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 Vídeo das atividades 2016/2017 do Eco-Escolas
 Eco-Código

·      Amiga Floresta, és mesmo uma festa!

 

·      Atenção aos Resíduos: Vamos Reduzir, Reutilizar e Reciclar para proteger a nossa Natureza.

 

·      Se o nosso Planeta queremos salvar, 

Todas a Floresta devemos cuidar!

 

·      Se a Energia queres poupar, 

A luz solar deves aproveitar!

 

·      Na escola não deves gritar,

Senão, os alunos vais incomodar.

 PLANO DE AÇÃO 2016/2017

PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2016/2017 JÁ FOI ELABORADO

O Plano de Ação é um documento estratégico elaborado a partir da Auditoria Ambiental realizada no 1.º período, bem como através dos inquéritos aos alunos. Criada esta base de trabalho que permitiu conhecer a situação da escola em termos ambientais nas várias temáticas que o Programa Eco-Escolas aborda, o Conselho Eco-Escolas elaborou um plano de ação. Este documento visa atingir objetivos que melhorem e tornem a escola mais amiga do meio ambiente, nesse sentido, está repleto de atividades destinadas a todos os elementos da comunidade educativa. Salienta-se que o Plano de Ação é um documento em permanente construção, o que permite retificar atividades agendadas e inserir outras caso seja oportuno realizar.

Para aceder à versão integral do Plano de Ação da nossa escola, clique aqui.

 

 Concurso escolar - Desastres Naturais

Alunos do Clube Eco-Escolas (4.º B) participaram no concurso escolar “DESASTRES NATURAIS"

Tendo por base muitos dos problemas ambientais e sociais que as sociedades enfrentam atualmente, quase somos tentados a pensar que a GEA – Terra Mãe parece estar destinada ao abandono. O impacto dos riscos dos fenómenos naturais extremos de natureza geológica ou climática nas nossas vidas e na economia é enorme e nunca deixará de existir. Inundações, tsunamis, tempestades, secas, incêndios, erupções vulcânicas, sismos, deslizamentos e abatimentos de terras são responsáveis, todos os
anos, pela perda de milhares de vidas, originando idêntico número de feridos e destruindo lares e meios de subsistência.
Apesar de os riscos naturais não terem fronteiras, é notório que estes ocorrem onde exatamente se concentram as populações humanas, mesmo tendo presente a elevada perigosidade existente e, como tal, os impactes dos desastres naturais aumentam. Assim, do nível global ao local, é urgente consciencializar as pessoas para os riscos naturais a que estão sujeitas, visando desse modo minimizar os mesmos e reduzir o mais possível a vulnerabilidade das pessoas.
Tendo por base esta temática, este concurso escolar visa encaminhar alunos e professores para numa primeira fase fazerem um levantamento dos riscos que tenham de lidar no seu dia-a-dia, principalmente na região onde habitam ou no país onde vivem. Será pertinente questionarem-se sobre qual o tipo de ordenamento existente no seu território (ex: construção em vertentes inclinadas, em solos instáveis, etc.) e se existem zonas propícias a desastres naturais e como reagir a estes, principalmente apresentando medidas/soluções concretas que permitam o convívio e a sobrevivência aos mesmos. É este o grande desafio deste concurso! Participação na busca de soluções credíveis e benéficas para todos os seres humanos! Assim, ajuda-nos a encontrar soluções para este desafio que é de todos!
 Entrega da cadeira de rodas e hastear da bandeira verde

No dia 4 de dezembro teve lugar a entrega da cadeira de rodas, fruto da recolha de uma tonelada de tampinhas realizada pela comunidade educativa. Este evento teve a presença das entidades locais e da Associação Portuguesa de Deficientes. O contemplado da cadeira de rodas, o Sr. Joaquim não pôde estar presente, pelo o que um familiar esteve no seu lugar.

De seguida, procedeu-se ao hastear da Bandeira do Eco-Escolas, pelo trabalho desenvolvido na escola durante o ano transato em prol do programa.

 Expositor virtual

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 SRE-Noticias
 Logótipo Eco-Escolas

O que é o Programa Eco-Escolas?

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-Escolas pretende:

- encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade;

- estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implemetação das acções;

- motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;

- fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem;

- divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional;

- contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.

Segue uma metodologia inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos:

Conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.

Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e anualmente um tema, à escolha entre 3 outros decididos todos os anos.

Complementarmente podem ser tratados ainda outros temas como: floresta, mar, biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído, transportes, alterações climáticas e outro(s) que a escola poderá escolher.

Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura, numa plataforma própria, na qual demonstrará que seguiu a metodologia proposta, concretizou o seu plano de ação e realizou atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano.

 Elementos do conselho Eco-Escolas

O Conselho Eco-Escola é constituído por elementos de vários quadrantes da comunidade.

Coordenador do programa

Nome João Correia                                            

 

Grupo de Trabalho dos Professores

Pré-Escolar:

Nome Isabel Aguiar                                            

1.ºAno:

Nome Márcio Oliveira                                        

2.ºAno:

Nome Lídia Albornoz                                                                                  

3.ºAno:

Nome Olívia de Sousa                                        

4.ºAno:

Nome Dina Sá                                                       

 

Atividades de Enriquecimento Curricular:

Nome Fátima Olival                                            

Nome Egídia Ferraz                                             

 

Representantes dos Alunos

3.ºA:

Nome Aissatu Baldé                                            

Nome J. Eduardo Rodrigues                             

 3.ºB:

 

Nome Francisca Gomes                                               

Nome Tomás Rodrigues                                     

 3.ºC:

 

Nome Eva Abreu                                                  

Nome Francisco Silva                                         

 4.ºA

Nome Lara Micaela Freitas                               

Nome André Câmara                                          

 4.ºB:

Nome Leonor Jesus                                              

Nome Pedro Conceição                                   

 4.ºC:

Nome M. Inês Camacho                                    

Nome Diogo Silva

                                           

Representantes da Direção da Escola

Nome Eliana Morais                                            

Nome Teresa Freitas                                            

 

Representante do Pessoal Não Docente

Nome Ana Maria   

 

Representante dos Pais

Nome (A definir)    

 

Representante da Junta de Freguesia

Nome Maria do Carmo   

 

Representante da Autarquia

Nome Filipa Gomes