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Por admin.colegiosteresinha Em 20/09/2021 18:23

Com poesia, música, fotografia e valores, assim se deu início ao novo ano letivo. Sem angústia e devagarinho, com calma, tudo foi acontecendo, não fosse Santa Teresinha a (e)terna padroeira e protetora dos discípulos da sua nobre casa.

Os professores prepararam as suas salas para bem acolher os protagonistas de 2021/2022. Não faltaram as notas de boas-vindas com palavras bordadas a cor e magia. Pela primeira vez, todo o elenco dos segundo e terceiro ciclos foi recebido pelas fotografias criativas dos seus mentores, os seus professores, distribuídas no placar do terceiro andar, junto ao elevador. Saídos de um filme de animação pareciam e muita alegria semearam junto dos seus alunos. Pelos corredores e escadaria, admirando os candeeiros apelativos cheios de cor e de sabedoria, os alunos foram caminhando para o seu palco, salas de aula, revestidas de alegria e frescura.

Depois, outros placares, sob o projeto interdisciplinar do ano transato “EcoValores”, lembraram, neste arranque, que o caminho era para se fazer com valores, com responsabilidade e respeito pela casa de todos, o “planeta azul”.

Assim, entre palavras sábias e belas, como as de Miguel Torga, se registou que cada um tinha talento para fazer o seu destino. O importante era ser persistente perante as adversidades e nunca desistir. Partir com destemidez como os heróis do passado e tantos do presente (cada vez mais desafiante)!

 

Bom ano letivo a toda comunidade!

Por admin.colegiosteresinha Em 07/09/2021 13:14
Por admin.colegiosteresinha Em 02/09/2021 19:38
Por admin.colegiosteresinha Em 14/08/2021 09:50
Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 14:00

Foi na tarde de 5 de julho que, reunidos no Colégio de Santa Teresinha, se ouviu o distinto Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, a percorrer os novos caminhos da educação.

A Superiora Provincial das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, Ana Freitas Marques da Silva, fez as honras de abertura, apontando a relevância da temática nas escolas da sua instituição, que “encaminhar” para a excelência, sob os valores da “Boa” serva de Deus, era missão.

Despertada a atenção dos presentes, cerca de 110 professores da Província do Coração de Maria, o Secretário, partindo do pensamento do líder indiano, Mahatma Gandhi, afirmou que o futuro dependia das ações do presente.

Depois de garantir que, em matéria de percursos, não existia um único, pois, já à nascença, estimulado era o ser humano por um conjunto de “caminhos”, apresentou quatro biografias para realçar a importância do professor. Evidenciou que as suas atitudes marcavam vidas. Ao encorajar, devia respeitar as vontades dos seus alunos. Orientar e acompanhar sonhos. Não comprometer.

Das histórias interessantes à igualdade versus equidade. Defendeu o princípio da equidade na educação, ressalvando que pessoas diferentes tinham necessidades diferentes e precisavam, efetivamente, de soluções diferentes para oportunidades iguais poder beneficiar.

Tornando saliente o conhecimento, a base de toda a criatividade e inovação, alegou ser o saber que capacitava as pessoas, fundamental para pensar de forma diferente, encontrar respostas novas para novos problemas e comunicar. Assim sendo e parafraseando o pensamento partilhado do autor Gilberto Garbi, para dirigir a enorme massa de conhecimento, é necessário haver pessoas com vasta cultura.

Na era da globalização dos mercados, da tecnologia e da cultura digital, urge, no entender do Secretário, saber um pouco de tudo. Há que ser mais radical, destemido, ter pensamentos novos, num contexto diferente onde o digital impera e o professor deixou de ser o protagonista em prol dos seus alunos. Deixou o apelo para uma lógica de maior flexibilidade nas escolas. Conhecer pessoas, instituições e lugares era crucial, na aquisição de competências sociais, pois não basta o domínio do cognitivo para se vingar num tempo exigente de grande competitividade. Há, então, de conhecer e de experimentar para bem motivar na sala de aula. Consumir e vender boas experiências.

