Judo nos Louros

Integradas no Plano Regional de Educação da Madeira para as Escolas a tempo inteiro, as atividades extracurriculares surgem para dar resposta à necessidade de ocupar os alunos no tempo não curricular. Deste modo, criaram-se nas Escolas e fora delas meios físicos e humanos para começar a dar forma às escolas a tempo inteiro.

A atividade de judo surge dentro desta nova forma de pensar da escola, e pressupõe um espaço e uma oportunidade dos alunos desenvolverem as suas potencialidades e capacidades, pondo à prova as suas habilidades perante um conjunto diversificado de técnicas e situações.

O judo é um desporto regido por valores e normas benéficos ao desenvolvimento de competências pessoais das crianças sendo um ótimo instrumento de mudança (atitudes e comportamentos), comprovado por projetos de sucesso realizados noutros países (ex: Japão e França). A própria UNESCO defende que o judo, no tempo, favorece a diminuição do "bullying" entre crianças/alunos, melhora a aprendizagem escolar e o desenvolvimento pessoal e social da criança, contribuindo para a fixação do aluno à escola.

O judo é uma modalidade desportiva com um valor pedagógico inigualável, especialmente aconselhado para crianças e jovens. Este desporto tem caraterísticas próprias de elevado valor educativo que o distinguem de outros desportos, como o respeito pelo próximo, o autocontrolo, a confiança, a amizade e a perseverança, valores que se adquirem naturalmente através das regras e códigos associados à modalidade.

Os alunos da Escola dos Louros CD, debatem-se diariamente com inúmeras dificuldades, sendo os níveis de insucesso escolar e os casos de indisciplina/violência elevados, pelo que, professores, alunos, pais e instituição decidiram avançar com um projeto de judo na escola, pois a prática do judo potencia a valorização pessoal e social do praticante, o seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional, bem como a sua formação cívica.

Assim sendo, foi determinada uma carga horária de 2 horas semanais para o judo, a cumprir durante todo o ano, às segundas – feiras (Turmas A / C) e quartas – feiras (Turmas B / D).

EB1 dos Louros - C. D.