Pensamento da semana

Minimizar

 

  

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
RECOMEÇAR
Ementa - 8 de setembro a 1 outubro
Horários 2021/2022 (Atualizados)
Início do Ano letivo 2021/22
NOVOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO
(MINI)FEIRA DO LIVRO
“SOMOS FINALISTAS!”
ECOVALORES
ANO LETIVO 2021/2022
Ementa - 2 a 27 de julho

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:13

CAMPEONATO REGIONAL DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Na passada sexta-feira, 18 de junho, realizou-se a segunda fase do AgenteX - “Investigação Final”, entre as 13h30 e as 15h00, no edifício principal do Colégio de Santa Teresinha. Nesta prova individual, participaram os “agentes” com melhor classificação na Fase de Investigação, que consistia na resolução de dez casos (problemas), ocorrida até maio.

Assim sendo, no campeonato “mini”, estiveram em prova os alunos do 6.º C: Manuel Franco e Miguel Franco; no “max”, do 7.ºA:  Alexandre Neves e Diogo Silva. Na final, tiveram, como desafio, seis problemas, três de escolha múltipla, em que a avaliação recai sobre a opção corretamente selecionada, e três de resposta aberta, em que a classificação valoriza todo o processo de resolução apresentado.

Posteriormente, corrigidas as provas, são premiados os três melhores Agentes do campeonato “AgenteXmini” e os três melhores do “AgenteXmax”. Para todos, há um prémio de participação e um certificado.

Porém, o que conta é, de facto, a participação nesta iniciativa que, além de um complemento ao processo de ensino/aprendizagem da Matemática, promove o gosto pela disciplina e o espírito de competição e iniciativa.

E, uma vez mais, na resolução de problemas, provou-se que a matemática é crucial no crescimento integral de qualquer “agente” que se quer grande, concentrado e realizado.

 

Muitos são os benefícios desta ciência. APRENDER A PENSAR para boas decisões tomar!

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:05

Foi operacionalizado, no âmbito do Apoio de Português Língua Não Materna (PLNM), um projeto intitulado “A Tua Língua Não Me É Estranha!”.

Ao longo do terceiro período, as alunas Erika Pérez e Stefani Teixeira realizaram, ao longo das aulas de apoio, toda uma atividade de pesquisa e tratamento de dados para posterior elaboração de um trabalho a apresentar nas turmas de 5.º ano.

Erika e Stefani, duas alunas extremamente dedicadas e responsáveis, quiseram partilhar com os colegas mais novos algumas informações relacionadas com o seu país de origem, a Venezuela.

A localização da Venezuela, a sua capital, o idioma, a educação, a religião, a gastronomia e as festividades foram alguns dos temas abordados ao longo da apresentação, tendo as alunas não só conquistado a atenção e o carinho dos colegas como também uma participação bastante ativa dos mesmos.

Do esforço de duas alunas de PLNM à empatia e curiosidade dos alunos na aula de português. E, assim, pela inclusão, com responsabilidade, criatividade e muita garra, é que vamos! 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 09:51

Por ocasião da abordagem do conteúdo programático referente ao texto publicitário, os alunos do segundo ciclo construíram os seus próprios anúncios, quer comerciais, quer não comerciais ou institucionais, dando largas à sua imaginação, sensibilidade e criatividade.

Num projeto a que deram o nome de “Publicidade Transparente… Para uma Escolha Consciente”, os alunos, para além de aplicarem efetivamente os conhecimentos adquiridos e assimilados,  (inter)agiram em conformidade com aquelas que devem ser as regras de uma publicidade correta e assertiva, pois, enquanto consumidores, antes de tudo, serão sempre confrontados com todo o tipo de apelos por parte de uma sociedade que nem sempre tem como prioridade o respeito por essas mesmas regras e pelos valores morais e sociais inerentes a uma realidade que queremos igualitária e responsável!

Mais uma vez, o segundo ciclo está de parabéns pelo seu trabalho. Um trabalho recheado de dedicação e responsabilidade! Amor e criatividade!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/06/2021 19:45

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2021 21:43

É com brio que, pelo oitavo ano consecutivo, o Colégio de Santa Teresinha participa no Concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, dirigido aos alunos dos estabelecimentos de ensino básico, secundário e profissional por ocasião das comemorações do dia 10 de junho.

Esta iniciativa do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, visa associar as gerações mais novas às comemorações do dia 10 de junho, premiando os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride.

