Escola
  Pesquisar
26 de abril de 2024 Entrar
 Ver notícia
Saiba mais sobre... As Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Saiba mais sobre... As Dificuldades de Aprendizagem Específicas
20-02-2013 | Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação

Sugestões de Livro

 

O Dom da Dislexia. Porque é que algumas pessoas brilhantes não conseguem ler e como podem aprender
Autores: Eldon M. Braun, Ronald D. Davis
Ano: 2010
Editora: Lua de Papel
Coleção: Laços

Sinopse:

A notícia de que um filho tem dislexia é quase sempre recebida com angústia. É uma reação natural, mas o alarme não se justifica. Porque apesar de se manifestar em dificuldades na aprendizagem, a dislexia é na verdade um talento único, um dom - que, uma vez dominado, permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional. Ron Davis, autista e disléxico, tornou-se um bem sucedido engenheiro apesar de não saber ler nem escrever, facto que escondeu durante décadas. Só aos 38 anos, e graças a um método de aprendizagem que ele próprio desenvolveu, conseguiu finalmente quebrar a barreira da leitura. O seu método, hoje ensinado em 44 países, é muito simples e permite ao disléxico, adulto ou criança, através de exercícios simples, criar um sistema próprio de leitura. A partir daí, a criatividade e imaginação farão o resto. Os resultados práticos do método são extraordinários e levaram a que O Dom da Dislexia se tornasse no livro mais vendido de sempre nesta área. No livro encontra-se o programa explicado, passo a passo, e também as respostas para todas as dúvidas sobre a dislexia - numa linguagem clara, em letras grandes, escrita por uma pessoa que soube tornar a dislexia num poderoso aliado.

Dislexia 1 - Cadernos de Reeducação Pedagógica
Autoras: Helena Serra e Teresa Oliveira Alves
Ano: 2010
Editor: Porto Editora
Coleção: Cadernos de Reeducação Pedagógica

Sinopse:
O primeiro livro de uma coleção de seis títulos, destinados a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os16 anos.
Exercícios para desenvolver os domínios percetivo, linguístico e psicomotor, o que permitirá à criança ou ao jovem melhorar substancialmente o seu desempenho na leitura e escrita, portanto, o seu rendimento escolar. Em simultâneo, os pais e educadores poderão acompanhar e monitorizar o progresso do seu educando.
Um contributo para a superação das dificuldades em áreas desenvolvimentais básicas que constituem pré-competências das exigências simbólicas da escolaridade. Potenciam-se as aprendizagens das crianças e adolescentes com dislexia, promove-se a sua autoestima e alento para continuarem o esforço nos seus estudos.

Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Autor: Vítor Cruz
Ano: 2009
Editora: Lidel
Coleção: Literacia

Sinopse:
Internacionalmente, as dificuldades de aprendizagem específicas são amplamente reconhecidas como uma problemática que tende a provocar sérias dificuldades de adaptação à escola e de sucesso académico, e que, com frequência, se perpetuam ao longo da vida adulta em múltiplas facetas da vida pessoal, quotidiana e profissional.
Neste sentido, este livro pretende ser um esforço de síntese de um campo controverso e relativamente recente, o das Dificuldades de Aprendizagem Específicas, as quais constituem uma das grandes problemáticas associadas às Necessidades Educativas Especiais.
Dificuldades de Aprendizagem Específicas começa por perspetivar historicamente o conceito e a definição desta problemática, seguindo-se a abordagem da etiologia, das características e da classificação. Por último, quase como preocupação fulcral deste livro, são abordadas as principais dificuldades de aprendizagem específicas, bem como algumas diretrizes de diagnóstico e de intervenção nas mesmas.
Ficando com a noção de que muito fica por dizer (e fazer), pensamos que esta obra constitui um importante contributo não só para os professores do ensino regular, como para os que lidam diariamente com alunos com necessidades educativas especiais, e para todos aqueles que ao longo do seu percurso profissional (ou outro) pretendem desempenhar um papel efetivo e afetivo na vida das pessoas com dificuldades de aprendizagem.