Antes do espaço para partilha de questões, o orador recomendou a leitura do livro do professor e investigador Daniel Susskind, Um Mundo sem Trabalho, no sentido de alertar a comunidade escolar para as consequências advindas do avanço da tecnologia, um progresso que não tornará os humanos prescindíveis, mas atribuí-los-á um lugar diferente no mundo laboral, outra liberdade, outras exigências.

À questão sobre a dimensão dos currículos em Portugal, o Secretário confirmou que os eram, na verdade, extensos, assim como o número de aulas. Acrescentou que os portugueses eram demasiado metódicos e levavam, rigorosamente, o cumprimento dos mesmos. O ideal seria, na sua perspetiva, cumprir o currículo à medida de cada meio, com flexibilidade, parceria e partilha.

E assim, neste encontro, se fez justiça ao sentido literal do termo “educação”, que, do latim “educare”, remete para o guiar, o conduzir para o conhecimento e a prática de saberes diversos.

Que não se esqueça, nesta era da informação, dos ensinamentos da (e)terna Mãe, Irmã Mary Jane Wilson, que prevê, em máximas como estas, o essencial da missão terrena:

«Quem me dera que todas as crianças do mundo tivessem pão, soubessem ler, aprendessem a catequese e amassem a Deus.».

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:56

Aliando-se às editoras Imprensa Académica e Cadmus, o Colégio organizou, entre 22 e 23 de junho, uma feira do livro, no terceiro andar do edifício principal, com o objetivo de estimular hábitos de leitura, cultivar o gosto pelo livro e motivar para a leitura de autores madeirenses.

Foram muitos os títulos em exibição. Entre outros, O Pescador e A Bordadeira, de Rafaela Rodrigues; À Descoberta da História da Diocese Global, Luísa Antunes Paolinelli; De Férias em Santa Cruz, de Carlos Diogo Pereira; Uma História do Mar à Serra, de Andreia Nascimento; A Mão de Sangue, de João Augusto de Ornelas.

Alguns alunos do primeiro ciclo, amantes de futebol, adquiriram o livro de Andreia Nascimento – Os Mágicos da Choupana. Sob a forma de estórias, este contempla alguns marcos assinaláveis do Clube Desportivo Nacional, instituição que constitui, desde a sua origem, um verdadeiro agente de desenvolvimento social, cultural e identitário da Madeira. Uns optaram pela obra A Casa da Cultura, Carlos Diogo Pereira, pelas belas ilustrações e pelo propósito de conhecer o Teatro Municipal de Baltazar Dias, a casa da Cultura, no Funchal. Outros títulos foram escolhidos, para leitura de férias, com grande entusiasmo.

Entre os alunos dos segundo e terceiro ciclos, as preferências recaíram no livro de José Viale Moutinho - Contos Populares e Lendas das Ilhas da Madeira e Porto Santo e em Saias de Balão, de Ricardo Nascimento Jardim. O primeiro apresenta contos populares e lendas das ilhas da Madeira e do Porto Santo, cobrindo todos os concelhos, chegando mesmo às longínquas ilhas Selvagens. O segundo é um romance histórico que retrata a sociedade funchalense no século XIX: classes abastadas e classes humildes; dos bairros humildes às quintas; o vinho e o turismo; a comunidade inglesa; o papel da mulher; a emigração; registo escrito de sotaques e expressões.

 

Boas escolhas… Porém, o importante é, sempre, ler. LER mais para bem crescer!

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:56

Mais um ciclo chegou ao fim para muitos dos alunos do Colégio de Santa Teresinha. Uma caminhada carregada de tanto. Um tempo único construído com valores e emoções, exemplos de vida e aprendizagens que ficarão para sempre.

No pré-escolar, os meninos, para festejar o seu percurso, apresentaram, no ginásio, muito daquilo que foram aprendendo nas atividades extracurriculares. Entre outros, momentos houve de karatê, de música, de dança e de canto.

Junto dos alunos de quarto ano, muitas lágrimas derramadas se assistiu junto da professora que ensinou a ler e a escrever. Não há palavras para tamanha arte e engenho! Despediram-se, assim, com leituras, canto e coreografias numa Eucaristia que contou com a presença do encarregado de educação. Depois de receberem um diploma, pousaram para a fotografia, riram e tanto se emocionaram. Dentro e fora da sala, foram comemorando as vivências até 30 de junho.

