Apresentação da Escola Básica com Pré-escolar da Calheta

Desde setembro de 2016 que a Escola Básica com Pré-Escolar da Calheta recebeu a extinta EB1/PE do Lombo do Atouguia, que ainda assim mantem o edifício aberto, apto para a prática do ensino e receptivo à inscrições de novos alunos. A única alteração diz respeito ao órgão de gestão que passou a ser um para ambos os edifícios, devidamente eleito em conselho escolar no dia cinco de setembro de dois mil e dezasseis.

Devido à fusão destas duas escolas julgamos oportuno juntar os dois Web Sites Escolares num só, embora tendo a preocupação de respeitar a identidade e história de cada um dos edifício escolar.

Edifício Salão

A EB1/PE da Calheta - Salão - é um edifício novo construído de raiz.

Foi inaugurado no dia 21 de Outubro de 2003 pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, sua Ex.ª o Dr. Alberto João Jardim, tendo a partir desta data iniciado a sua actividade a tempo inteiro. No entanto, as actividades lectivas tiveram início a 1 de Outubro de 2003 em regime duplo.

foto1.jpg

foto5.jpg

foto4.jpg

foto3.jpg

O edifício da escola é constituído por três pisos: rés do chão, 1º andar e 2ºandar.

No 2º andar existem três salas curriculares, uma sala de enriquecimento curricular, uma sala de pré-escolar, um gabinete de Ensino Especial e instalações sanitárias para as crianças.

No 1º andar existe uma sala curricular, uma de pré-escolar, o gabinete do senhor diretor e instalações sanitárias quer para crianças, quer para adultos, refeitório e cozinha.

Quer no rés do chão quer no 1º andar existem casas de banhos para crianças portadoras de deficiência motora.

Possui um campo de jogos e balneários, estando preparado para crianças com deficiência motora.

No rés do chão existem arrecadações, uma sala de professores,  e instalações sanitárias.

Existe uma zona de estacionamento dentro da escola e outra na parte exterior.

Na zona descoberta há um polidesportivo e uma área ac imentada utilizada pelas crianças na hora do recreio.

foto8.jpg

foto7.jpg

Ainda no exterior há um parque da pré com equipamento adequado apenas para crianças até aos 3 anos de idade.

Edifício Atouguia

O Edifício da EB1/PE da Calheta situado no Lombo do Atouguia foi construido em 1970, tendo sido remodelado e ambliado em 2002, previsto no Plano de Ordenamento da Rede Regional Escolar, passando deste modo a Escola a Tempo Inteiro.

O Edifício, com dois pisos, possui no superior várias salas, a este e oeste, onde funcionam todas as aulas curriculares, algumas extracurriculares e uma sala de biblioteca escolar.

O Sótão, do comprimento de todo o edifício, guarda alguns dos materiais escolares.

No piso inferior funciona a sala do Pré-escolar, sala dos professores, gabinete do senhor diretor/coordenador e instalações sanitárias para adultos, alunos do 1º ciclo e do pré-escolar.

A sala dos alunos do Pré-escolar é bastante ampla e luminosa. Encontra-se no piso inferior da escola e tem acesso rápido ao parque infantil.

O refeitório, cozinha, sala de Expressão Plástica e Expressão Músical, bem como algumas arrecadações e balneários para os funcionários, estão situadas no piso inferior do edifício.

Os alunos da escola podem contar com um campo polidesportivo descoberto e com um parque infantil com baloiços e escorregas, disponíveis para os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar.

A escola tem ainda uma horta biológica onde os alunos aplicam os conhecimentos obtidos no clube Eco-escolas.

Edifício Salão

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Edifício Lombo do Atouguia

EB1/PE da Calheta