nesta caminhada, cultivam-se valores como a oração, a justiça, o perdão, a gratidão, o amor, a ajuda, a caridade, a persistência, a humildade, a resiliência, o respeito, a reconciliação, a generosidade, a fé e a esperança. Estes devem sustentar a vida humana e o crescimento espiritual interior. Assim foi no nosso Colégio! Recriando o Caminho de Jesus até ao calvário, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos foram convidados a meditar sobre o sacrifício de Jesus e sobre a forma como Ele, generosamente, deu a vida por nós. Rezando, cantando e, sobretudo, agradecendo, foram percorridas as 15 estações.

“Pai nosso, que estais no céu, caminha connosco durante esta época de arrependimento. Aceita o nosso empenho: em mudar, em rezar, em fazer sacrifícios e realizar boas ações. Transforma o nosso egoísmo em generosidade. Abre o nosso coração à tua Palavra. Amém.”

Por admin.colegiosteresinha Em 14/03/2021 17:16

Almoço

Almoço - Vegetariano

Por admin.colegiosteresinha Em 07/03/2021 18:11

«Não há amigo tão leal quanto um livro.» (Ernest Hemingway)

Na certeza de que um livro é um amigo leal e verdadeiramente valioso, os alunos do Colégio de Santa Teresinha foram motivados para a participação na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

Por mais que o tempo atual seja delicado, a celebração da leitura é essencial. Como tal, a festa aconteceu para todos os ciclos, a fim de os objetivos da iniciativa do Plano Nacional de Leitura serem cumpridos nesta escola da “Boa Mãe”: «estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura».

Durante o mês de fevereiro, os alunos participantes dos 1.º e 2.º ciclos tiveram a oportunidade de mostrar, ao vivo, o seu talento na leitura expressiva de um poema e na apreciação crítica oral do mesmo. Os 27 participantes do 3.º ciclo foram orientados, a partir da plataforma “Teams”, para a execução de um vídeo criativo com a leitura e apreciação do texto selecionado. A sua produção em formato digital foi valorizada por um grupo de quatro jurados, em regime presencial. O júri, sempre constituído por um convidado exterior à escola, não teve tarefa fácil, pois, pequeninos em tamanho e idade, foram grandes a recitar e a argumentar. O importante, na verdade, é a experiência que fica e ensina.

Apurados foram, por fim, três participantes, ficando um como suplente, por cada nível de ensino. No momento, já pensam na fase regional que se realizará à distância, entre 13 de março e 26 de abril, com duas provas, uma de leitura expressiva de um texto poético e outra de argumentação, gravadas em formato audiovisual.

E, assim, se realizou a festa da leitura! Presencial ou não presencialmente, houve emoção e, pela leitura, é que vamos crescer e ser mais felizes!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/03/2021 15:15
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.