O texto da aluna Victória Freitas de Castro foi galardoado com a menção honrosa, entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na tarde de 8 de junho, no Palácio de São Lourenço.

Depois de ouvir o texto da aluna vencedora e de o considerar primoroso, o Presidente da República teceu um discurso amplamente motivador para todos os presentes, em especial para as quatro alunas premiadas. Enalteceu-lhes a arte de escrever muito bem na língua portuguesa e apelou para que tivessem sempre orgulho em ser portuguesas. Realçou a importância de viver uma experiência como aquela e de lá estar pela pátria, um momento marcante, de grande crescimento.

No grupo convidado do Colégio de Santa Teresinha, além da professora de português de nono ano e da aluna premiada, na companhia dos seus pais, estiveram presentes os alunos participantes: Carolina Quaresma Azevedo Santos, João Bernardo de Jesus Ghira, Leonor Fernandes de Gouveia e Mara Rafaela de Freitas António Sousa Rocha. Com brio, ofereceram ao Presidente o livro sobre a fundadora do seu colégio O Percurso Madeirense da Venerável Irmã Wilson segundo a imprensa regional (1881-1916) – da autoria de Duarte Mendonça. A caridosa “Boa Mãe”!

Foi com a alma cheia que as alunas participantes do Colégio de Santa Teresinha saíram do evento. Discurso inspirador, atitude calorosa, palavras certas, vontade em ser e lutar por Portugal. Bem-haja!

 

Na “pequena grandura dum batel”, a sonhar e a concretizar o esplendor de Portugal! 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 13/06/2021 21:32

A 5 de junho, o aluno Santiago Vieira do 4.º C assistiu à prova final de palco do Concurso Nacional de Leitura, no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

A delegação da Madeira foi muito bem recebida pelas comissárias da iniciativa. O aluno Santiago fez-se acompanhar pela professora Fátima Andrade e a sua encarregada de educação. O evento decorreu durante a manhã e foi transmitido em streaming devido à pandemia da COVID-19. Porém, os alunos da Madeira tiveram a honra de assistir, ao vivo, à cerimónia final do Concurso, apresentada por José Carlos Malato.

Além desta festa em palco, houve, ainda, a possibilidade de uma visita ao Aquário Vasco da Gama, após um almoço agradável no terraço do Templo da Poesia.

Com poesia, património e convívio, fez-se o encerramento do Concurso que visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

 

Que se continue a voar sem ter asas e a viajar sem sair do lugar!

Por admin.colegiosteresinha Em 11/06/2021 09:11

SER CRIANÇA é ter o sonho de voar, de crescer e de brilhar.

É construir um mundo de sonhos, depositando a esperança de os concretizar.

É brincar com a simplicidade de imitar os adultos.

É crescer com a certeza de que é necessário superar desafios.

É festejar cada dia como se não houvesse amanhã.

SER CRIANÇA é ter um sorriso fácil, é desejar ser um herói, é imaginar-se no topo do mundo, é ser grande, sendo pequenino.

Ah! Como é bom ser criança!

Pelas crianças, concretizamos a nossa missão; nas crianças, depositamos as nossas esperanças; assim sendo, celebramos o Dia da Criança.

Entre gelados e bolas de sabão, aqui se fez a delícia do dia 1 de junho. Os placares devidamente decorados assinalaram, com cor e alegria, esta efeméride.

Não faltaram os jogos no átrio, o cinema e a confeção de doces na sala de aula. Os alunos do 1.º ciclo ainda tiveram a experiência de um dia sem farda. “Que fixe!”, exclamavam.

Dos mais pequenos aos maiores, ninguém ficou esquecido. Foi um dia verdadeiramente especial para as crianças de Santa Teresinha, confirmado em cada sorriso de felicidade. Nas palavras de imensa gratidão.

Feliz dia da criança!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/06/2021 19:23

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:54

«Maria, Mulher da ação,

faz com que as nossas mãos e os nossos pés

se movam “apressadamente”

rumo aos outros,

para levar a caridade

e o amor do teu Filho Jesus,

para levar ao mundo, como tu,

a luz do Evangelho.

Ámen!»

                                                         Papa Francisco

A 13 de maio de 2021, em Santa Teresinha, preces de renovada gratidão foram aclamadas à bela “Mãe imaculada”, “incomparável Mãe”, pela sua presença materna. De amparo num tempo de imensa esperança. Mãe de misericórdia.