A Vida Secreta da Criança com Dislexia
Como ela pensa. Como ela se sente. Como eles podem ser bem-sucedidos.
Autor: Robert Frank
Ano: 2009
Editora: M.Books

Sinopse:
Portador de dislexia, o autor, Robert Frank, conta que sua dislexia não foi diagnosticada até a faculdade. Hoje, casado e pai de dois filhos, argumenta que a criança com dislexia muitas vezes é confundida com uma criança pouco inteligente, preguiçosa e que finge não entender. Segundo o autor, em "A Vida Secreta da Criança com Dislexia", os pais finalmente vão descobrir pelo que os filhos passam todos os dias.

Dislexia e Disortografia - Programa de intervenção e reeducação - 2 volumes
Autor: Rafael Silva Pereira
Ano: 2009
Editora: HF Books

Sinopse:
Proporcionar bem-estar e autoestima às nossas crianças não é tão difícil como pensamos. Descubra como um Programa de Intervenção e Reeducação em Dislexia e Disortografia (PIRDD), experimentado por milhares de crianças, transformou a vida das pessoas que com estas, lidam todos os dias.
O PIRDD surge na perspetiva de contribuir não só para a desmistificação da temática da Dislexia como também e, na sua vertente essencial, contribuir para que a criança possa ser orientada, ajudada e compreendida num processo de reeducação. É através de um PIRDD que pais, educadores, professores e técnicos da área poderão ajudar estas crianças, marcando a diferença. É o resultado de uma investigação no âmbito do Doutoramento em Novos Contextos Psicológicos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida" pela Universidade da Extremadura. Aqui são dadas todas as orientações para que, passo a passo, se desenvolva na criança com dislexia e disortografia a leitura e a escrita. Todos os exercícios apresentados em material manipulável e prático tornam este programa mais de que um simples manual sobre Dislexia. Nele encontrará valiosos recursos para professores, pais e técnicos da área que numa constante exploração contribuirão para que todo o processo de reeducação se torne mais coerente e prático e leve a criança a uma franca e satisfatória evolução, reduzindo a sua ansiedade e frustração, bem como dos seus pares.
A publicação deste Programa é acima de tudo a pensar nas crianças que na maioria das vezes sofrem um processo de ridicularização sendo rotuladas como preguiçosas, de memória curta, desinteressadas, levando na maioria das vezes a uma perca de autoestima, depressões e a comportamentos defensivos difíceis de posterior correção.

Temas em Dislexia
Autora: Thaís Barbosa
Ano: 2009
Editora: Artes Medicas

Sinopse:
Este livro tem por objetivo trazer a público temas referentes à avaliação e intervenção na dislexia. Para tanto, foram desenvolvidos diversos temas, proporcionando um compêndio de informações que poderá ser utilizado como referência clínica e de pesquisa nas áreas da fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e psicologia. Esperamos que a partir deste momento o leitor possa adquirir ou aprofundar seus conhecimentos sobre uma temática que merece atenção por se tratar de algo que compromete a qualidade de vida dos escolares em fase de alfabetização.

Dificuldades de aprendizagem específicas. Contributos para uma definição portuguesa
Autor: Luís de Miranda Correia
Ano: 2008
Editora: Porto Editora
Coleção: Impacto Educacional

Sinopse:

Este é o primeiro livro da coleção Impacto Educacional, cujo propósito é o de clarificar o conceito de dificuldades de aprendizagem específicas à luz da investigação mais recente.
O autor desta obra, para além de pretender chamar a atenção para uma problemática que afeta milhares de crianças, pretende chamar a atenção para um conjunto de questões adjacentes ao conceito de dificuldades de aprendizagem específicas, propondo uma definição portuguesa que poderá servir de ponto de partida para uma mudança de atitudes e de práticas educativas que venha a promover o sucesso académico, socioemocional e pessoal do aluno que apresente dificuldades de aprendizagem específicas.
Assim sendo, esta obra de Luís de Miranda Correia constitui-se como um valioso recurso para todos aqueles, profissionais de educação e pais, que desejem aprofundar os seus saberes sobre uma problemática vitalícia tão complexa.

