O que é o Erasmus+?

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa Erasmus+, que se prolonga até 2020, não oferece oportunidades apenas aos estudantes. Resultante da fusão de sete programas anteriores, este programa tem oportunidades para uma grande variedade de pessoas e organizações.

O Erasmus+ oferece oportunidades a pessoas de todas as idades, ajudando-as a desenvolverem-se e a partilharem conhecimentos e experiências em instituições e organizações de diferentes países. Este programa oferece ainda, oportunidades a um vasto leque de organizações, incluindo universidades, estabelecimentos de ensino e formação, grupos de reflexão, organismos de investigação e empresas privadas.

Dentro dos diversos programas Erasmus+, as escolas candidatam-se a projetos, junto a outros parceiros educativos europeus, que visam contribuir para a promoção de boas práticas educativas e um intercâmbio de saberes e metodologias de trabalho, fomentando assim, as aprendizagens significativas e combatem o insucesso escolar.

A Escola B1PE do Covão e Vargem , de 2019 a 2021, inicia o seu trajeto como escola parceira do programa Erasmus KA229 – Boas práticas educativas nos seguintes projetos:

Time to make the move

“Let tell you a Story”

“Social cohesion give a hand to became a friend”.

“Cinema, Animação Internacional e Crianças”

O programa Erasmus+ tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020.

Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude.

O programa aborda, nomeadamente, as seguintes questões:

- Redução do desemprego, especialmente entre os jovens

- Promoção da educação de adultos, especialmente no que se refere à aquisição de novas competências e de competências exigidas pelo mercado de trabalho

- Promoção da participação dos jovens na democracia europeia

- Apoio à inovação, à cooperação e à realização de reformas

- Redução do abandono escolar

- Promoção da mobilidade e da cooperação com países parceiros da UE