Súplicas de amor, de humildade, de vocação, de intrepidez, de proteção a Bem-Aventurada Virgem de Fátima ecoaram em cânticos, orações e ilustrações, entre os meninos e as meninas do pré-escolar aos finalistas do ensino básico.

Assim, no pré-escolar, a história da “Rainha do Céu” foi assistida em vídeo, desenhos e ilustrações foram realizadas, entre orações e cânticos, em prova da sua devoção.

Junto dos alunos do primeiro ciclo, o dia 13 de maio foi igualmente especial. Para a comemoração da aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, decoraram salas e placares com imagens criativamente ilustradas. Honraram o pedido que a Virgem Maria fez aos três pastorinhos e rezaram o terço. Em simultâneo, os alunos realizaram algumas preces, entre as quais se pediu a proteção das famílias, da escola e todos os que os ajudam no crescimento. Ao som do cântico “A treze de maio”, foi realizada uma procissão, durante a qual seguiram atrás de um pequeno andor, ornamentado com flores oferecidas generosamente pelos alunos, com Nossa Senhora ao centro e conduzido por quatro alunos.

Nos restantes ciclos, ora em educação moral e religiosa católica ora em formação pessoal e social, deixou-se velar pela “nossa Mãe” com oração e preces, em silêncio, para um abraço de vida, esperança e paz.

 

«Ah! Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.»

 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:45

 Na leitura da obra O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos do oitavo ano, na disciplina de português, foram motivados para a escolha de um excerto para a sua dramatização em pequenos grupos.

Escolhido o grupo e o excerto, houve ensaios em aulas ao ar livre, no pátio da escola, onde a emoção e a aprendizagem tão bem se fez.

No papel de Vanina, do Tutor, da Bonina ou de outra personagem da obra, os alunos apresentaram-se em “palco” com responsabilidade e empenho. Adereços não faltaram: leques, chapéus, lenços, xailes, vestidos, saias compridas, gravatas, bengalas, espelhos…. Houve quem trouxesse fatos de casamento para protagonizar o Comendador Zorzi ou o Tutor de Vanina, uma rapariga apaixonada, vaidosa e ingénua. Uma rica aprendizagem.

Além da vertente da leitura e da oralidade, os alunos trabalharam a escrita criativa. Compuseram, em verso, o retrato da personagem que iam interpretar, numa cartolina A4 ilustrada.

Nestas ações, os alunos foram encorajados a desenvolver e a pôr em prática valores essenciais na cultura de escola, nomeadamente a responsabilidade, a excelência, a inovação, a reflexão, a cidadania e a participação. Verificaram que a vida, muitas vezes, traz ilusões. Aprenderam, no lugar das personagens, a distinguir as ilusões e os sonhos da realidade. Conheceram mais sobre Veneza, a cidade construída sobre a água, com canais onde circulam gôndolas.

 

Assim, neste projeto de leitura, além das competências de linguagens e textos, os alunos desenvolveram o pensamento crítico e criativo. Tudo a partir de um livro e da leitura que é arte. 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/06/2021 14:30

“Quem te ama não te agride!” foi o mote para o trabalho dos alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Valorizar relações sem violência, sejam elas de namoro, de amizade, de parentesco, de trabalho ou de convívio pontual foi um dos objetivos deste trabalho.

A comunicação social traz a público situações de violência que terminam de forma fatídica. Infelizmente, constatou-se que, por exemplo, entre namorados, a violência, seja física ou psicológica, tem mostrado uma tendência para subir. De forma preocupante, alguns jovens consideram normal haver violência no namoro e, frequentemente, entendem esse comportamento como sendo um ato de amor.

“Quem te ama não te agride!” pretende alertar os jovens para a ação inversa: quem ama cuida; quem ama protege; quem ama faz feliz; quem ama entende; quem ama respeita

Mais uma vez, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento cumpriu a missão de trabalhar os alunos no sentido da construção de cidadãos conscientes, proativos, completos e respeitadores dos direitos universais dos homens.

 

Os trabalhos encontram-se expostos no quarto andar, em placares das salas de aula e do corredor, permitindo que a mensagem ecoe no coração dos jovens alunos, na pretensão de um futuro com mais AMOR. Verdadeiro!

Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2021 Colégio Santa Teresinha