Projetos e Plano TIC

Minimizar

A Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) irá participar nos seguintes projetos no ano letivo 2018/2019:

 

Projeto Apps for Good

Projeto Cap3r - Robótica

Projeto Educamedia - Certificação Escola Educamedia

"Code Week - "Codificando.2018"

 

A Atividade de TIC participou nos seguintes projetos no ano 2017/2018:  

3º Concurso de Curtas Metragens de Fânzeres com o filme "Passadas"

  

Cinedesafios (Projetos Educamédia)

"Code Week - "Codificando" na EB1/PE da Calheta 

Hora do Código

Projeto Cap3r - Robótica

Concurso Pequenos Artistas Digitais

 

A EEC de TIC participou nos seguintes projetos no ano letivo 2016/2017

Educamedia - Aprender com o Cinema

 

Certificação "Escola Educamedia"obtida em junho de 2017

Hora do Código

 

6º Concurso Curtas Metragens

 

 Veja aqui o filme que participou no 6º Concurso Curtas Metragens, realizado pelos alunos da escola do Lombo do Atouguia no ano letivo 2015/2016, e que conseguiu ficar entre os quatro finalista na categoria Animação. 

7ºConcurso Curtas Metragens

 Veja aqui ao filme que participou no 7º Concurso Curtas-metragens realizado pelos alunos da EB1/PE da Calheta, no ano letivo 2016/2017, e que conseguiu ficar nomeado para os quatro melhores filmes na categoria de Animação.  

Consulte aqui o Plano TIC 2017/2018.

  

 

 

Canal da EB1/PE da Calheta 

 (Filmes no Youtube realizados pela escola) 

  1. "A Diferença"
  2. Projeto Eco-escolas
  3. Cirelândia-"Um lugar para o amanhã"
  4. Se beber não conduza - Sensibilização em Stop Motion 
  5. Cuidados a ter na praia - Sensibilização em Stop Motion.
  6. Reportagem "A nossa horta Biológica".
  7. Entrevista ao Sr. Diretor Avelino Câmara
  8. Curta Metragem "Passadas".
  9.  

 

Filmes realizados pelos aluno

da EB1/PE da Calheta

 

  1. Espécies de animais em vias de extinção (1) 3ºAno_Carolina
  2. Espécies de animais em vias de extinção (2) 3ºAno_Teresa
  3. Espécies de animais em vias de extinção (3) 4ºAno_Leonor 
  4. Fauna e Flora da Ilha da Madeira (1) 3ºAno_Fred
  5. Fauna e Flora da Ilha da Madeira (2) 3º Ano_ Filipe e Afonso
  6. Fauna e Flora da Ilha da Madeira (3) 4ºAno_Nicole
  7. Fauna e Flora da Ilha da Madeira (4) 4º Ano_Nelson e Manuel
  8. Concelhos da ilha da Madeira  4º Ano_ Carla e Ana Júlia 
  9. Freguesias do concelho da Calheta (1) 3º Ano_Ana Maria e Emília
  10. Freguesias do Concelho da Calheta (1) 4ºAno_Ana 
  11. Desenhos sobre os animais terrestres, aquáticos e aéreos- Pré-escolar

 

Atividades de Código

 

  1. Code Studio (Código/Programação)
  2. Hora do Código (Código/programação)
  3. Sratch (Código/Programação)
  4. Allcancode (Código/Programação)
  5. The foos (Código/Programação)
  6. The Foos - Snopy (Código/Programação)
  7. Jogos Clocky  (Mudar idioma para português)
  8. Lightbot (Código_luz_mudar para idioma português)
  9. CodeMonkey (Jogo aprender a programar). É possível mudar o idioma.
  10. Kodable
  11. Europe Code Week (Código/Programação)
  12. Movimento Hora do Código Portugal
  13. Jogos de códigos vários (Math Playground)
  14. Cody Roby - Jogo para download e explicação (Código/Programação)
  15. Jogo Cody Roby (Duelo) - Programação sem computador (vídeo) (Código/Programação)
  16. Jogo Cody Roby (Cobra) - Programação sem computador (vídeo) (Código/Programação)
  17. Jogo Cody Rody (Vários jogos) - Vídeo em Italiano (Código/Programação)
  18. Números Binários/ Pixeles  - Atividade de descudificação (em papel)
  19. Números Binários - Atividades sem computador (em papel)

