Aprender com o cinema

Minimizar

 

 

O projeto "Aprender com o cinema" tem por base a projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.


Para cada um dos filmes a projetar, foi elaborado um guia didático que poderá ser utilizado pelos professores para desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponível diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projeçăo, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, atividades de investigação sobre os aspetos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.

Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento correto a adotar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projeção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projeção, a limpeza do seu lugar, etc.

Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como desenvolvidas atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.


1.º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: Autoestima

Público-alvo:
Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo

A lenda de Despereaux
De Sam Fell, Robert Stevenhagen

SINOPSE

Era uma vez... no reino distante de Dor - havia magia no ar, riso com fartura e litros e litros de sopa de fazer crescer água na boca. Mas um acidente partiu o coração do Rei, deixou a Princesa cheia de saudades e as pessoas da cidade sem a sua sopa. A luz do sol desapareceu. O mundo ficou cinzento. Toda a esperança se desvaneceu nesta terra... até Despereaux Tilling nascer.

  Trailer

 

 

  


  2.º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: Preservação ambiental

Público-alvo:
Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo


A história de uma abelha
De Steve Hickner e Simon J. Smith

 

SIPNOSE

 Numa inesperada oportunidade de sair da colmeia, a vida de Barry é salva por Vanessa, uma florista de Nova Iorque. À medida que a sua relação floresce, os olhos de Barry abrem-se para o mundo dos humanos e ele rapidamente descobre que as pessoas têm uma papel decisivo no consumo de mel em larga escala. Armado com esta informação, Barry apercebe-se da sua verdadeira missão na vida e decide processar a raça humana por roubar o mel às abelhas. Como resultado, as comunidades de humanos e abelhas envolvem-se como nunca antes, cada uma apontando o dedo à outra. Barry é apanhado no meio e dá consigo com problemas bastante invulgares para resolver.

Trailer

 

 

 


 3.º PERÍODO

Tema / Problemática a desenvolver: Amizade

Público-alvo:

Pré-escolar, 1.º, 2º Ciclo


Ponyo à Beira-Mar
De Hayao Miyazaki


SIPNOSE

Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce. Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Decidida a tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke. O amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia a dia. A história de "Ponyo à Beira-Mar", baseada no conto "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen, é apresentada sob o ponto de vista do grande mestre do cinema de animação: Hayao Miyazaki.

Trailer

 


 
  
EB1 dos Louros - C. D.