No segundo ciclo, os alunos fizeram a sua despedida numa Eucaristia muito especial com belos cânticos e leituras bem expressivas. Emocionados, receberam um diploma e foram surpreendidos por um convívio na cantina.

Por último, o terceiro ciclo, uma grande caminhada para muitos que a iniciaram na instituição aos quatro anos de idade. Houve uma Eucaristia com a presença dos encarregados de educação; demonstrações de grande afeto aos professores, à direção, ao pessoal não docente, por parte de cada turma finalista; a entrega de diplomas e de um anuário; a oferta aos finalistas de um bloco com os pensamentos que fizeram parte da vida do colégio neste último ano letivo. Pensamentos publicados, semanalmente, no site. Depois de tanta partilha, lágrimas e muitas fotografias, foram encaminhados para a surpresa no terraço do colégio, um bolo gigante com a fotografia de todos os finalistas. Que emoção sob uma vista magnífica a combinar com os protagonistas que partem, mas, como dizia o escritor aviador, não vão sós e deixam tanto de si na casa de Santa Teresinha.

 

«Pelo sonho é que vamos,

Comovidos e mudos.

[…]

- Partimos. Vamos. Somos.»

 

                 Sebastião da Gama

Por admin.colegiosteresinha Em 12/07/2021 13:51

Antes de fechar as notícias acerca deste ano letivo, há que dar conta de boas práticas como o projeto interdisciplinar – ECOVALORES – que colocou as disciplinas de português, formação pessoal e social e educação moral e religiosa católica (EMRC) “em campo”.

Tudo começou com a leitura analítica do poema de Eugénio de Andrade, “Urgentemente”, em que os alunos, mantendo a estrutura do mesmo e utilizando o vocabulário abordado na unidade letiva – “Ecologia e Valores” de EMRC, compuseram um poema original. Depois, elaboraram, a partir do mesmo, um poema visual. O resultado foi surpreendente, conforme atestam as imagens.

Nesta operacionalização, os alunos ficaram capazes de discutir o conceito Ecologia para um mundo sustentável, de questionar razões e situações que conduzem a comportamentos destrutivos para com a natureza, de valorizar os valores da responsabilidade, respeito e gratidão e de redigir, criativamente, um texto em verso.

 

Assim se apelou para a urgência de cuidar, conservar e reflorestar o planeta. E muito se sensibilizou para a gratidão e a responsabilidade com a Natureza. Com valores, tanto se consegue concretizar!

Por admin.colegiosteresinha Em 05/07/2021 21:47
Por admin.colegiosteresinha Em 04/07/2021 16:57

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

Por admin.colegiosteresinha Em 04/07/2021 16:45

Apesar de estarmos a chegar ao fim do ano letivo, muito se trabalha no nosso Colégio e há sempre espaço para mais uma exposição. Desta vez, vamos às plantas e aos animais, elementos fundamentais da Mãe Natureza, sem os quais a vida do Homem estaria comprometida.

Assim, na disciplina de ciências naturais, e de acordo com a temática “Importância da proteção da biodiversidade animal”, os alunos do 5.º ano do ensino básico foram orientados a operacionalizar um trabalho de pesquisa sobre um animal extinto ou em vias de extinção. 

Completando o projeto anterior, os mesmos alunos elaboraram, também, uma pesquisa sobre as plantas endémicas da Madeira, cumprindo o conteúdo programático que recai sobre a diversidade das plantas.

Na mesma disciplina, os alunos de 6.º ano do ensino básico realizaram uma pesquisa sobre a utilidade das plantas na RAM, trabalhando-se, desta forma, a importância das plantas na sua relação com a sociedade.

Abordados os conteúdos gerais, privilegiou-se o património local, ou seja, o estudo das plantas e dos animais, tendo por referência o espaço geográfico onde o aluno se inseria e a cultura desenvolvida. Nesse sentido, surgiram as relações da cana-de-açúcar ao mel de cana, da linhaça ao bordado madeira, do vime à cestaria. No âmbito das plantas endémicas da Madeira, o gerânio-da-Madeira, o ensaião, o massaroco, o loureiro e o til sobressaíram neste estudo.

