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Um dos objetivos transversais do Clube Código será promover as Ciências da Computação nos diferentes contextos educativos. Pelo que será importante oferecer um programa de desenvolvimento profissional à comunidade educativa, nomeadamente aos professores, enquadrando ainda melhor esta temática.
Nesta perspetiva, e a partir de janeiro de 2020, será possível enquadrar uma proposta formativa que explorará os Fundamentos das Ciências da Computação, numa colaboração com a parceria internacional Hora do Código, do projeto Code.org.
O curso de formação, nesta primeira fase, será para todos os docentes da Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo. As datas para a realização serão posteriormente divulgada às escolas.

 

aprendercomcinema

O projeto "Aprender com o cinema" tem por base a projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Para cada um dos filmes a projetar, foi elaborado um guia didático que poderá ser utilizado pelos professores para desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponível diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, atividades de investigação sobre os aspetos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.

Por outro lado, o próprio visionamento numa sala de cinema, torna necessário que o professor dialogue com o aluno sobre o comportamento correto a adotar numa sala de cinema, como por exemplo: saber sentar-se, esperar o início da projeção, estar em silêncio para ouvir os diálogos, o uso dos alimentos e bebidas durante a projeção, a limpeza do seu lugar, etc.

Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como desenvolvidas atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.

A EB1/PE da Ajuda está a recolher tampinhas para oferecer material ortopédico…
”Dê uma Tampa à Indiferença.”
Participa e recolhe tampinhas de plástico.
A escola e o ambiente agradecem!

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"A EB1/PE da Ajuda empenha-se em mais uma causa solidária, na recolha de papel, com o fim de participar na Campanha "Troca de papel por Alimentos", iniciativa do Banco Alimentar contra fome. E o nosso “Papelão”, junto ao hall de entrada, no piso 0 da escola, será o ponto de recolha para o papel velho e usado: jornais, revistas, folhetos, cadernos, fotocópias…

Contamos com o apoio de todos na proteção do ambiente! Bem hajam!"

Escola Solidária

A Equipa Projeto Ajuda Solidária

AaZ - Ler Melhor Saber Mais

 

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As Tecnologias da Informação e Comunicação revolucionaram o ambiente escolar.
Promovem momentos mágicos, experiências de aprendizagem apelativas e motivadoras, constituindo uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho imprescindíveis, no mundo de hoje, onde é preciso conhecer e dominar...

O crescimento acentuado das TIC e o papel que assumem nos diversos anos de escolaridade como meio de desenvolvimento das crianças e jovens, bem como a consciente necessidade de promover actividades de complemento curricular que incidam nos domínios científicos e nas Tecnologias da Informação e Comunicação onde imperam diversas possibilidades  e meios de comunicação, motivou a Direcção Regional de Educação da Madeira, através da Direcção de Serviços e Tecnologias Educativas, a criar, há já alguns anos um plano de acção e de apetrechamento das escolas da região e, simultaneamente, a colocação nas escolas de recursos humanos responsáveis pela dinamização de actividades de infoalfabetização.

 

A Carta da Convivialidade Escolar é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.
Este projeto de intervenção tem como principais desígnios: promover em cada escola o debate e a reflexão sobre as prioridades e possibilidades de intervenção; analisar a incidência e a natureza dos vários comportamentos antissociais que ocorrem em contexto escolar; documentar as boas práticas que têm sido levadas a cabo pelas escolas com o propósito de combater estes fenómenos e estabelecer uma rede de partilha de informação e estratégias de intervenção com vista ao sucesso educativo dos alunos.
Por forma a concretizar estas intenções, a Carta da Convivialidade Escolar pretende implementar grupos de trabalho nas escolas que, por sua vez, virão a dinamizar as estratégias necessárias à diminuição da indisciplina, do bullying, da violência e de outros fenómenos que lhe estão associados.
 

Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se, então, imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.

Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização simulacros, entre outras) e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança nas escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

Este projeto da Secretaria Regional de Educação conta com a parceria do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, da Associação Insular de Geografia, do Instituto de Administração da Saúde e do Serviço de Defesa do Consumidor.

 

 

EB1/PE da Ajuda