pt-PTen-US

A nossa História

A Região Autónoma da Madeira é um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, previsto na Constituição da República Portuguesa.
O arquipélago da Madeira, devido ao seu clima ameno, tanto no Inverno como no Verão é propício ao turismo que se verifica ao longo de todo o ano. Para além disso existe um leque variado de atracões que o potencializam, tais como o fogo-de-artifício no final do ano, o Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico e o Rali Vinho Madeira.

Outros dos principais ícones da região são o vinho, mundialmente famoso, e a Floresta Laurissilva considerada Património Mundial pela UNESCO.
O Caniçal é uma freguesia do concelho de Machico, com 11,46 km² de área e cerca de 6000 habitantes, sendo uma população essencialmente jovem. Foi elevada à categoria de vila em 1994.
A maioria dos homens dedicam-se essencialmente à pesca e à construção civil, embora alguns jovens optem por tirarem um curso superior ou profissional.

É também no Caniçal que se situa a única praia de areia natural da Madeira chamada Praínha sendo bastante famosa e onde no Verão tem uma grande afluência de pessoas.
Em 1981 foi fundado o Clube de Futebol do Caniçal que se encontra neste momento a disputar a segunda divisão nacional.

O Caniçal esteve isolado pelas montanhas que o separam de Machico até 1956, altura em que foi construído o Túnel Engenheiro José Nasolini. Até então a comunicação era feita por veredas de difícil acesso e por mar. Em Outubro de 2004, com a inauguração da via rápida Machico - Caniçal, o acesso passou a ser mais fácil, mais cómodo e mais rápido.
O desenvolvimento desta freguesia é ainda notório, nos mais variados aspetos: implementação da Zona Franca da Madeira, construção de uma nova Igreja, construção do Porto do Caniçal, do Centro Cívico (onde se encontra a Junta de Freguesia), do Complexo Balnear, da "Promenade", alteração da Frente-de-Mar e Monumento de Homenagem aos Pescadores.

Com exceção da parte povoada, esta freguesia é, em geral, muito montanhosa e com um grande acidentado nos seus terrenos, podendo fazer-se menção dos montes ou picos do Penedo do Saco, do Junqueiro, Lajedo, Cancela, Judeu, Dragoal, Tojal, Facho e Castanho (a mais de 600 metros acima do nível do mar). O pico da Cancela é uma cratera extinta, e das suas imediações se avista a ponta de S. Jorge e a ilha do Porto Santo, sendo nesta eminência que verdadeiramente começa o cabo ou ponta de São Lourenço.

A população do Caniçal conta ainda com o apoio do Centro de Dia para os idosos, Farmácia, Correios, G.N.R., Bomba de gasolina, Banco, Centro de Saúde, Segurança Social, Casa do Povo, Escola EB1/PE/Creche do Caniçal e Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniçal.

Caracterização do meio

Situado no extremo leste da ilha, a freguesia do Caniçal, é a freguesia da Madeira com mais linha de costa, com inúmeras arribas e rochedos. Comporta uma população de cerca de 6000 habitantes, cujas atividades se dividem, basicamente, entre a pesca (atividade dominante da população menos jovem), a construção civil e a emigração sazonal (ex.: Jersey), atividades procuradas pela população mais jovem em alternativa à atividade piscatória. Recentemente houve um aumento do número de empregados fabris (na sua maioria mulheres) devido ao aparecimento de algumas fábricas na Zona Franca. Tem ainda muitos comerciantes e um pequeno número de bordadeiras.

A população está distribuída por vários sítios que recebem os nomes de acordo com os fatores característicos do meio: Sítio da Palmeira de Cima, Sítio da Palmeira de Baixo, Entre – Águas, Serrado da Igreja, Serrado do Marmeleiro, Banda do Silva, Banda d´Além, Sítio da Cerca, Sítio do Barro e Sítio das Feiteirinha.

A população do Caniçal conta ainda com o apoio do Centro de Dia para os idosos, Farmácia, Correios, um Centro de Saúde e Segurança Social, Casa do Povo, Escola EB1/PE/creche do Caniçal e Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniçal.
A escola atual foi inaugurada no dia 2 de Outubro de 2006 pelo Sr. Presidente do Governo Regional Dr. Alberto João Jardim.

A nossa Escola...

SmoothGallery is not installed on this website, you need to install it manually.

Visit this page to for download link and installation instructions.

Secretaria Regional de Educação