 

Já no campo dos animais, as fronteiras portuguesas foram ultrapassadas, fazendo surgir o panda vermelho, a borboleta azul, o leopardo-de-Amur, o urso polar, a arara azul, os társios, entre outros. Espaço houve, também, para o nosso amigo lobo-marinho e para os golfinhos tão conhecidos da nossa gente.

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:13

CAMPEONATO REGIONAL DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Na passada sexta-feira, 18 de junho, realizou-se a segunda fase do AgenteX - “Investigação Final”, entre as 13h30 e as 15h00, no edifício principal do Colégio de Santa Teresinha. Nesta prova individual, participaram os “agentes” com melhor classificação na Fase de Investigação, que consistia na resolução de dez casos (problemas), ocorrida até maio.

Assim sendo, no campeonato “mini”, estiveram em prova os alunos do 6.º C: Manuel Franco e Miguel Franco; no “max”, do 7.ºA:  Alexandre Neves e Diogo Silva. Na final, tiveram, como desafio, seis problemas, três de escolha múltipla, em que a avaliação recai sobre a opção corretamente selecionada, e três de resposta aberta, em que a classificação valoriza todo o processo de resolução apresentado.

Posteriormente, corrigidas as provas, são premiados os três melhores Agentes do campeonato “AgenteXmini” e os três melhores do “AgenteXmax”. Para todos, há um prémio de participação e um certificado.

Porém, o que conta é, de facto, a participação nesta iniciativa que, além de um complemento ao processo de ensino/aprendizagem da Matemática, promove o gosto pela disciplina e o espírito de competição e iniciativa.

E, uma vez mais, na resolução de problemas, provou-se que a matemática é crucial no crescimento integral de qualquer “agente” que se quer grande, concentrado e realizado.

 

Muitos são os benefícios desta ciência. APRENDER A PENSAR para boas decisões tomar!

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 10:05

Foi operacionalizado, no âmbito do Apoio de Português Língua Não Materna (PLNM), um projeto intitulado “A Tua Língua Não Me É Estranha!”.

Ao longo do terceiro período, as alunas Erika Pérez e Stefani Teixeira realizaram, ao longo das aulas de apoio, toda uma atividade de pesquisa e tratamento de dados para posterior elaboração de um trabalho a apresentar nas turmas de 5.º ano.

Erika e Stefani, duas alunas extremamente dedicadas e responsáveis, quiseram partilhar com os colegas mais novos algumas informações relacionadas com o seu país de origem, a Venezuela.

A localização da Venezuela, a sua capital, o idioma, a educação, a religião, a gastronomia e as festividades foram alguns dos temas abordados ao longo da apresentação, tendo as alunas não só conquistado a atenção e o carinho dos colegas como também uma participação bastante ativa dos mesmos.

Do esforço de duas alunas de PLNM à empatia e curiosidade dos alunos na aula de português. E, assim, pela inclusão, com responsabilidade, criatividade e muita garra, é que vamos! 

Por admin.colegiosteresinha Em 26/06/2021 09:51

Por ocasião da abordagem do conteúdo programático referente ao texto publicitário, os alunos do segundo ciclo construíram os seus próprios anúncios, quer comerciais, quer não comerciais ou institucionais, dando largas à sua imaginação, sensibilidade e criatividade.

Num projeto a que deram o nome de “Publicidade Transparente… Para uma Escolha Consciente”, os alunos, para além de aplicarem efetivamente os conhecimentos adquiridos e assimilados,  (inter)agiram em conformidade com aquelas que devem ser as regras de uma publicidade correta e assertiva, pois, enquanto consumidores, antes de tudo, serão sempre confrontados com todo o tipo de apelos por parte de uma sociedade que nem sempre tem como prioridade o respeito por essas mesmas regras e pelos valores morais e sociais inerentes a uma realidade que queremos igualitária e responsável!

Mais uma vez, o segundo ciclo está de parabéns pelo seu trabalho. Um trabalho recheado de dedicação e responsabilidade! Amor e criatividade!

 

Por admin.colegiosteresinha Em 20/06/2021 19:45

 

                       

 Almoço 

Almoço - Vegetariano


 

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