Caraterização do meio e da escola

Caraterização do meio
     A EB1/PE e Creche é composta por dois edifícios escolares no Concelho de Machico, freguesia de Água de Pena. O edifício principal, inaugurado a 24 de setembro de 1985, situa-se no Caminho Francisco Freitas Branco, nº 2, na freguesia de Água de Pena e o Edifício Creche O Búzio, inaugurado 06 julho de 2004, situa-se na Travessa do Cemitério, nº 7 na mesma freguesia.

A Creche “O Búzio” fundiu-se no ano letivo 2016/2017 com a EB1/PE de Água de Pena, passando-se a designar EB1/PE/Creche de Água de Pena. A freguesia de Água de Pena situa-se na costa sul da ilha da Madeira, pertence ao Concelho de Machico, confrontando a Norte com as freguesias de Machico e Santo António da Serra, a Sul com a freguesia de Santa Cruz, a Este com o Oceano Atlântico e a Oeste com a freguesia de Santa Cruz e do Santo da Serra, distando do Funchal cerca de 20km.

Esta freguesia uma Igreja, uma Junta de Freguesia, uma Casa do Povo, um Centro de Dia, um Grupo de Danças e Cantares, uma Associação Desportiva e Recreativa, um Complexo Desportivo, vários estabelecimentos comerciais, entre outros. Esta freguesia está inserida num meio predominante rural, onde a população mais envelhecida se dedica à agricultura. Nos últimos anos, a população da freguesia tem vindo a aumentar devido à criação de bairros sociais onde foram integradas famílias apoiadas pelo Instituto da Habitação da Madeira e de emigrantes oriundos da Venezuela. Temos quatro bairros sociais: Caminho do Conjunto Habitacional da Bemposta, Conjunto Habitacional da Queimada, Urbanização Machico Park e Urbanização Mesquita. Relativamente ao património histórico da freguesia, uma importante referência é a Igreja de Santa Beatriz, Padroeira da freguesia; a Capela do Sagrado Coração de Jesus (conhecida pela Capela dos Cardais); a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; a Fonte do Seixo; o Lavadouro; Fontanários; Levada Nova do Poiso e a Ponte da Ribeira do Calhau do Seixo. A freguesia de Água de Pena possui esplendidos percursos pedestres para os amantes da Natureza. O Miradouro de Francisco Álvares de Nóbrega, conhecido o “Camões Pequeno”, constitui uma paragem obrigatória para os visitantes. Deste miradouro pode avistar-se todo o vale de Machico, a sua baía, a Ponta de São Lourenço, as ilhas Desertas e ao longe a Ilha do Porto Santo.

Caracterização da Escola

O edifício ocupado pela Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena (edifício principal) tem dois pisos e um anexo (antiga Creche Búzio):

a) No primeiro piso tem uma cozinha, um refeitório, uma copa, uma sala de pré-escolar, um quarto de funcionários, um poliban dos funcionários, uma casa de banho de adultos, uma casa de banho de crianças, uma arrecadação e um pátio coberto.

b) No segundo piso tem quatro salas de aula: duas salas de curriculares, uma sala para Expressão musical e dramática e Biblioteca e uma sala de Informática; uma sala de Professores, um gabinete de gestão, um gabinete administrativo, uma casa de banho de docentes, uma casa de banho adaptada e duas casas de banho de alunos.

c) No anexo (antiga Creche Búzio) tem duas arrecadações para material de desporto, uma sala de Expressão Plástica e Inglês, uma sala de Apoio Pedagógico, uma sala de apoio, uma lavandaria, uma casa de banho de adultos, uma casa de banho de alunos e uma arrecadação de materiais diversos No recinto da Escola temos um parque infantil, jardins, uma horta e um campo de jogos.

O Edifício Creche O Búzio está inserido num edifício pertencente ao Instituto da Segurança Social, no primeiro piso funciona a Creche e no 2º piso o Centro de Dia Idoso Ativo de Água de Pena.

No primeiro piso tem duas salas de berçário, uma sala de transição, uma sala de pré-escolar, uma copa, um refeitório, uma cozinha, uma casa de banho de adultos, duas salas de arrumos de material, uma casa de banho das crianças, um gabinete de gestão, uma sala de trabalho, um vestiário, uma dispensa, uma lavandaria e um pátio coberto. No recinto da Creche tem um parque infantil, um jardim e uma horta.

Os dois edifícios têm uma vista privilegiada para o Oceano Atlântico e para o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Água de Pena