HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

EIS A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA:

Segundo relatos das nossas funcionárias e de alguns vizinhos, a data de construção da nossa Escola remonta a 1969-70.

O primeiro edifício contava apenas com 4 salas, duas no andar superior e duas no andar inferior.

Foi reconstruída e ampliada, datando a sua inauguração de 6 de fevereiro de 2004. A Escola passou a proporcionar o regime ETI - Escolas a Tempo Inteiro, contando agora com mais 3 salas de aula (uma curricular, uma de Informática e outra de Expressão Plástica), três gabinetes (um do Director, outro da Assistente Técnica e outro da prof. do Ensino Especial), uma cozinha e uma cantina, casas de banho, incluindo uma para crianças com problemas de mobilidade. Passou ainda a contar com um elevador para o mesmo efeito.

ESCOLA BÁSICA DO PRIMEIRO CICLO COM PRÉ-ESCOLAR DA CORUJEIRA

Morada: Caminho do Chapim, 50  /  9350-048 Campanário

Telefone: 291 953 011 - 926 581 862  Fax: 291 953 316

E-mails: eb1pecorujeira@madeira-edu.pt

eb1pecorujeira@live.madeira-edu.pt

Código da Escola: 3107101

País: Portugal                         Região Autónoma da Madeira

Concelho: Ribeira Brava                    Freguesia: Campanário

A NOSSA FREGUESIA

O nome “campanário” teve origem quando os descobridores chegaram à Ilha da Madeira e ao passar pelo Cabo Girão viram um ilhéu com duas altas pernadas. Ao ver a rocha com uma estrutura tão estranha e tão característica a um campanário, deram o nome à região derivado ao ilhéu: Campanário.

Campanário é uma freguesia portuguesa do concelho da Ribeira Brava, com 11,80 km² de área e 4 131 habitantes (2001). Densidade: 350,1 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.65 (32°39') Norte e a uma longitude 17.033 (17°2') Oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Campanário tem uma estrada que liga Calheta e Funchal. A actividade principal é a agricultura. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul. Tem montanhas a norte.

"A freguesia de Campanário é a segunda mais populosa do Concelho. Situa-se na linha da costa(sul) a oriente da sede de Concelho, outrora conhecida por «celeiro das conquistas» por ter sido centro importante de cereais, exportados para as costas do Norte de África.

Freguesia desde o século XVI, não foi só terra de bom trigo e centrio, mas também de castanhas.

A pintura das casas e o tom garrido e inconfundível do trajo feminino conferiram-lhe características muito apreciadas pelos turistas."

Segundo o Elucidário Madeirense, quando os descobridores chegaram à Madeira, e ao passarem o Cabo Girão, viram ao longe, junto à costa, um pequeno ilhéu que lhes pareceu, à distância, ter a forma de um campanário (torre de sinos). Por este motivo, passaram a designar por Campanário as terras circunvizinhas.

Não é conhecida a data exacta, mas existem documentos que falam da povoação do Campanário em 1556, e da paróquia em 1698.

A Igreja actual foi edificada em 1963, em substituição da anterior Igreja que no frontispicio tinha a data de 1683, que devia ser a da reconstrução. Existia referência a uma Igreja em 1677.

Até 1835 estava integrada no concelho do Funchal. Em 1835 até 1914 fez parte do Município de Câmara de Lobos, com a criação deste concelho (em 1835).

"Campanário é uma freguesia que importa visitar. Os pólos de interesse turístico não faltam. É o caso do Passeio Pedonal na levada vinda do norte, que passa pela freguesia,(...) a igreja paroquial, consagrada a S. Brás; e as várias capelas existentes. Subsiste ainda um artesanato marcado pelos bordados regionais da Madeira."

Da população activa desta freguesia, aproximadamente 35% dedica-se actualmente à agricutura. Bata, vinha, banana, laranja e frutas tropicais são as culturas mais rentáveis. Na indústria, os sectores da construção cívil, carpintaria e serralharia, oficinas de automóveis e mármores e blocos de cimento são os mais importantes. Em relação ao comércio existem na freguesia uma cobertura às necessidades básicas da população.

A freguesia possui também uma extensão do Centro de Saúde da Ribeira Brava, famácia e consultórios médicos.

[(Fonte: http://www.cm-ribeirabrava.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=87&Itemid=89 (página web consultada a 18/03/2013)]

A freguesia é composta por 33 sítios:

Achada, Adêga, Calçada, Carmo, Chamorra, Chapim,Corujeira, Cova da Velha, Fajã dos Padres, Fajã Velha, Furnas e Amoreira, Igreja, Jardim, Lapa e Massapez, Lombo do Romão, Longueira, Lugar da Ribeira, Lugar da Serra, Palmeira, Pedra Nossa Senhora, Pedregal, Pinheiro, Porta Nova, Porto da Ribeira, Quebrada, Roda e Massapez, Rodes, São João, Serrado, Terreiros, Tranqual, Vigia e Voltas.

[(Fonte: http://juntadefreguesiadecampanario.blogspot.pt/2010/12/junta-de-freguesia-de-campanario.html (página web consultada a 18/03/2013)]

EB1/PE da Corujeira