Necessidades Especiais

SEMANA DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS

De 2 a 7 de dezembro

"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças"
                                                                               (Mantoan)

A escola EB1/PE da Cruz de Carvalho promove ao longo do ano, um ambiente escolar inclusivo fundamentado numa concepção de idêntidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binária (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico). Neles não se elege uma idêntidade como norma privilegiada em relação às demais.

Nesta Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, há sempre espaço para relembrar/sensibilizar e  na tentativa de, como escola inclusiva, construir o sujeito cidadão para viver numa sociedade para todos, organizou ações que dão a possibilidade  aos alunos mais velhos da escola de se envolverem numa reflexão mais aprofundada sobre as “barreiras” que ainda existem na sociedade, remetem as  pessoas portadoras de deficiência para um mundo mais à parte. A escola, como espaço integrador deve instituir que este mundo onde vivemos é «o mundo dos imperfeitos, é o mundo dos seres humanos incompletos, diferentes, em construção, mutação, em desenvolvimento, insatisfeitos, em crescimento...portanto, das pessoas com Necessidades Especiais, como qualquer um de nós!» (Silveira, M. e Almeida, R., 2005).

Video de sensibilização para o tema

Maximizar

EB1/PE Cruz de Carvalho