Escola
21-02-2013 | Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação

Sugestão de Livros:

Juntos no Desafio

Guia para a promoção de competências parentais
Autores: Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal
Editora: Textiverso

Sinopse:
Este manual terapêutico surge da necessidade de apresentar um roteiro estruturado de intervenção para Treino de Aptidões Parentais e pretende ser uma fonte de informação e um manual de autoajuda a ser utilizado por Pais de Crianças e Adolescentes com diagnóstico de PHDA ou outras Perturbações de Comportamento (p.e., Perturbação de Conduta e Perturbação de Oposição e Desafio), ou que simplesmente revelem alterações de comportamento que constituam uma dificuldade.
Este guia encontra-se organizado sob a forma de um Programa Estruturado de Educação Parental, integrando 12 sessões de intervenção, sendo que cada sessão deverá ser implementada pelos pais durante o período mínimo de uma semana. Assume-se como um programa de grande valia terapêutica, podendo também ser usado em diferentes contextos, por técnicos na área da intervenção psicológica, comportamental e/ou clínica, que exerçam as suas funções nos contextos educativo e da saúde.

Perturbações da Parentalidade
Autoras: Filomena Bayle & Serge Martinet
Ano: 2008
Editor:
Coleção: Psicológica

Sinopse:
Perturbações da Parentalidade representa um trabalho de exceção no âmbito da saúde mental. Não é frequente que se reúna, com o rigor de um compêndio (e numa clareza didática), todos os temas que convergem para a parentalidade, quer quando a potenciam, quer quando a inibem. Com uma minúcia e uma elegância que tornam este trabalho colegial uma referência única para todos aqueles que, no contexto da saúde, no âmbito da vida mental, na educação ou, unicamente, nos seus desempenhos parentais, têm numa só obra o essencial para a sua formação

Tratamento das Perturbações Familiares
Autor: Jean-Claude Benoit
Ano: 1997
Editora: Climepsi Editores

Sinopse:
«Tratamento das Perturbações Familiares» é um livro que tem como propósito refletir sobre uma série de complexas situações, como a patologia psicossomática, a esquizofrenia e a exclusão social.
Com uma narrativa acessível a qualquer leitor, o autor apresenta propostas e práticas inovadoras, no âmbito das Ciências Humanas e da Saúde Mental em particular.

Parentalidade
Autor: Tânia Neves
Editora: Verlag Dashöfer Portugal

Sinopse:
Neste livro, Tânia Neves pretende ajudar os pais e as mães, deste país, a tomar consciência dos seus direitos e deveres, para que possam cumprir a sua função de pais, o melhor possível. Ambiciona, ainda, ser um instrumento de consulta permanente para esclarecer dúvidas que, relativamente a estas matérias, vão surgindo no dia a dia de todas as mães, pais, avós e entidades patronais.

Coaching para Pais Fantásticos e Professores Geniais
Autor: Isabel Ferreira
Editora: Ariana Editora

Sinopse:
Pais fantásticos, professores geniais, um livro que traça uma nova rota no paradigma da educação,ousada e desafiadora.

Ser Pai, Ser Mãe
Parentalidade: Um desafio para o terceiro milénio
Autora: Leticia Solis-Ponton
Editora: Casa do Psicólogo

Sinopse:
Este livro-homenagem,inspirado nas ideias e ensinamentos de Serge Lebovici, psiquiatra, psicanalista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris, foi coordenado com maestria por Leticia Solis-Ponton.
Esta obra conta com a participação de colaboradores de diversos países, constituindo uma importante contribuição para uma reflexão aprofundada sobre a parentalidade.
O livro leva os leitores a refletirem sobre importantes questões que dizem respeito ao processo da parentalidade e às possíveis intervenções terapêuticas que visam o seu desenvolvimento.

Os Anos Incríveis: Guia para pais de crianças com problemas de comportamento dos 2 aos 8 anos
Autor: Carolyn Webster-Stratton
Editora: Psiquilibrios Edições

Sinopse:
Este livro é a tradução para a língua portuguesa do Programa Básico para pais "The Incredible Years", da autora internacionalmente conhecida: Carolyn Webster-Stratton. Trata-se de uma obra muito interessante que apresenta os princípios básicos para os pais gerirem o comportamento infantil e estabelecer relações positivas com as crianças.

Sugestão de Vídeos:

ISS Parentalidade

Pai desde o primeiro dia

Sugestões de Ligações:

Nesta ligação encontra todos os documentos utilizados no Programa “Juntos no Desafio”, disponibilizados como recurso técnico-prático deste guia de intervenção, em formato PDF, em versão para impressão a cores, para download gratuito, conferindo ao programa um caráter dinâmico.

Programa “Em Busca do Tesouro das Famílias” que se destina a famílias com crianças entre os seis e os doze anos e tem como objetivos: prevenir problemas de abuso de substâncias e problemas de ajustamento nos jovens; promover o bem-estar das famílias e dos seus elementos numa perspetiva integrada (físico, social, psicológico e espiritual) e aumentar processos de resiliência familiar (sistemas de crenças e significados, processos organizacionais e comunicação/resolução de problemas).

Parentalidade Positiva

Igualdade Parental
Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Defesa dos Direitos dos Filhos

Saúde da Família