Links úteis TIC

  1. Constituintes do computador (animação português do Brasil)
  2. Regras da sala de TIC 1
  3. Regras da sala de TIC 2 (Português do Brasil)
  4. Ser bem educado (canção da Maria)
  5. Evolução das tecnologias na educação (animação)
  6. Educatic
  7. Educamedia
  8. Recursos TIC Direção Geral de Educação
  9. Portal das Escolas da RAM
  10. SeguraNet
  11. TraTICas - Rodolfo Pinto
  12. Escola Educamedia - Programa/objetivos
  13. Lightworks - Programa criação de vídeo com Chromakey
  14. Muan - Animação com Stop Motion
  15. Studio Stop Motion para PC
  16. Animação - ABCYA. Para fazer um título animado.
  17. Banco de Imagens 1 - Pixabay
  18. Banco de Imagens 2 - Rgbstock
  19. Banco de Imagens 2 - Flickr
  20. Bandas sonoras sem direitos de autor (O site deve ser referenciado- Créditos)
  21. Músicas grátis no Youtube 1
  22. Músicas grátis do youtube 2
  23. Músicas grátis sem direitos de autor 2 
  24. Músicas grátis sem direitos de autor 3 (bensasound)
  25. Efeitos sonoros 1 (precisa de registo) - Freesoud
  26. Efeitos sonoros 2 - Freesfx.co.uk
  27. Genéricos para vídeo online - Flixpress
  28. WordArt - imagens com palavras
  29. Apresentações com Prezi
  30. Editor de vídeo online - Kizoa
  31. Filme Passo a Passo 1 - Fazer Moodboard - "Estilo" do filme.
  32. Filme Passo a passo 2 - Guiao e Storyboard
  33. Filme Passo a Passo 3 - Storyboard mais simples 
  34. Filme Passo a passo 4 - Planificação das filmagens
  35. Filme Passo a passo 5 - Tema, Ideia, Sinopse, Resumo

Jogos TIC

  1. Redigir palavras - Ditado depalavras (Peixonauta)
  2. Teclado Jogo - Encontrar rapidamente as letras do teclado.

Atividades de programação desenvolvidas na nossa escola

 

Semana do Código "Codificando"

Veja aqui como decorreram as atividades da semana do Código.

 Pré - Atividade (Inglês)

1- Pré (Salão) - https://studio.code.org/sections/DGPNWL

2- Pré (Atouguia) - https://studio.code.org/sections/DWWYRZ 

3- 1º Ano (Salão) - http://studio.code.org/sections/QNHDJV

4- 2º Ano (Salão) - http://studio.code.org/sections/NCRKZP

5- 3º Ano (Salão) - http://studio.code.org/sections/QZSYHB

6- 4º Ano (Salão) -  TCLJCC Turma no site Code.org

7- 1º/2º Ano (Atouguia) - https://studio.code.org/sections/SRKPXK

8- 3º/4º Ano (Atouguia) - LXNNDN Turma no site Code.org

9- Idade do Gelo no Code.org

Atividade sem computador - Descodificação

Todas as atividades

 

    

  Atividades de Programação sem computador na EB1/PE   da Calheta:

 Participação dos alunos das turmas do 3º e 4º anos no jogo de          Programação sem computador (CodyRoby). Consulte aqui o Plano da Atividade com CodyRoby.

   Atividades de Programação com computador - Scratch 

Os alunos das turmas do 3º e 4º anos ficaram a conhecer o Scratch e participaram em algumas atividades, pondo em prática alguma linguagem de programação adquirida anteriormente sem recurso ao computador. Consulte aqui o relatório das atividades. 

 

 todas as atividades

 

EB1/PE da Calheta