You are here:   A escola > História
  |  Entrar

HISTÓRIA DA ESCOLA

A escola da Vargem foi fundada no ano de 1940.

VALORES - MISSÃO - FUNÇÕES

Num projecto que se propõe ser vasto e abrangente, impõe-se uma transmissão de valores de elevada importância para a concretização de uma missão que deve ser levada a cabo em consonância com todos os intervenientes e com funções específicas no contexto em que se desenvolvem. Deste modo, os três conceitos estão de tal forma interligados, que não se tornaria coerente que fossem tratados de forma autónoma e individualizada.

Assim, de seguida são apresentados os que demonstram maior relevância para este projecto:

• Promover a educação numa dimensão auto formativa, nomeadamente na protecção das crianças e do meio que as envolve, integrando uma participação de saberes e atitudes.

• Sentir a escola como um espaço seguro, que transmite uma pluralidade de conhecimentos, interesses e capacidades, nomeadamente no que diz respeito à prevenção de acidentes e situações de risco.

• Elevar a auto-estima e autonomia dos alunos, fomentando o respeito pelos outros, dentro e fora da escola.

• Contribuir para um melhoramento da sociedade escolar e em geral, proporcionando uma interacção entre escola, encarregados de educação e meio envolvente, incluindo autarquia e outras instituições locais.

• Fomentar e reconhecer a participação de toda a comunidade escolar, docente e não docente, na construção de uma escola e comunidade mais estruturada e segura.

• Transmitir hábitos, crenças, atitudes e conhecimentos diversificados, promovendo e estimulando o aluno como um ser integrado e autónomo na escola e numa sociedade livre e segura.

SRE-Noticias