História Edifício Lombo do Atouguia

A escola situada no Lombo do Atouguia é um edifício estatal do plano centenário, de 1970, tendo sido remodelado e ampliado em 2002, como aliás era previsto no Plano de Ordenamento da Rede Regional Escolar, passando deste modo a Escola a Tempo Inteiro.

Atualmente funcionam neste edifício três turmas de Primeiro Ciclo do Ensino Básico e uma turmas de Educação Pré-Escolar.

O nome "Lombo do Atouguia" vem do tempo dos primeiros povoadores. De entre eles se destaca Luís de Atouguia, enviado pela Infanta D. Beatriz em 1491. Na ilha exerceu o cargo de responsável pela renda da imposição.

Foi um dos primeiros povoadores e a ele, ou a um seu próximo descendente, ficou ligado o nome do Lombo do Atouguia.

Assista aqui ao pequeno filme "Escolas da RAM 1994 - Lombo do Atouguia" (Autor desconhecido).

EB1/PE da Calheta