Pensamento do mês

Minimizar

 

Contatos

Minimizar

 

Colégio Santa Teresinha

 

 

Rua Pedro José de Ornelas, n.º 19, 9050-069 Funchal 

E-mailcstf@live.com.pt 

Telefone291229095

Ensino à Distância

Minimizar

 

Plano de Contingência

Minimizar

Calendário Escolar

Minimizar

 

 

Moodle

Minimizar

Office 365

Minimizar

Ementa

Minimizar

 

Almoço 

 

Lanche

 

 

Logótipo CST

Minimizar

SeguraNet

Minimizar

Irmã Wilson

Minimizar

Horários 2021/2022

Minimizar

Manuais Escolares

Minimizar

Notícias

Minimizar
POR UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ
Ementa - 3 a 28 de janeiro
PEÇAS DE NATAL
A TRADIÇÃO DE UMA CARTA DE NATAL
UMA HISTÓRIA DE NATAL
MAGIA DE NATAL
O NATAL COM ROBÓTICA
VAMOS ORIENTAR O NATAL
PELOS DIREITOS HUMANOS
VAMOS PREPARAR A CHEGADA…

Notícias

Minimizar
Por admin.colegiosteresinha Em 12/01/2022 21:05

Por uma vida saudável e feliz aqui se trabalha na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Assim, foi altura de partilhar com a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos, ao longo do 1.º período, pelos alunos do 3.º ciclo. Inaugurou-se, desta forma, o espaço das exposições.

No âmbito do domínio de trabalho “Saúde”, os alunos do 8.º ano exploraram o tema dos vícios e da forma como podem ser prejudiciais à vida humana. Neste sentido, elaboraram cartazes informativos, com o apelo ao combate do flagelo que é uma vida pautada por um comportamento que não se consegue controlar. Incidiram, especialmente, no vício do álcool, tentando desmistificar alguns mitos associados ao consumo desta substância.

No caso dos alunos do 9.º ano, e tendo por mote “Quem te ama não te agride”, foi trabalhado o tema da violência no namoro. Estamos em crer que este tema é muito atual e a sua abordagem é de suma importância junto dos jovens, com vista a atuarmos com base numa política de prevenção. Este trabalho culminou com a realização de cartazes onde se podem ler slogans que sensibilizam para a violência no namoro e alertam para comportamentos que, justificados como sendo de amor, nada mais são do que violentos e agressivos.

Cumprindo a sua função, a Cidadania e Desenvolvimento provou ser, mais uma vez, parte fundamental do currículo para garantir uma formação integral dos alunos. 

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 20:09
Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 20:06

O Natal está a chegar e sente-se a emoção em cada cântico entoado, cada cena partilhada, em cada olhar… Não importa a idade, os conhecimentos, a experiência, todos trouxeram, com a sua peça de Natal, os valores da quadra: a caridade, a fraternidade e a espiritualidade.

Para completar as lindas decorações e avivar o autêntico espírito da quadra, o espetáculo aconteceu no palco do ginásio, entre 13 e 17 de dezembro. Foram momentos de muito talento nos vários encontros, desde o pré-escolar ao terceiro ciclo. Todos encenaram a bela história do Nascimento de Cristo, na qual se guardou o significado real do Natal: AMOR.

Para além desta tradição do Auto de Natal, palco houve para acolher o encantador musical “À procura de um pinheiro”, protagonizado pelos alunos do 6.º B. Tanto argumentaram que os enfeites de Natal, com a ajuda da estrela, encontraram colo num pinheirinho. A fechar o espetáculo, os alunos de quinto ano dramatizaram “Uma aventura de Natal”, onde a sensibilização para a reutilização e a promoção da tradição em que as prendinhas de Natal chegam com amor e carinho, longe das novas tecnologias, ecoaram no coração de cada um.

 

Votos de um Natal tranquilo. Grande. Verdadeiro em AMOR. Real em SAÚDE!