Compreender a Dislexia - Um Guia para Pais e Professores
Autora: Kathleen Anne Hennigh
Ano: 2008
Editor: Porto Editora
Coleção: Educação e Diversidade

Sinopse:
Compreender a Dislexia é um livro de referência para educadores, professores, demais profissionais de educação e pais que pretendam inteirar-se da problemática em si e procurem encontrar métodos práticos de ensino no que diz respeito aos padrões de leitura da criança disléxica.
Assim, para além de analisar o conceito de dislexia, este livro apresenta a sua evolução histórica, bem como um conjunto de temas que se prendem com metodologias e técnicas de ensino, com a avaliação do desempenho e da evolução do aluno disléxico, com o papel do professor na sala de aula e com o envolvimento parental, tanto em casa como na escola.

Vencer a Dislexia
Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida
Autora: Sally Shaywitz
Coordenação de Luís De Miranda Correia
Ano: 2008
Editora: Porto Editora
Coleção: Referência

Sinopse:
Vencer a Dislexia é, até à data, o livro mais abrangente e prático para nos ajudar a compreender, a identificar e a vencer os problemas centrados na leitura que assolam as crianças da atualidade. Este livro, para uma em cada cinco crianças que tem dislexia e para os milhões de outras que lutam para lerem ao nível do ano de escolaridade em que se encontram - e para os pais, professores e tutores -, pode fazer a diferença.
A Doutora Shaywitz, uma das especialistas mundiais em leitura e dislexia, elucida os pais acerca do que podem fazer pela criança disléxica ano após ano e passo a passo. Estabelece um programa para desenvolver a leitura e a implementar em casa, orienta os pais na escolha da melhor escola para o seu filho e no trabalho que podem fazer com os professores e sugere formas de desenvolver e de preservar a autoestima da criança. Apresenta exercícios, apoios ao processo de ensino, informação acerca de programas informáticos e outros valiosos recursos para professores e outros profissionais.
Para além disso, o seu livro corrige mitos populares (e lesivos) como, por exemplo, a crença de que a dislexia é um problema essencialmente masculino, a noção de que as crianças com dislexia veem as palavras invertidas e que a dislexia está associada à inteligência. Mostra-nos como é que, apesar de a dislexia não poder ser curada, os seus efeitos podem ser vencidos, graças a cuidadosa planificação e a trabalho árduo.

Tenho Dislexia!
Autores: Marta Fàbrega, Jennifer Moore-Mallinos
Ano: 2008
Editora: Edições Nova Gaia

Sinopse:
Quem disse que seria fácil aprender a ler e a escrever? Quando uma criança tem dificuldade em ler ou escrever, pode começar a sentir-se frustrada e desanimada e perder a vontade de ir à escola. Depois de descobrir que a dislexia é a razão das suas dificuldades, a protagonista desta história percebe que precisa de ajuda e que deve esforçar-se mais do que os outros meninos para aprender a ler e a escrever. Ao longo do seu percurso de alfabetização, descobre um talento que desconhecia ter... Há muitas pessoas famosas a quem foi diagnosticada a dislexia, por exemplo: Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Beethoven, Walt Disney e Hans Christian Andersen.

Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas - Guia do Professor
Autor: Michael Farrell
Ano: 2008
Editora: Artmed
Coleção: Estratégias Educacionais em Necessidades Especiais

Sinopse:
Dificuldades de Aprendizagem Específicas como dislexia, dispraxia e discalculia podem provocar mau desempenho na escola e levar a problemas emocionais e baixa autoestima. As crianças com essas dificuldades precisam de um alto nível de entendimento, encorajamento e apoio por parte da professora, a fim de atingir seu pleno potencial em um ambiente inclusivo. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas é um guia que oferece ao professor de sala de aula conselhos práticos.


Avaliação e Diagnóstico em Dificuldades Específicas de Aprendizagem - Alunos
Exercícios e Actividades de (Re)educação - Ensino Básico
Autora: Helena Serra
Ano: 2005
Editor: Edições Asa

Sinopse:
Este volume apresenta dezenas de fichas destinadas a alunos com Dificuldades Específicas de Aprendizagem, com vista a melhorar o seu desempenho nas áreas académicas básicas e elevar o seu nível de autoestima.
As propostas reeducativas englobam as áreas da Linguagem, Psicomotricidade, Percetiva e Motricidade e poderão ser utilizadas quer por professores, quer por pais.
Inclui ainda atividades de reeducação nas vertentes de Leitura, Escrita e Aritmética.
"Avaliação e Diagnóstico em Dificuldades Específicas de Aprendizagem" é um auxiliar indispensável para a construção de um trabalho reeducativo empenhado, sistemático e eficaz.

