Pensamento do mês

O NATAL COM ROBÓTICA
VAMOS ORIENTAR O NATAL
PELOS DIREITOS HUMANOS
VAMOS PREPARAR A CHEGADA…

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA

dez 5

Colocado por:
05/12/2021 10:17  RssIcon

Pelos hábitos de leitura, segue o projeto “Ler a Crescer” para, entre outros objetivos, estimular, também, a escrita e a compreensão leitora.

Neste mês de novembro, muitas foram as emoções partilhadas e testemunhadas pelos alunos de 9.º ano na leitura da história comovente de Zezé, o protagonista na obra de José Mauro de Vasconcelos – O meu pé de laranja lima.

Com esta obra, os alunos conheceram este menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Inteligente, sensível e criativo, era muito endiabrado. Porém, um menino invulgarmente bondoso, com um coração autêntico, de ouro! Toma por confidente um pé de laranja lima, ao qual revela os seus sonhos e preocupações.

Movidos pelos valores da solidariedade e da empatia, os alunos finalistas do terceiro ciclo leram a obra, escolheram o capítulo preferido e elaboraram uma ilustração acerca do mesmo. Realizado este trabalho, em pequenos grupos, apresentaram a sua arte, em reconto oral.

Nesta narrativa marcada pela solidão e pela carência, ficaram os alunos a ganhar tanto na arte de se dar e olhar ao próximo, com mais doçura. E a valorizar o que têm, o colo e cada palavra de afeto compartilhada.

Tags:
Categories:
Local: Blogs Parent Separator Notícias
Tem de ter permissões específicas para poder criar ou editar um blog.