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 17:56

Há 150 anos, surgiu nos EUA a tradição de escrever a carta ao Pai Natal. Atualmente, são muitas as crianças que enviam os seus desejos ao velhinho de barba branca, com destino ao Pólo Norte ou Lapónia.

Inspirados pela passagem do Pai Natal, pelas suas prendas de grande valor, em exposição no terceiro andar do edifício principal, os alunos do oitavo ano, no penúltimo dia de aulas, escreveram-lhe uma carta bem ilustrada, recheada de sonhos. Que a pandemia fique no passado, festejar em família o Natal, construir bonecos de neve, viver com amor e muita saúde, visitar familiares distantes, entre tantos outros desejos imateriais, dignos de registo.

Mais do que estimular e desenvolver o gosto pela escrita, foi mais um momento na disciplina de português para estreitar laços e partilhar experiências.

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 12:06

Era 14 de dezembro, e o projeto “A magia de uma história de Natal” concretizou-se em cada sala do primeiro ano. Trajadas à rigor, como duendes de Natal, na companhia das suas professoras de português, duas alunas, a Maria Inês Ribeiro do sexto ano e Ana Carolina Oliveira do oitavo ano, recontaram, criativamente, a história de Mila, uma menina feliz que vivia com os seus pais. Porém, era Natal e sentia-se aborrecida. Gostava muito de ter um irmão. Na rua, com a ajuda do esquilo, do pardal e do veado, construiu um boneco de neve. Neste espírito de entreajuda, a verdade é que, passado um ano, o seu desejo de Natal tornou-se realidade e um irmão teve no sapatinho.

Depois do reconto e de partilharem também o seu desejo de Natal, todos os meninos e meninas receberam um símbolo de Natal em chocolate. Entre outros, muitos partilharam o desejo de viver sem pandemia e de passar a festa em família.

Já lá vão cinco anos que, ora a estimular hábitos de leitura e o gosto pelo livro ora a celebrar a época festiva, esta iniciativa segue a recontar um texto literário aos mais pequeninos. E a promover a lição de que, no Natal, todos os desejos se realizam. 

 

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 12:00

A magia do Natal invadiu os nossos corações e os corredores do nosso Colégio.

A cada esquina, a cada vão de escadas, a cada porta, deslumbramos uma imagem, um presépio, uma lapinha, um pinheiro lindamente decorado. A cada espaço uma lembrança da época, a cada sítio um apontamento de festa. São placares que expressam mensagens, que ilustram desejos, que transmitem emoções e que nos fazem entender o quão importante é esta época do nascimento de Jesus.

A decoração de Natal foi pensada ao pormenor, por cada aluno, por cada professor e educador, envolvendo todos os ciclos na magia que é a quadra natalícia. São estrelas, são sinos, são caixas de presépios, são a alegria do entusiasmo que tomou conta de nós.

E o desejo realizou-se! Cumprindo-se a tradição desta época, os alunos do primeiro ciclo desceram ao centro da cidade e tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo do circo. A alegria das acrobacias, a boa disposição dos palhaços e o calor do momento completaram a magia do Natal.

Desta forma se celebrou o nascimento do Menino, com a certeza de que a estrela brilha e o Natal acontece. Um feliz e Santo Natal para todos!

Por admin.colegiosteresinha Em 22/12/2021 11:30

 

O espírito de Natal invadiu o nosso colégio. Seja no contexto curricular, seja no contexto extracurricular, as atenções estão viradas para esta época de amor e fraternidade.

Nesse sentido, na atividade extracurricular da robótica, foram operacionalizados alguns projetos alusivos ao Natal, com a participação de alunos de todos os ciclos.

Existem inúmeros benefícios associados à robótica na formação integral dos alunos. Neste contexto, esta atividade permite fomentar o interesse pela ciência e pela tecnologia, nas áreas de computação, eletrónica e mecânica. Promove o estudo e a aplicabilidade de conceitos multidisciplinares, conjugando a física, a matemática, a informática, a mecânica, as línguas estrangeiras, entre outras áreas do saber. Estimula a criatividade e a inteligência dos alunos, tornando-os agentes ativos de seu próprio conhecimento. Por último, incentiva ao trabalho de grupo, à exploração e à pesquisa, bem como à construção e à automação.