Dislexia, Fala e Linguagem. Um manual do profissional

Autores: Margaret J. Snowling, Joy Stackhouse
Ano: 2004
Editora: Artmed

Sinopse:
Este livro apresenta as ideias fundamentais sobre o relacionamento entre as dificuldades da linguagem falada e escrita e apresenta as perspetivas clínicas e educacionais sobre a avaliação e o resolução dos problemas de leitura e escrita das crianças. Após uma visão geral teórica do campo, trata da avaliação das habilidades da fala e da linguagem, da consciência fonológica e das habilidades de leitura e escrita. Numa parte dedicada à intervenção, os autores reveem métodos bem-sucedidos de ensino da leitura, da escrita e da ortografia, assim como técnicas para a promoção das habilidades de caligrafia.
 

Dislexia, Disortografia e Disgrafia
Autora: Rosa Maria Torres
Ano: 2001
Editora: Mc Graw-Hill
Coleção: Prevenir Educando

Sinopse:
Já se confrontou com pessoas que sofrem de dificuldades na escrita e na leitura? Sabia que existe um grande número? Que ambos os grupos, adultos e crianças, sofrem com este problema?
O estudo deste assunto permite a tomada de consciência quanto às implicações destas dificuldades, não somente no desenvolvimento escolar dos que as sofrem, como também na vida quotidiana.
Este livro, bem documentado e de leitura acessível, oferece uma análise dos aspetos cruciais na abordagem dos problemas específicos de linguagem: definição, características, fatores associados, tipos ou classes, modelos explicativos e princípios ou procedimentos de avaliação e intervenção. É indicado para professores, psicopedagogos, investigadores e estudantes interessados nas perturbações da linguagem e , ainda, para os pais que buscam linhas de orientação para o seu comportamento educativo perante a família e que querem participar ativamente na formação escolar dos filhos.

Sugestões de Vídeos

 

Dificuldades de Aprendizagem

Adriana Campos é licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Escolar e responsável pela rúbrica de Psicologia do EDUCARE.PT.

(Parte I) Dislexia de Leitura - Dra. Márcia Guimarães


(Parte II) Dislexia de Leitura


(Parte III) Dislexia de Leitura


(Parte VI) Dislexia de Leitura



(Parte V) Dislexia de Leitura


(Parte VI) Dislexia de Leitura


(Parte VII) Dislexia de Leitura


Discálculia - Dificuldades em lidar com números



Dislexia no Fantástico


Programa Agente Explica – Dislexia – TV MACKENZIE

 

Sugestão de Filme

 

Filme "Somos Todos Diferentes" conta a história de garoto com dislexia
Filme Completo

Sugestões de Ligações

 

  • Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específica - APPDAE

http://www.appdae.net/

 

  • Instituto Português de Dislexia e outras Necessidades Especiais

http://www.ipodine.pt/

 

  • Clínica da Dislexia

http://www.clinicadislexia.com/

 

  • Associação Nacional de Dificuldade de Ensino e Aprendizagem

www.andea.org

 

  • Associação Portuguesa de Dislexia - APDIS

http://apdis.no.sapo.pt
http://www.dislex.net/DISLEX/Bem-vindo.html
 

  • Associação Nacional de Dislexia

http://www.andislexia.org.br/
 

  • Portal da dislexia

http://www.dislexia-pt.com/definicao.htm
 

  • APAD – Associação de Pais e Amigos Disléxicos

http://www.apad-dislexia.org.br/quemsomos.shtml
 

  • International Dyslexia Association (IDA)

http://www.interdys.org/

 

  • British Dyslexia Association (BDA)

http://www.bdadyslexia.org.uk/


Voltar

© 2012 - EB1/PE Campo Baixo, Porto Santo - Administrador: E. R. Sousa