Escola
 História Minimizar

Machico

Machico.JPG

O vale de Machico situa-se a leste da Ilha da Madeira, tem cerca de seis quilómetros de extensão e dois a três quilómetros de largo. Ergue-se por entre duas cordilheiras, uma por leste que se estende até ao Pico do Facho prolongando-se até à Ponta de São Lourenço, a outra que termina no planalto, a Queimada.

Compreende as freguesias de: Água de Pena, Caniçal, Machico, Porto da Cruz e Santo António da Serra, com uma população total de 22.190 habitantes. É limitado pelo Oceano Atlântico e pelos concelhos de Santa Cruz e Santana.

Em Julho de 1419 desembarcaram os primeiros mandatários do Infante Dom Henrique, numa baía situada a sudeste da ilha que chamaram de Machico.

Não se sabe ao certo porque baptizaram deste nome. Para alguns o nome “Machico” está associado à lenda de Machim. Outros porém afirmam que a Baía de Machico é muito parecida com uma terra algarvia que se chama Monchique, daí o seu nome.

Após o povoamento, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, actual freguesia de Machico e em 1515 recebeu de Dom Manuel o foral de Vila.

No emblema do Município podemos observar duas canas-de-açúcar que simbolizam os campos férteis do vale. Uma faixa da esquerda superior para a direita, é o símbolo da ribeira que corre a meio do vale.

Machico foi uma das primeiras zonas da ilha a ser povoada e cultivada, desde 1425, através do seu primeiro donatário Tristão Vaz Teixeira que desde então não mais parou o seu desenvolvimento.

Foi recentemente elevada a cidade, mais concretamente no dia 26 de Junho de 1996.

A Escola do Caramanchão fica situada no meio rural, no sítio do Caramanchão, Concelho de Machico. Foi inaugurada em 1999 pelo Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

A mesma surgiu com o intuito de dar resposta aos problemas de aprendizagem/comportamentos mais acentuados dos alunos das Escolas do Concelho de Machico e arredores. Só são aceites alunos com o 1º ano já completo e algumas retenções sucessivas. Desde o início que esta Escola funciona a tempo inteiro.