pt-PTen-US

No presente ano letivo encontram-se a frequentar a Sala Azul 19 crianças. É um grupo com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Nesta sala frequentam 3 crianças com Medidas Seletivas de Apoio à Aprendizagem. As educadoras desta sala são: Lizeta Chaves e ....

As educadoras da sala Lizeta Chaves e... fazem turnos semanais de horário Rotativo semanalmente:

Horário de atendimento aos Encarregados de Educação

Lizeta Chaves e ...      Terças - 11:00 - 12:00 e 14:00 - 15:00  

 

Técnica de Apoio à Infância tem horário rotativo:

 

Maria da Luz: 8:45 – 13:30   às 14:30 – 16:45


É através do brincar que as crianças têm a oportunidade de compreender, de expressar sentimentos e vivências e de desenvolver as suas aptidões, as suas competências e as suas potencialidades, de aprender a relacionar-se com os outros.

 

 


No presente ano letivo encontram-se a frequentar a Sala Arco-Íris 17 crianças.

É um grupo com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos.

Nesta sala frequentam 9 crianças com Medidas Seletivas de Apoio à Aprendizagem.

As educadoras desta sala são: Sandra Orfão e a Educadora Manuela Silva.

As educadoras da sala Sandra Orfão e Manuela Silva fazem turnos semanais de horário Fixo:

 

Horário de atendimento aos Encarregados de Educação

Mauela Silva - 14:30 - 18:30 

Sandra Orfão - 8:30 - 12:30 

Técnica de Apoio à Infância tem horário fixo:

Carla Santos: 8:30 – 13:30   às 14:30 - 16:30

 

          

 No presente ano letivo encontram-se a frequentar a Sala Verde 16 crianças. É um grupo com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. As educadoras desta sala são: Conceição Ferreira e a Educadora Carla Castro.

As educadoras da sala Conceição Ferreira e Carla Castro fazem turnos semanais de horário rotativo:

 

Carla Castro - 13:30 - 18:30  

 

Conceição Ferreira - 8:30 - 13:30  

Horário de atendimento aos encarregados de educação:

Segundas - 11:00 - 12:00 e das 14:00 - 15:00

Técnica de Apoio à Infância tem horário fixo:

 

Lucélia: 8:30 – 13:30   às 14:30 – 16:30

 

É através do brincar que as crianças têm a oportunidade de compreender, de expressar sentimentos e vivências e de desenvolver as suas aptidões, as suas competências e as suas potencialidades, de aprender a relacionar-se com os outros.

A turma do 1º A é constituída por 18 alunos.

 

Os alunos e a docente do 1º A desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

A professora titular de turma: Sónia Silva.

Diretor de turma: Carla Marques

 

Horas de atendimento: Sexta das 14:30 às 15:30 

 

A turma do 2º A é constituída por 18 alunos.

 

Os alunos e a docente do 2º A desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

Professora titular: Margarida Mota

Diretor de turma: Dina Figueira

 

Dia de atendimento: Quartas das 14:30 às 15:30

 

 

A turma do 2º B é constituída por 17 alunos.

 

Os alunos e a docente do 2º B desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

A professora titular de turma: Sónia Lopes

Diretor de turma: Susana Freitas 

Horas de atendimento:  Quartas das 14:30 às 15:30 

 

 

A turma do 3º A é constituída por 14 alunos.

 

Os alunos e a docente do 3º A desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

A professora titular de turma: Ana Rosa

Diretor de turma: Constantino Teles

 

Horas de atendimento: Terça das 11:00 às 12:00 

 

 A turma do 3º B é constituída por 15 alunos.

 

Os alunos e a docente do 3º B desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

A professora titular de turma: Carla Rebelo

Diretor de turma: Fátima Freitas

 

Horas de atendimento: Terça das 11:00 às 12:00 

A turma do 4º A é constituída por 19 alunos.

 

Os alunos e a docente do 4º A desejam a todos os outros alunos, docentes e pessoal não docente as maiores felicidades neste ano letivo 2023-2024.

 

 

A professora titular de turma: Sandra Freitas

Diretor de turma: Nicolau Vieira

 

Horas de atendimento: Terça das 10:30 às 12:30 

 

    Bom Ano Letivo!

A turma A do Ensino Recorrente – 1º Ciclo é composta por dez formandos, com idades compreendidas entre os 33 e os 71 anos.

