FAQs frequentes à liga de pais  FAQs frequentes à liga de pais Minimizar

(Perguntas frequentes)

O QUE É A LIGA DE PAIS?

É um mecanismo criado por despacho da Secretaria Regional da Educação e Cultura a 4 de Março de 2002, cuja única atribuição é gerir donativos pecuniários ou em género, atribuídos por encarregados de educação, a fim de servir de complemento para a frequência socioeducativa dos respetivos educandos.

Os representantes da Liga são eleitos em reunião de representantes das demais salas e turmas em reunião presidida pela direção da Escola.

COMO POSSO CONTRIBUIR?

Solicitamos a todos os encarregados de educação que contribuam com um apoio mensal de 4€ (quatro euros) durante todo o ano letivo, portanto de Setembro a Junho, perfazendo assim dez entregas. Se assim entenderem, podem fazer entregas trimestrais ou até mesmo anuais. Podem também contribuir com outro tipo de apoio, seja em géneros ou em serviços, quando for do interesse de todas as partes.

PARA QUE SERVEM OS DONATIVOS?

O plano de atividades da escola e da Liga de Pais implicam aquisição de materiais, de ingressos, transporte de crianças, entre outras despesas variadas que constam no orçamento da Liga de Pais para este ano letivo. Através dos fundos recolhidos entre os encarregados de educação, poderemos dinamizar várias atividades e assim proporcionar aos nossos filhos mais experiências enriquecedoras e também melhorar as condições gerais da escola. Os donativos serão sempre aplicados em situações do interesse dos alunos e da comunidade escolar. O apoio de TODOS É FUNDAMENTAL, para que a escola tenha condições de colocar em marcha todo um leque de atividades e de ações educativas!

COMO FAÇO O DONATIVO?

Poderá fazer o seu donativo de duas formas:

1.    Através de transferência bancária para o NIB 0035 0431 00001690 500 14 (Caixa Geral de Depósitos). Quem usar este método deverá colocar na caixa de donativos um comprovativo dessa transferência, identificando claramente o valor doado, o nome do aluno e respetiva turma/ sala.

2.    Através do depósito de um envelope com cheque ou dinheiro na caixa de donativos para a Liga de Pais, situada na secretaria da escola. Identifique claramente o nome do aluno e respetiva turma/ sala e o valor que está a doar.

O DONATIVO É POR ALUNO OU POR ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO?

Solicita-se a todos os encarregados de educação que façam donativos por cada educando matriculado neste estabelecimento de ensino.

QUAIS SÃO AS CONTRAPARTIDAS PARA QUEM DOA?

Serão passados recibos em nome dos encarregados de educação que prestem donativos, que são dedutíveis no IRS como previsto na lei do mecenato (DL 74/99 de 16 de Março). Os interessados deverão levantar os seus respetivos recibos na secretaria, que serão emitidos em Janeiro e em finais de Junho, para as doações ocorridas em Setembro-Dezembro e Janeiro-Junho respetivamente.

POSSO CONSULTAR AS CONTAS DA LIGA?

Pode e deve. Basta requerer por email (ligapaisachada@gmail.com). Também serão afixadas as movimentações da conta bancária e os investimentos realizados durante o ano letivo. Serão anunciadas os totais das doações por sala/ turma, mas por questões de privacidade, não serão públicas a autoria dos donativos. No final do ano letivo será realizada uma reunião geral de pais para aprovação das contas da Liga.

Pelo bem dos nossos Filhos