Pensamento do mês

O NATAL COM ROBÓTICA
VAMOS ORIENTAR O NATAL
PELOS DIREITOS HUMANOS
VAMOS PREPARAR A CHEGADA…

EIS SÃO MARTINHO!

nov 24

Colocado por:
24/11/2021 17:43  RssIcon

11 de novembro é dia de S. Martinho!

S. Martinho chama-se, na verdade, Martinho de Tours e nasceu na antiga província da Panónia, atualmente Hungria, por volta do ano 316. Faleceu a 8 de novembro de 397, aos 81 anos.

Martinho foi soldado romano até aos 22 anos, altura em que foi batizado e se converteu à fé cristã. Deixou a vida como soldado e tornou-se monge, tendo fundado o primeiro mosteiro de França. Aos 55 anos, Martinho tornou-se bispo e exerceu este cargo até falecer.

A 11 de novembro, três dias após falecer, foi sepultado e este dia passou a ser dedicado à sua memória.

A lenda de que Martinho cortou, com a sua espada, a sua capa ao meio para a partilhar com um mendigo com frio é uma das muitas histórias de caridade que protagonizou.

Martinho, além de ser um homem culto, distinguiu-se por ter uma ação alicerçada na caridade e ensino, tendo fundado várias igrejas, mosteiros e escolas.

Em Portugal, o dia de S. Martinho é associado à celebração da maturação do vinho do ano, sendo neste dia que se bebe o primeiro copo do vinho novo e se comem as castanhas.

Assim, as crianças do pré-escolar celebraram este dia com uma bela homenagem ao nosso tão caridoso S. Martinho. Saltou-se à fogueira, fez-se merenda de castanhas assadas e ainda houve tempo para um passeio ao Mercado dos Lavradores para ver as cores características da época e saborear os aromas das frutas fresquinhas.

Tags:
Categories:
Local: Blogs Parent Separator Notícias
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.