Ao nível das aprendizagens, a turma revela-se bastante heterogénea, visto que é constituída por três (I, II e M/C), dos quatro níveis existentes nos cursos de 1º ciclo do ensino recorrente.

No que respeita às suas maiores motivações de aprendizagem afirmam, que preferem as aulas de Matemática pois é a área curricular onde se sentem mais à vontade.

De salientar, que perante temas atuais e contextualizados, revelam interesse pela aprendizagem. No entanto, demonstram diversas limitações na apreensão de novos conceitos.

 

Professor titular: Alexandra Ferreira

 

A turma B do Ensino Recorrente – 1º Ciclo é composta por cinco formandos, com idades compreendidas entre os 32 e os 47 anos.

Ao nível das aprendizagens, a turma revela-se bastante heterogénea, visto que é constituída por três (I, II e M/C), dos quatro níveis existentes nos cursos de 1º ciclo do ensino recorrente.

No que respeita às suas maiores motivações de aprendizagem afirmam, que preferem as aulas de Matemática pois é a área curricular onde se sentem mais à vontade...

 

De salientar, que perante temas atuais e contextualizados, revelam interesse pela aprendizagem. No entanto, demonstram diversas limitações na apreensão de novos conceitos.

 

Professor titular: Ricardo João Coelho Pimentel

  “As Unidades Especializadas em Multideficiência constituem um recurso pedagógico especializado dos estabelecimentos de ensino regular do Ensino Básico, constituindo-se como uma resposta diferenciada que visa apoiar a educação dos alunos com Multideficiência, fornecendo-lhes meios e recursos diversificados.”

 

 

            As Unidades Especializadas são estruturas integradas nos estabelecimentos de educação ou de ensino, em complemento da modalidade geral de Educação Escolar, de competências para a Educação Especial. Nestas unidades são utilizadas metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares e transdisciplinares.

 

Estas estruturas são criadas em função da dimensão e da natureza das respostas a dar, dos equipamentos específicos e das especializações profissionais exigidas.

 

As competências das Unidades Especializadas podem abranger um ou vários domínios da Educação Especial, particularmente os relacionados com as situações de Multideficiência, resultantes de problemas cognitivos graves associados a limitações sensoriais ou motoras, surdo-cegueira, bem como perturbações do espectro do autismo, permitindo a participação ativa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivência de experiências de sucesso.

 

Estas Unidades permitem responder adequadamente à diversidade das necessidades educativas destes alunos possibilitando a implementação de respostas educativas que os ajudem a participar o mais ativamente possível nas aprendizagens e sentirem-se aceites no grupo de pares e na comunidade a que pertencem.

 

No ano letivo 2023/2024 o grupo é constituído por seis alunos: dois alunos com o diagnóstico de Trissomia 21, um com Atraso Global de Desenvolvimento, dois com dificuldade de Desenvolvimento Intelectual Moderada e um com Incapacidade Intelectual.

 

No presente ano letivo o Apoio Especializado é dado pelas seguintes docentes:

Zélia Gomes 

 

Céu Freitas

 Horário de atendimento aos Encarregados de Educação

Zélia Gomes - Segundas e quintas das 12:30 às 13:00

Céu Freitas - Segundas e quintas das 12:30 às 13:00

Os Docentes Especializados serão sempre um recurso da escola e têm como objetivo genérico contribuir para o despiste, observação/avaliação, Intervenção/ Elaboração de Programas Educativos Individuais (PEI), Planos de Intervenção Precoce (PIIP) e respetivos Planos de Intervenção, devendo ainda desenvolver medidas de apoio direto, indireto e cooperativo de acordo com as problemáticas físicas ou psíquicas das crianças/jovens e encaminhamento de alunos com Medidas de Apoio à Aprendizagem,

 
"Nas funções do docente especializado salienta-se o papel de consultor, no sentido de trabalho colaborativo e de apoio aos demais docentes, na procura de soluções operacionais para os problemas que surgem na sala de aula", "A hora de consultoria, permite auxiliar os outros docentes na criação de estratégias para a promoção do sucesso escolar, no âmbito da diferenciação pedagógica, evitando assim, que alguns alunos, cujas limitações não se enquadram do DLR nº54/2018 de 6 de junho com adaptação regional LEI 116/2019 de 13 de setembro, sejam inscritos desnecessariamente na Educação Especial."
 
 
No presente ano letivo o Apoio Especializado é dado pelas seguintes docentes:
 
Clara Jardim
 
Olga Brito
 
Madalena Fraga
 
Secretaria Regional de Educação e Cultura