pt-PTen-US

A Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar de Câmara de Lobos (EB1/PE de Câmara de Lobos) é um edifício recente, inaugurado em 2010. A escola está inserida num meio bastante urbanizado e próximo do bairro social da Palmeira.

É composta por dois edifícios: um pavilhão desportivo e o edifício principal, no qual funcionam as aulas, a administração e a cantina escolar. A escola possui elevador destinado aos alunos com mobilidade reduzida.
      A nível de materiais a EB1/PE de Câmara de Lobos possui algum material multimédia. A Biblioteca da escola dispõe de uma coleção variada de livros e jogos lúdicos adequados aos vários anos de escolaridade, assim como, de obras que integram o Plano Nacional de Leitura e o Plano Regional de Leitura.

Plano Anual de Atividades

O PAA é um documento fundamental ao funcionamento da escola, uma vez que é através deste que se realiza a operacionalização do PEE, quer ao nível do sucesso académico, quer no desenvolvimento integral dos alunos, numa tentativa de ultrapassar alguns dos problemas detetados na Autoavaliação de Escola, visando ainda uma melhoria de meios e de processos que possam vir a otimizar o sucesso e bem estar de toda a comunidade educativa.

Para além de informações básicas relativas à orgânica da escola, contempla também os critérios de avaliação dos alunos, assim como a grelha geral de atividades a dinamizar ao longo do ano. O resumo destas atividades encontra-se disponível no placard “Acontece”, organizadas por meses e pode ser consultado, por toda a comunidade educativa, neste site.

O documento PAA, no formato integral encontra-se nas plataformas Place, Teams e pode ser solicitado para consulta na direção deste estabelecimento de ensino.

Projeto Educativo de Escola

"A construção deste projeto educativo assume-se como um processo complexo, em termos organizacionais que supõe uma liderança, mas que é partilhada com todos os atores de forma colaborativa, promovendo o debate e o consenso com a finalidade de se tornar um projeto de referência para a atuação de cada um dos intervenientes.
 No contexto da autonomia das escolas, no reforço da qualidade educativa e da resposta aos desafios do futuro, no quadro de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente, a escola não é apenas um lugar de instrução, é também uma organização que qualifica os seus alunos com competências de aprendizagem, de formação pessoal e social, culturais e artísticas.
 O projeto educativo define metas e objetivos cruciais após o diagnóstico observado e segundo princípios e valores partilhados pelos membros da comunidade. Reúne os domínios da ação educativa, do curricular e do extracurricular, escola e comunidade, gestão e liderança. É, portanto, o aluno o centro do projeto educativo que visa a melhoria da aprendizagem, a igualdade e a inclusão, os aspetos interculturais, a formação da cidadania."

Ver aqui

O presente Regulamento Interno pretende consciencializar todos os membros da comunidade escolar da EB1/PE de Câmara de Lobos, para a importante tarefa de educar, responsabilizando cada um pela função que lhe compete (...).

Contemplar-se-á o regime de funcionamento de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, estruturas de gestão intermédia e dos serviços, assim como os direitos e os deveres dos membros da Comunidade Educativa.

O RI deve promover a melhoria das relações entre os membros da comunidade educativa através do respeito e cumprimento das suas normas de funcionamento.

Consultar:

Regulamento Interno 2021/2025

Os alunos da EB1/PE de Câmara de Lobos no presente ano letivo (2023/2024) são avaliados de acordo com os seguintes critérios:

(Clique para consultar)

Pré-Escolar

Critérios 1º Ciclo

DIREÇÃO:

A direção da escola disponibiliza-se a receber os encarregados de educação no horário de funcionamento da escola.

SECRETARIA: (para efetuar pagamentos)

Das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30
Secretaria Regional de Educação e Cultura