pt-PTen-US

 

A Escola azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar, que tem como missão

promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar.
O tema da nossa escola é A voz do mar numa gota e o eco dessa gota no Oceano.
Temos dois embaixadores o Tiago e o Salvador ambos do 4º ano que irão representar a escola nas
diversas atividades, tais como no Encontro Regional e reuniões com o presidente da Câmara
Municipal de Câmara de Lobos para falar sobre os problemas do lixo e droga à volta da nossa escola.
Contamos com diversas atividades desenvolvidas ao longo do 3º período do ano anterior e que
vamos dar continuidade este ano com o hastear da bandeira Azul, um desfile de moda de reciclados,
intercambio da turma do 3º ano prof Sandra Freitas com uma turma da escola da Camacha.
Neste momento estamos a elaborar um cartaz para o Encontro Regional que este ano vai ser em
abril no Porto Santo, com a participação do 3º ano e pré Arco-íris.
Pretendemos envolver os alunos na mudança de atitudes na sua comunidade e formar neles a
consciência de uma melhor sustentabilidade marinha e terrestre de forma interventiva criando
soluções com base em valores de cidadania ativa.
 
OS NOSSO EMBAIXADORES
 

 

O projeto “Brincadores de Sonhos" é com certeza uma mais-valia para os nossos alunos que sairão do 1ºciclo com uma formação mais completa a nível das competências pessoais, sociais e profissionais.
 
Com o intuito de fortificar a interação, a troca de opiniões, o desenvolvimento das capacidades de expressão oral, crítica e autocrítica e a necessidade de trabalhar determinados comportamentos e incutir valores, dar-se-á continuidade ao projeto aderido pela Biblioteca “Os Brincadores de Sonhos”, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, destinado aos alunos dos 4º anos. Deste modo será dado continuidade ao projeto pelo terceiro ano consecutivo e procurar-se-á fazer da Biblioteca um espaço informal de reflexão e de debate. Salienta-se que estes momentos proporcionar-se-ão sempre de acordo com a temática abordada semanalmente.  
 
A técnica superior de Biblioteca, Susana Freitas e Dina Figueira será a coordenadora deste projeto.

 

 

O conceito de Educação para a Cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo e tem sido, de resto, debatido na maioria dos países europeus. As crianças, sob o ponto de vista das aprendizagens, estão confinadas a um contexto educacional quase exclusivamente orientado aos programas curriculares, não os articulando convenientemente com uma dimensão cultural que lhes permita uma formação integral e mais abrangente.                    

 

 

 

 

 

 

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

Uma das missões da escola é, segundo o Quadro Estratégico de Cooperação Europeia, “a promoção de uma cidadania ativa”. Por outro lado, as catástrofes associadas à ocorrência de riscos naturais, tecnológicos e mistos podem acarretar consequências significativas, mais ou menos gravosas para as pessoas e bens. Neste contexto torna-se, então, imprescindível dotar os alunos dos conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.

 

Pretende-se com este projeto a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência das escolas (sensibilização acerca do PPE, realização simulacros, entre outras) e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança que serão desenvolvidos por um Delegado de Segurança nas escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

Este projeto da Secretaria Regional de Educação conta com a parceria do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, da Associação Insular de Geografia, da Direção Regional da Saúde e da Direção de Serviços do Consumidor.

 

  O Eco-Escolas é um programa internacional que, ano após ano, encoraja ações e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. 

 

Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azuldestina-se a todos os graus de ensino (do pré ao superior) com vista a garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

 

 

Eco-Código 2024 - Português

 

 

 

 

 

 

Eco-Código 2024 - Inglês

  

 

A equipa Eco-Escolas saúda-vos e deseja um ano letivo ecológico encorajado pelo vosso precioso contributo.  

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 
Secretaria Regional de Educação e Cultura