EB1/PE Camacha

A nossa Escola

O edifício da Escola é do tipo “Plano dos Centenários” construído nos anos sessenta, inaugurado a 6 de julho de 1969 pelo Senhor Governador Civil Braamcamp Sobral. A primeira diretora foi a professora Maria Augusta Correia Nóbrega, que para a festa de inauguração da Escola, criou um grupo folclórico infantil com alunos da mesma. As crianças foram ensaiadas pela Sr.ª Maria Ascensão do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha.

Começou a funcionar no ano letivo de 1969-1970 com turmas femininas, masculinas e uma turma mista. A segunda diretora foi a professora Maria Emília da Câmara Lomelino. Nesta altura, os diretores eram nomeados pela Direção Escolar e o critério de escolha era a idade. Após o 25 de Abril de 1974, a escolha do diretor passou a ser feita na escola pelos professores.

A Escola abrangia os sítios da Igreja, Casais de Além e Achadinha. Anteriormente, as escolas funcionavam em salas de edifícios particulares. Era denominada de Escola da Igreja e vulgarmente chamada por Escola dos Eucaliptos, por estar implantada numa zona de muito eucaliptal.

As instalações iniciais eram compostas por seis salas de aula amplas, que comportavam aproximadamente 40 alunos, uma cantina e três casas de banho.

Nos anos 70, funcionou nesta escola a 5ª e a 6ª classe até à sua extinção, por parte do governo, e respetiva substituição pela telescola em 1974, após o 25 de abril. As escolas preparatórias só existiam no Funchal, à distância de 15 Km, uma vez que ainda não existiam vias rápidas.

No ano letivo de 1973-1974, começou a funcionar neste edifício a telescola e também na Casa do Povo da Camacha. Uma vez que a escola estava inserida num meio rural, a maioria da população não teve acesso à mesma, devido às precárias condições económicas e sociais, razão pela qual, em 1976, houve uma campanha para a implementação do ensino de adultos.

Nos anos 80, começou a funcionar o Ensino Recorrente, inicialmente ministrado pela professora Helena Pestana. Nesta década, também chegou à escola o apoio à Educação Físico-motora e Educação Musical e Dramática. A primeira professora de Educação Musical e Dramática foi a professora Gabriela Rodrigues.

Em 1987 a escola teve pela primeira vez uma sala de Educação Pré-Escolar, foi responsável pela abertura desta sala a educadora Sílvia Jorge.

Em 1995 foi o último ano em que funcionou a Telescola na Camacha, com a professora Ida Almeida, em virtude de, em 1993, ter sido construída uma Escola de 2º e 3º ciclos, nesta freguesia.

No ano letivo 1996 /1997 juntaram-se a esta, as escolas da Ribeirinha e Vale Paraíso, devido ao número reduzido de alunos nestas escolas.

Em 2000/2001, a escola foi sujeita a um redimensionamento a fim de ser implementada a Escola a Tempo Inteiro, passando ao referido regime no ano letivo de 2001/2002.

Em 2003 a escola passa a ter uma técnica Superior de Biblioteca, Andreia Santos Baptista que dinamizou com grande dedicação, empenho e mestria as atividades de Biblioteca até março de 2019

Em 2007, o edifício escolar sofreu um redimensionamento profundo, sendo equipado com mais seis salas: duas de Pré-Escolar, uma de Estudo, uma Polivalente, uma de Professores e uma de Expressão e Educação Musical. A Cantina Escolar sofreu uma remodelação quase de raiz, sendo equipada com os mais modernos equipamentos de cozinha, assim como o Campo Desportivo com um novo piso sintético. Criou-se igualmente um parque infantil para as crianças da Pré-Escolar.

A Escola, totalmente remodelada, foi inaugurada a 22 de outubro de 2007, por Sua Ex.ª o Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim. A partir deste ano, a escola passou a funcionar com três salas da Educação Pré Escolar, incluindo as crianças a partir dos três anos.

No ano letivo 2010/2011 juntou-se a Creche “O Brinquinho”, em consequência da abertura de um Infantário privado.

Em 2012/2013, ocorreu a fusão da EB1/PE da Nogueira, devido decréscimo do número de alunos.

No ano letivo 2018/2019 deu-se a fusão da EB1/PE do Rochão.

No ano Letivo 2019/2020 abre duas salas para Creche, para dar resposta a uma necessidade iminente na Comunidade, pois a única creche existente a “Quintinha dos Janotas” encerrou por motivos financeiros.

Passados cinquenta anos, esta instituição continua a educar e a instruir com o lema

“Aprender e ser Feliz”, sendo atualmente a única escola pública na vila da Camacha.

admin_eb1pecamacha