Eco códigos

Minimizar

Desafio PRIO 2023

Minimizar

Aqui fica a resposta ao desafio PRIO: História Coletiva: “Uma gota de água e uma gota de óleo”

Poluição marinha

Minimizar

 Vídeos sobre poluição marinha realizados pelos alunos do 4º ano.

 






Plantas invasoras

Minimizar

Desafio plantas Invasoras

Estas são algumas das plantas invasoras na nossa freguesia. (cartazes elaborados pelos alunos do 3º e 4º ano nas aulas de TIC)

 

Painel da Biodiversidade

Minimizar

A elaboração de um painel acerca da biodiversidade local foi uma tarefa sugerida à turma do 1.º ano de escolaridade da EB1/PE e Creche de Água de Pena, que acolheu a ideia com enorme agrado.

Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa por parte da professora titular e da docente de Expressão Plástica, a fim de melhor conhecer a fauna e a flora da Ilha da Madeira e assim, conseguirmos esclarecer com maior assertividade os alunos. Toda a informação recolhida foi organizada em dois PowerPoints, separados pelas temáticas já mencionadas que foram posteriormente apresentados à turma. 

De seguida, partilhámos a temática em estudo com os alunos e questionámos o que queriam fazer para a elaboração do nosso painel, ao que logo indicaram colagens. Uma vez que esta é uma técnica muito adequada à faixa etária, pois desenvolve a motricidade fina, decidimos criar os moldes de algumas espécies (fauna e flora) para que, em pequenos grupos pudessem preencher com papel rasgado, utilizando as cores adequadas à representação real das espécies. Através de um cartão com 1m por 70 cm, aproximadamente, sugerimos aos alunos o seu preenchimento com folha de jornal/diário, aplicando também a técnica da rasgagem, reutilizando assim o material mencionado. 

Destinámos as aulas de Expressões Artísticas para a construção do nosso painel e ocupámos cerca de três a quatro aulas com a duração de uma hora, que foram antecedidas por duas aulas teóricas, nas quais se visualizaram os PowerPoints e se dialogaram acerca das espécies abordadas. 

 

Microplásticos

Minimizar

Nos dias que correm, os microplásticos são uma enorme ameaça ao nosso ambiente, especialmente aos nossos oceanos. O que são microplásticos? Porque são tão perigosos. O que podemos fazer para tentar eliminar esta ameça? Foi o que os nossos alunos do quarto ano foram pesquisar e elaboraram um infograma no Canva.com para poder alertar a nossa comunidade para os perigos e dar algumas ideias de como podemos reduzir este tipo de poluição.

Tragapilhas 2023

Minimizar

O nosso novo Tragapilhas. Este ano decidimos que seria um cãozinho.

Horta biológica da nossa escola

Minimizar

Desafio Ecolápis

Minimizar

No âmbito do projeto Eco-escolas a nossa escola participou em mais um desafio intitulado Ecolápis. 

O desafio Faber-Castell, uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell, está de volta para uma segunda edição no ano letivo 2021-2022, com o título “Onde está o EcoLápis?” e é inspirado no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford.

Pretende-se assim, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos”, onde deve estar representada a personagem EcoLápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação. in https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/onde-esta-o-ecolapis/

Apesar de todos os trabalhos terem ficado fantásticos, apenas podemos enviar 2 para o desafio. Aqui ficam os escolhidos.

 

Formas de poupar água

Minimizar

Infograma criado pelos nossos alunos do 4º ano no Canva.com, sobre diversas formas de poupar água, um bem tão precioso, nas aulas de TIC.

 

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Água de Pena