Coordenador do Projeto

País: Portugal

Escola:EB1/PE do Covão e Vargem

Lets Tell you a Story

Este projeto será implementado em   conjunto com seis  países parceiros.

Os pressupostos em que assenta este projeto surgiram de uma reflexão sobre a atualidade. Vivemos numa era tecnológica, de evolução constante e a um ritmo tão acelerado que não sobra tempo para apreciar as coisas simples, tais como a leitura e prazer de ler um livro.

As crianças, na sua maioria ingressam no primeiro ano, com cerca de seis anos, sem quase ter contactado com livros, e sem ter desenvolvido o gosto pela leitura.

Ao longo do seu percurso educativo, pela falta desses hábitos, as crianças não aprofundam processos de leitura e escrita e não desenvolvem o pensamento, pelo que têm dificuldade em expressar-se e o seu vocabulário é muito pobre.

Ler / ouvir contar histórias é uma forma criativa de o fazer e pode alterar esta realidade. Se mostrarmos aos nossos alunos que ler pode ser interessante e divertido, vamos torna-los curiosos e desenvolver neles a vontade de ler.

Além disso, pôr crianças a adaptar um bom conto de fadas pode ser muito divertido. Os contos de fadas viajam de terra em terra. Eles expressam verdades profundas sobre a história e a natureza humana e crianças e adultos adoram ouvir contar contos de fadas sobre diferentes perspetivas. Bons contos de fada tornaram – se um herança cultural mundial em vez de somente a herança cultural de um país.

Observa-se também que, quando um assunto, em sala de aula, é trabalhado por meio de um conto de fadas, este é mais facilmente retido e de forma permanente, em oposição às estratégias tradicionais mais facilmente esquecidas.

Aprender para além das fronteiras culturais, significa também aprender algo sobre os nossos vizinhos. Entendemos por isso, ser uma oportunidade de excelência para aprender a olhar além-fronteiras, especialmente, porque o tema dos contos de fadas pode acolher quase todas as crianças e ser muito motivador.

Pensamos ser uma excelente oportunidade de ensino-aprendizagem; para aumentar a motivação para a aprendizagem, para criar novos horizontes, melhorar competências e impulsionar o desenvolvimento escola / currículo.

Os objetivos do nosso projeto são:

- Melhorar / aumentar o desempenho académico;

- Desenvolver o pensamento crítico;

- Superar comportamentos problemáticos das crianças através do dialogo sobre os valores e a tolerância;

- Melhorar a sua capacidade de leitura e análise/ interpretação;

- Enriquecer o vocabulário na língua materna;

- Compreender a importância do património e herança cultural e preservá-lo passando de geração em geração;

- Promover o autodesenvolvimento dos professores, para que possam eles mesmo contactar com novas metodologias e enriquecer a  sua prática letiva;

- Partilhar boas práticas com as escolas dos países parceiros dos projetos e disseminá-las pelas nossas escolas no regresso;

- Promover o respeito e a tolerância pelas diferentes culturas e povos;

- Criar oportunidades para estudantes que não tem a oportunidade de viagem para o estrangeiro/exterior;

- Apoiar a aprendizagem de línguas estrangeiras;

- Implementar atividades que melhorem a capacidade de expressão oral dos alunos e a sua autoconfiança.

The project will be implemented with 6 partners.

How this project idea came up is that, we are living in the “modern age”, everything goes very fast, there is no time for the common things in live and so also no time for reading generally.

Children come to school in the first grade with about 6 years and most of them don’t really had a contact with books and could not develope love for reading.

With the time throughout their education they dont read,they dont write and think and so it comes that they can’t really express themselves and their vocabulary is very poor.

Reading on storytelling is a creative way and it can change this. If we show students that reading can be interesting and funny, we will make them courious and they will start reading.

Moreover, it is very fun for kids to adapt a good fairy tale. Fairy tales pass from hearth to hearth. They express deep truths about human history and nature. Children and also adults love fairy tales when they are told in a different perspectives. Good fairy tales have become a world’s cultural heritage instead of a country’s cultural heritage.

Additionally, it is observed that when in class a subject is performed with fairy tales,it is %90 understood easily and is permanent.When the subject is taught with traditional methods, it is easily forgotten. Learning behind cultural borders means also to know something about our neighbors.

So we think it is a big chance for learning to look over borders. Especially the theme-fairy tales-is a subject, where nearly every child can be part of and it is very motivating.

We think, it is a big chance for teaching and learning, to let grow the motivation for learning, to open the view on living,to improve our competences and to boost school development.

Objectives of our project are:

- we aim to increase the academic success of students:

- To develop critical thinking;

- We aim to over the problematic behaviours of children;

- To improve the reading ability;

- To increase the vocabulary in the mother tongue;

- In order to grasp the importance of cultural heritage of societies and to protect it and to transfer them to generation to generation;

- For the self-development of teachers, so that they can learn new methods and apply them in their lessons;

- In order to exchange good practices in the partner country schools and disseminate on the returning back to school;

- In order to recognise and respect different cultures, countries and people;

- To create an oppurtunity for students who don’t have a chance to go abroad;

- To support foreign language learning;

- In order to apply the activities which will improve students’ expressing themselves and improve self confidence.

EB1/PE do Covão