Há muito que o colégio oferece esta atividade aos seus alunos e a procura supera sempre as expetativas. São vários os trabalhos desenvolvidos nesta área e, neste caso específico, fez-se nascer ovelhinhas para embelezar o nosso presépio de Natal.

Por admin.colegiosteresinha Em 19/12/2021 22:47

O Projeto “Vamos Orientar o Natal” surge no âmbito da disciplina de Geografia. Queremos que os Reis Magos encontrem o Menino, que os pastores o possam contemplar e que o Amor nascido com Jesus possa encontrar o caminho para o interior de todos nós.

Assim se criaram Rosas dos Ventos com motivos de Natal. Seja mais a Norte ou a Sul, a Este ou a Oeste, o importante é que sejamos capazes de, nesta quadra, viver o espírito da união, da fraternidade e da disponibilidade de encontrar o outro, acolhendo-o no nosso aconchego.

Por admin.colegiosteresinha Em 14/12/2021 13:56

 

 

Há 73 anos, com a colaboração de várias pessoas, o mundo, ainda abalado pela guerra, viu, com imensa esperança, ser adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas.

Traduzido em várias línguas, este documento visa, entre outros objetivos, construir um mundo melhor, sem guerras, alicerçado em valores básicos como a igualdade, a democracia e a justiça social.

Passados 50 anos, a Assembleia da República Portuguesa, reconhecendo a importância desta Declaração, instituiu que, a dia 10 de dezembro, se celebraria o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos dos 6.º e 7.º anos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, participaram num projeto de promoção dos direitos humanos, cujos resultados estão em exposição no terceiro andar do edifício principal.

Ora orientados na sala de aula ou à distância, a partir da plataforma Teams, sob a preciosa orientação das suas professoras, criaram trabalhos apelativos, com recurso a técnicas de desenho e de escrita variadas.

Assim se cumpriu o contributo da Cidadania e Desenvolvimento no incremento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, na senda dos direitos humanos, à luz de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por admin.colegiosteresinha Em 12/12/2021 19:05

Advento vem do latim Adventus que significa chegada. Antecede o Natal e é o primeiro tempo do Ano Litúrgico. É tempo de promover bons sentimentos e preparar o coração para a chegada de Jesus. Também é altura de introspeção, reflexão e arrependimento, mas é, sobretudo, altura para espalhar a paz, a fraternidade, o amor e a compaixão. São quatro semanas que antecedem o Natal e que o preparam minuciosamente.

Esta preparação para a festa do Natal remonta, pensa-se, ao século IV e a primeira referência ao “Tempo do Advento” foi encontrada na Península Ibérica.

No nosso colégio, este tempo foi lembrado na disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica e fez-se uma bonita exposição que pretende anunciar a proximidade do grande dia, a chegada do Menino, a chegada do Messias, a chegada do nosso Jesus. 

Por admin.colegiosteresinha Em 05/12/2021 10:24

Guiados pelo verdadeiro espírito do Natal, os alunos do quarto ano do Colégio de Santa Teresinha, participaram na 2.ª edição do projeto “Advento Musical” com a interpretação da canção “Uma prenda para todos”, de Fernando Paulo Gomes, Luís Matos e Marco Bento, sob a orientação da professora Marília Sousa, na disciplina de educação artística.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação (SRE), através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação (DRE), entre os dias 1 e 25 de dezembro, que conta com a interpretação de um tema de Natal por parte de 26 escolas da região, com o intuito de partilhar os valores próprios da quadra, a alegria, a fraternidade e a paz, à semelhança do Advento cristão.

Depois da escolha do tema natalício e da respetiva aprendizagem, a gravação áudio e vídeo, em diferentes momentos e espaços do colégio, mostra um ambiente caloroso composto de vozes ternurentas, gestos delicados e sorrisos tão afetuosos, sob um olhar de rica felicidade. Com prendas e adereços diversos.

