Pensamento da semana

Minimizar

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
SANTA CECÍLIA
“A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU”
Ementa - 29 de novembro a 17 de dezembro
UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA
EIS SÃO MARTINHO!
A JANELA DO CONHECIMENTO…
O MEU AUTORRETRATO EM VERSO, PONTO E LINHA
CHEGADA DO OUTONO
PARLAMENTO JOVEM REGIONAL
O MAGUSTO

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 30/10/2021 18:34

Diz a música que “A Madeira é um Jardim, / A Madeira é um Jardim, / No mundo não há igual, / No mundo não há igual […]”. Cedo as crianças aprendem o Bailinho da Madeira, canção que faz parte da nossa cultura, espelha as nossas gentes e atiça o nosso sentimento de identidade. Terra de muitas flores, festividades e alegria, gastronomia de “fazer crescer água na boca”, seja o típico bolo do caco servido antes da tradicional espetada, seja a carne em vinha d'alhos que se come pelo Natal, seja a poncha de aguardente e mel, iguarias únicas que fazem as delícias dos locais e dos visitantes. Paisagens naturais nunca vistas, passeios pela Natureza, acolhimento caloroso, casas típicas de localidades e épocas, festa do vinho, cortejo de Carnaval e grande espetáculo pirotécnico que presenteia a chegada do Ano Novo.

Razões não faltam para termos orgulho da nossa Ilha e não faltam, também, aspetos que podem ser utilizados para promover o destino Madeira. Numa época em que a retoma do turismo vai acontecendo lentamente e sendo esta atividade a base da economia madeirense, os alunos do 9.º ano de escolaridade elaboraram cartazes de promoção da Ilha da Madeira, da sua cultura e dos seus produtos típicos. Este trabalho foi orientado pela disciplina de geografia, no âmbito do conteúdo programático que aborda a atividade turística.

Conclui-se com a certeza de que os nossos operadores turísticos ficariam deliciados com os cartazes dos nossos alunos. Espreitem a sua arte na nossa galeria! 

Por admin.colegiosteresinha Em 18/10/2021 08:21

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 6.º ano realizaram um trabalho de projeto, com o intuito de sensibilizar para a proteção e respeito pelos animais.

O dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, ficou marcado pela iniciativa dos alunos que, como agentes promotores do amor pelos animais, bem como de uma responsabilidade e sentido de humanismo cuja premência se impõe cada vez mais, souberam responder ao desafio proposto, com muita alma e a determinação do costume.

Proteger e respeitar incluem, naturalmente, alimentar, zelar pelo bem-estar dos animais e brincar com eles, sejam domésticos ou selvagens. E, acima de tudo, nunca os abandonar! Premissas fundamentais para uma sociedade que queremos mais ativamente participativa, humanista e solidária.

E, assim, os alunos do 6.º ano estão de parabéns por terem deixado a sua marca indelével na contribuição para um mundo melhor, um planeta mais saudável, um futuro mais garantido.

 

Por estes e por todos os seres vivos, caminhemos com amor e responsabilidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 06/10/2021 08:58

(E)terna Santa das Rosas

Na passada sexta-feira, 1 de outubro, a comunidade do Colégio de Santa Teresinha empenhou-se numa honrosa homenagem à sua padroeira, Santa Teresinha.

Nascida Marie Françoise Thérèse Martin, Santa Teresinha do Menino Jesus deixou um exemplo simples de cultivar a vida espiritual. Um caminho árduo, marcado pela perda da mãe aos quatro anos, fê-la acreditar que o coração do homem, mesmo na sua pequenez, acaba por ser reconhecido pelo amor de Deus.

A “pequena rainha da França e de Navarra”, assim agraciada pelo carinho especial do seu pai, depois de um percurso de caridade e de extrema humildade, foi beatificada pelo Papa Pio XI, que a considerava a «estrela do seu Pontificado», «uma palavra de Deus», e, mais tarde, canonizada.

Como forma de glorificar a também padroeira universal das missões católicas, foram muitas as iniciativas implementadas em cada sala de aula, do pré-escolar ao terceiro ciclo. Não faltaram os placares bem ornamentados com trabalhos criativos e materiais diversificados. Um mural com as flores prediletas da Santa foi construído, sob a aclamação dos seus atributos, podendo-se, entre outros, ler “guerreira”, “humilde”, “cuidadora”. Com a lição de cada sábio pensamento da Santa Teresinha, foram registadas palavras-chave da sua ação em pétalas, que, juntas, deram lugar a uma bela e vistosa rosa.

Nesta caminhada há pouco iniciada, exigente e tão desafiante, é sempre hora de pedir proteção, amor e esperança imensa.

Ó Santa Teresinha, exemplo de alma, rogai por nós!

Querida padroeira, coração misericordioso, ouvi as nossas preces!

Por admin.colegiosteresinha Em 06/10/2021 08:42

“Ó gente da minha terra!”

Os músicos madeirenses foram enaltecidos no Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, no Colégio. Tudo partiu do projeto desenvolvido pela disciplina de educação musical junto dos alunos do sexto ano de escolaridade. Tiveram, em primeiro lugar, de escolher um músico madeirense; depois, pesquisar a sua vida e obra; por fim, construir um cartaz apelativo sobre a personalidade selecionada. E o resultado está à vista no primeiro andar da instituição. Criatividade e trabalho!

Muita gente da terra, mais ou menos presente, foi, então, assinalada. Entre tantos nomes sonantes da música madeirense, Maximiano de Sousa ganhou um especial destaque na galeria dos grandes imortais. Do sonho de barbeiro, alfaiate formado,  a um dos mais populares artistas portugueses, Max  deixou grandes êxitos como “Noites da Madeira”, “Bailinho da Madeira” e “A Mula da Cooperativa”.

Aproveitou-se, por último, a efeméride para vincar as vantagens desta forma de arte que, adorada por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, é capaz de unir povos e de cimentar a paz. Melhorar a comunicação, criar laços e fomentar a partilha, eis outros propósitos da música. 

Por admin.colegiosteresinha Em 03/10/2021 17:11
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2021 Colégio Santa Teresinha