O que é o Projeto Eco-escolas

Eco-escolas é um programa internacional implementado pela "Fundação para a Educação Ambiental" e desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE.

Este programa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, através da melhoria do seu desempenho ambiental; melhoria do espaço escolar; e sensibilização da comunidade. Tem ainda o objetivo de estimular o hábito de participação e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

Este esforço é reconhecido nas escolas através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

Atividades no Edifício Salão

Consulte aqui o Plano de Ação  aplicado no Edifício do Salão com os temas "Resíduos, Água, Energia e Alimentaçao Saudável e Sustentável.

Consulte as Atividades Eco-escolas desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Ver em Versão PDF (carregue aqui).

Ver em versão Vídeo (carregue aqui).

Atividades no Edifício Atouguia

Consulte aqui o Plano de Ação 2019/2020

Consulte aqui o plano de Ação 2018/2019

Consulte aqui o Plano de Ação aplicado no Edifício do Lombo do Atouguia.

Consulte aqui Atividades e outras informações sobre o projeto em funcionamento no edifício do Lombo do Atouguia.

Energias Renováveis - Jogos

Energias Renováveis - Jogos online

1. Vários 1

Quiz Reciclagem

Quiz - Perguntas e respostas

1. Quiz 1
  2. Quiz 2

Resíduos - Jogos online

1. Vários Reciclagem
  2. Ecoponto 1
  3. Ecoponto 2
  4. Quiz Reciclagem
  5. Vídeo sobre a poluição. Antes de começarmos a jogar, é melhor ver esta animação que nos dá uma lição sobre poluição.
  6. Separa o lixo. Escolhe a opção correta para cada contentor do ecoponto.
  7. Lixo no contentor certo. Com as setas do teclado, leva o lixo para o contentor certo. No nível 1 tens a ajuda da setinha, mas no nível 2 terás de separar o lixo corretamente no ecoponto sem ajuda. O fantasminha tem apenas 3 vidas. Cuidado!
  8. Separa o lixo no ecoponto. Neste jogo terás de ser rápido a separar o lixo no ecoponto. Vamos ver quantos quilogramas de lixo consegues recuperar. Não faças a parte do jogo das perguntas, pois é muito difícil para ti, mas se tiveres um irmão mais velho ou quiseres fazer com os teus pais...força! Aprenderás mais qualquer coisa ecologia.
  9. Sete coisas para separar. Coloca o lixo no contentor certo.
  10. Jogo de memória. Vamos ver se consegues fazer este jogo. No início pode parecer muito difícil, mas quando começares a encontrar duas coisas iguais (o par), o jogo torna-se mais facil. Não desistas e treina a tua memória!
  11.

Vídeos de sensibilização

1.

Questionário

Auditoria Ambiental 2023/2024

Carrega AQUI e preenche o inquérito online

Veja aqui a Reportagem "A nossa Horta Biológica" realizada pelos alunos do 3º e 4º ano.

EB1/PE da Calheta