Com arte, cá se contou a história de um boneco de neve com um coração de ouro. Na verdade, um boneco especial, com vontade de ser grande, pois não só ajudou o Pai Natal na confeção das prendas como também as distribuiu no seu trenó de gelo.

Assim, a cantar, a dançar e a dramatizar, eis a tradição de um belo tema de NATAL!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/12/2021 10:17

Pelos hábitos de leitura, segue o projeto “Ler a Crescer” para, entre outros objetivos, estimular, também, a escrita e a compreensão leitora.

Neste mês de novembro, muitas foram as emoções partilhadas e testemunhadas pelos alunos de 9.º ano na leitura da história comovente de Zezé, o protagonista na obra de José Mauro de Vasconcelos – O meu pé de laranja lima.

Com esta obra, os alunos conheceram este menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Inteligente, sensível e criativo, era muito endiabrado. Porém, um menino invulgarmente bondoso, com um coração autêntico, de ouro! Toma por confidente um pé de laranja lima, ao qual revela os seus sonhos e preocupações.

Movidos pelos valores da solidariedade e da empatia, os alunos finalistas do terceiro ciclo leram a obra, escolheram o capítulo preferido e elaboraram uma ilustração acerca do mesmo. Realizado este trabalho, em pequenos grupos, apresentaram a sua arte, em reconto oral.

Nesta narrativa marcada pela solidão e pela carência, ficaram os alunos a ganhar tanto na arte de se dar e olhar ao próximo, com mais doçura. E a valorizar o que têm, o colo e cada palavra de afeto compartilhada.

Por admin.colegiosteresinha Em 01/12/2021 18:31

Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que, ao morrer, ela terá cantado a Deus. É uma das santas mais veneradas na Idade Média e destaca-se por ser a santa da igreja católica com mais basílicas em Roma.

Todos os anos, os nossos alunos do 2.º ciclo, orientados pela disciplina de Educação Musical, fazem uma linda homenagem a Santa Cecília e, este ano, não foi exceção.

Relembrando a sua história de vida e a sua ligação à música, surgiram trabalhos criativos que embelezaram o espaço do Colégio dedicado às exposições.

Desta forma, também foi possível comemorar o Dia da Música, que se celebra a 22 de novembro. O ser humano procurou diversas formas de se expressar e de comunicar emoções e sentimentos, uma dessas formas foi através da música. Cedo se tornou um elemento social e, na atualidade, continua a ser fundamental como entretenimento, mas, sobretudo, como componente do desenvolvimento pessoal e social.

Que Santa Cecília proteja sempre a música que toca no nosso coração! 

Por admin.colegiosteresinha Em 01/12/2021 18:26

Tendo em conta o contexto atual da pandemia, em que o cumprimento das regras básicas de prevenção e contenção da COVID-19 é determinante, o colégio promoveu, junto de cada nível de ensino, o concurso “A pandemia ainda não acabou”, iniciativa do Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM.

Orientados na disciplina de português, muitos foram os trabalhos dignos de publicação, a nível do oitavo de escolaridade. Criou-se, com ilustração, um “slogan” apelativo, vincando, especialmente, a importância da vacinação, do uso de máscara, da higienização das mãos e da realização de testes rápidos com regularidade. Partindo do poema de Sebastião da Gama - “Pelo sonho é que vamos”, houve alunos que compuseram um belo texto poético sobre a importância dos valores no combate contra a COVID-19. Ser responsável e perseverança é imperativo.

Mais do que a vontade em submeter um trabalho por um prémio, registou-se a importância de mobilizar uma campanha interna para adoção de comportamentos assertivos por uma escola saudável. Assim, num local de passagem obrigatória, fez-se uma exposição de trabalhos sob um cenário colorido, de modo a prender a atenção de todos por uma causa comum.

Por aulas em segurança, vamos com confiança contra a COVID-19!

Por admin.colegiosteresinha Em 28/11/2021 13:00
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.
© 2022 Colégio Santa Teresinha